TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTRESSE NO TRABALHO

Por:   •  31/5/2018  •  Monografia  •  9.983 Palavras (40 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 40

1. INTRODUÇÃO

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO

Os seres humanos vivem num ambiente propício a mudanças e alterações que muitas vezes é percebida como desafiadora, ameaçadora, ou lesiva ao equilíbrio dinâmico que acaba ocasionando o estado de estresse. A adaptação consiste em como a pessoa irá enfrentar o problema exigindo uma modificação na estrutura organizacional do mesmo.

O estresse tem afetado cada vez mais os profissionais em seus locais de trabalho. Sem conhecer os sintomas causados pelo estresse o profissional atribui o desgaste emocional e físico a uma patologia, de acordo com alguns autores o estresse é uma reação do organismo a componentes psicológicos, físico-mentais e hormonais que ocorrem quando reagem à necessidade de uma adaptação a um evento ou situação de importância.

Segundo Ballone (2006) é fato que os dias de hoje vive-se sob contínua tensão, não só no ambiente de trabalho, como também na vida em geral. Neste contexto, está inserido o estresse que se caracteriza, muitas vezes como fator desencadeante de doenças e transtornos como é o caso das depressões, ansiedade patológica, pânico, fobias, doenças psicossomáticas e outros.

Camelo e Angerami (2006) advertem que o estresse ocupacional é resultante de diversas situações em que o profissional percebe seu ambiente de trabalho com ameaça à suas necessidades de realização pessoal e profissional, prejudicando o bom desempenho de suas funções na medida em que este ambiente requer demandas excessivas sem que a pessoa disponha dos recursos adequados para o enfrentamento de tais situações.

“As profissões que lidam diariamente com o público em geral, perigo e morte, sejam altamente estressantes e desgastantes para o indivíduo. Entre as profissões podemos destacar aquela que possuem um alto grau de contatos interpessoais, como os profissionais [administrador, contador, bancário, médico, enfermeiro, etc.]”. (CAMELO; ANGERAMI, 2006, p. 856).

Entre os estímulos estressores no ambiente de trabalho é possível considerar aqueles de natureza objetiva (ambiente) e subjetiva (sentimentos e emoções). No primeiro encontra-se, a luz ambiental, alarmes com sonoridade elevada, som do telefone, desorganização do ambiente, falta de instrumentos adequados para a realização de suas atividades e outros. No segundo estão: a insatisfação salarial, ansiedade, insegurança, sensação de insuficiência profissional, pressão para a comprovação da suficiência, sobrecarga física, psicológica, falta de motivação, auto-estima comprometida, irritabilidade, nervosismo, insônia, crise de ansiedade e outros (BALLONE, 2006).

Com base nas afirmações de Ballone, entende-se que as regras e normas de uma instituição impedem seus colaboradores de manifestar seus sentimentos de forma a demonstrar um comportamento ditado pela empresa divergindo com sua real condição. Desenvolvendo no trabalhador os sintomas do estresse ocupacional como: irritação, depressão, cansaço, insônia, entre outros.

1.2 PROBLEMA DE PESQUISA

Entende-se que o estresse está presente na rotina administrativa das grandes empresas, afetando o psíquico e o físico do sujeito. O estresse gera efeitos desastrosos nas relações sociais, familiares, trabalho e saúde. O Gerente por ocupar um cargo de maior responsabilidade ou maior volume de trabalho e com isso está fortemente sujeito aos males provocados pelo estresse.

Com base nas afirmações acima, o presente estudo investiga: como o estresse ocupacional pode influenciar na rotina administrativa do Gerente Administrativo do ramo comércio varejista?

  1.  OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo Geral

Apresentar um estudo sobre o estresse ocupacional no desempenho das tarefas de um Gerente Administrativo em empresa do segmento de comércio varejista.

  1. Objetivos Específicos
  • Apresentar conceito e descrever os sintomas do estresse;
  • Apresentar algumas doenças ligadas ao estresse;
  • Levantar as influências que o estresse ocupacional provoca na rotina de trabalho;
  • Apontar as principais causas de estresse de um profissional da área administrativa de uma empresa do ramo comércio varejista como estudo de caso.

1.4 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO

Diante restringem-se em apresentar uma reflexão aos profissionais da área administrativa, de uma empresa do ramo comércio varejista; empregador, e pessoas interessadas como administradores de empresas e demais seguimentos da área administrativa às causas e possíveis consequências do estresse ocupacional no ambiente empresarial.

  1. JUSTIFICATIVA

Considerando-se que, socialmente, o homem está inserido num sistema de vida acumulador de todo tipo de tensões, principalmente no trabalho, devido à competitividade pela maior qualificação, associado a uma convulsão de valores fundamentais na sociedade, o indivíduo torna-se mais vulnerável a alterações fisicopsicológica próprios do estado de estresse.

A presente pesquisa identifica as possíveis causas do comprometimento no desempenho das tarefas do Gerente Administrativo do ramo comércio varejista, o que afeta diretamente a estrutura organizacional das empresas, o estresse no trabalho se desenvolve quando os empregados não conseguem cumprir as exigências ou requisitos de uma tarefa, como resultado, os mesmos começam a sofrer um desgaste não sendo capazes de suportar, e passam a experimentar sintomas físicos e mentais do estresse, que não apenas cobra o seu preço na forma do trabalho, mas também denigre a saúde geral de qualquer organização, seja ela lucrativa ou não, educacional ou governamental, tendo as informações acima como base, o referido estudo sugere algumas intervenções a serem feitas que possam prevenir e amenizar o estresse ocupacional; com isto trazendo a melhoria na qualidade de vida deste profissional.

Portanto, o mérito deste trabalho, consiste em apresentar um estudo enriquecido de uma pesquisa sobre tal temática.

1.6 METODOLOGIA

Com o intuito de atender aos objetivos propostos neste estudo, e com base na fundamentação teórica, apresenta-se neste capítulo a metodologia utilizada na realização do presente trabalho.

Em linhas gerais, define a forma e o modo como a pesquisa será desenvolvida para que os objetivos propostos sejam atingidos e a pergunta formulada ao problema seja adequadamente respondida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68.7 Kb)   pdf (290.3 Kb)   docx (45.6 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com