TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo

Por:   •  4/6/2017  •  Resenha  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE TERRA NORDESTE - FATENE

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

EMPRENDEDORISMO

Prof.ª FERNANDO CORDEIRO

26 MAR. 2017

        MANOEL NETO

RESUMO: CAPITULO 3 - EMPREENDEDORISMO, DANDO ASAS AO ESPIRITO EMPREENDEDOR.

(Araújo, 2017) Graduando em Administração pela Faculdade Terra Nordeste -  FATENE (2017). Atualmente Trabalha na Tecnet – CE -  como Comprador. Tem experiência na área de logística, com ênfase em gestão de pessoas.

O capítulo 3 do livro, fala em manter o foco no novo negócio.

O QUE É UMA EMPRESA?

Uma empresa é definida como uma unidade do sistema econômico, cuja função é produzir bens e serviços. Todas as necessidades humanas são atendidas por empresas que produzem, vendem, informam e prestam os mais variados serviços e facilidades. Para funcionar, a empresa requer recursos humanos, materiais e recursos financeiros. Ela também almeja ganhar mais do que gasta para produzir ou vender suas mercadorias ou prestar serviços. A empresa também cumpre outro objetivo, o atendimento das necessidades da comunidade em que está localizada. Ao produzir ou vender mercadorias ou prestar serviços, a empresa supre necessidades da comunidade, e tem várias finalidades sociais como: criação de oportunidades de emprego, disseminação da atividade econômica, distribuição dos ganhos (via pagamento de salários), pagamento a fornecedores de serviços, pagamento de impostos, preservação do meio ambiente, responsabilidade social e ajuda comunitária.

TIPOS DE EMPRESA

As empresas são organizações destinadas à produção de alguma coisa. Existem vários tipos de delas, de acordo com seu ramo de atividade.

TAMANHO DAS EMPRESAS

Quanto ao seu porte, as empresas podem ser classificadas em grandes, médias e pequenas segundo critérios universalmente aceitos, como o número de empregados, o volume de vendas, o valor dos ativos, o volume de depósitos etc. Governo, bancos e entidades de classe utilizam critérios variados para classificar as empresas de acordo com o seu tamanho, para efeito de registro, isenções, apoio técnico, obtenção de crédito etc. O Sebrae utiliza a classificação de empresas pelo número de empregados — o parâmetro mais utilizado.

Classificação utilizada pelo Sebrae para o tamanho das empresas, como porte, número de empregados, levando em consideração os três principais ramos; Indústria Comércio e serviços

Pequena empresa 20 a 99 10 a 49

Média empresa 100 a 499 50 a 99

Grande empresa 500 ou mais 100 ou mais

AS TENDÊNCIAS DO NOVO SÉCULO

Hoje, as grandes empresas estão encolhendo e as pequenas estão em alta. As razões não são claras, mas alguns fatores anotados podem contribuir para essa mudança, tais como: novas tecnologias que permitem a produção eficiente em uma escala menor; um requisito que favorece as pequenas empresas. O ressurgimento da pequena empresa é uma tendência clara, contudo, parece incorreto dizer que todos os pequenos empreendimentos constituem um grupo uniformemente ativo e em total expansão. O potencial de criação de empregos flui de alguns empreendimentos bem-sucedidos, não de muitos deles.

MICROEMPRESAS E SUAS VANTAGENS

É considerada microempresa aquela cujo faturamento anual não ultrapasse o valor de 96.000 Ufir (Unidade Fiscal de Referência) ou outro limite que venha a ser alterado por nova lei. Em virtude de seu minúsculo porte, a microempresa tem a vantagem de precisar de poucos documentos e papéis relativos aos negócios realizados. Os deveres legais são bastante simplificados.

INOVAÇÃO

A inovação tem sua origem nas organizações. Em geral, as grandes multinacionais têm seus próprios laboratórios de pesquisa em que são aplicados bilhões de dólares em investimentos para a criação de novos produtos e novas tecnologias. Assim, pode parecer que a inovação surge do trabalho das grandes empresas. Muitos avanços científicos são decorrentes de inventores independentes e pequenas organizações. Além disso, a atividade inovadora tende a diminuir à medida que o nível de concentração em um setor aumenta, o que confirma a importância da inovação das pequenas empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (140.3 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com