TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo

Por:   •  5/12/2017  •  Resenha  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

Polo

Porto Alegre

Curso

Tecnólogo em Processos Gerenciais

Aluna

RGM

Disciplina

Empreendedorismo

Atividade

AP II

Tutor

INTRAEMPREENDEDORISMO

 

O presente trabalho tem por finalidade elucidar exemplos de Intraempreendedores. Para isso, é fundamental o conceito das definições para que possamos compará-los.

        Para entendermos o significado de Intraempreendedorismo, vamos ao conceito de EMPREENDEDORISMO, para melhor entender: De uma forma simplista, empreendedorismo é a inovação de produtos ou serviços, identificação oportunidades, é criatividade, é pôr em prática. Já o intraempreendedorismo é o colaborador que pratica o empreendedorismo, é o agente que identifica as oportunidades e obtém vantagens financeiras ao explorá-las, essas vantagens podendo ser em redução de custos ou lucros.

Um funcionário público que vai além das suas obrigações para entregar um serviço de qualidade pode ser considerado um intraempreendedor, por exemplo: a Empresa de Processamento de Dados do RS, no qual implementou um sistema novo que permite a tramitação dos Processos Administrativos entre órgãos públicos, de forma integral e em formato digital, através de atividades de cadastramento e movimentações efetuadas pelo próprio usuário.

Esse sistema permite a agilidade nos envios, o qual antes dependia dos correios ou de funcionários para entregar e protocolar, permite a segurança da integridade dos documentos e a economia em custos de envio, de materiais como acúmulo e impressão de papéis. etc.

Outro exemplo

Essa inovação se deu através de seus servidores, ou seja, intraempreendedores que souberam identificar a oportunidade, inovando e colorando em prática.

Em um exemplo mais específico podemos citar o

Edivan Costa foi morador de favela e trabalhou como office-boy. Logo foi promovido a coordenador de tesouraria e recebeu um convite de um dos sócios da empresa: se tornar despachante imobiliário autônomo de um escritório de advocacia recém-aberto e ainda pequeno.

Apesar do risco de perder todos os benefícios de um empregado registrado, foi naquele momento que a característica de um empreendedor de sucesso nasceu nele, arriscou em uma oportunidade de sucesso. Logo recebeu uma grande chance para conseguir 32 alvarás de funcionamento para um grupo local de supermercados na cidade de Belo Horizonte. Cumpriu a tarefa com perfeição e as empresas logo foram vendidas ao grupo francês de varejo, o Carrefour.

Edivan descobriu que com muita disciplina e aplicação conseguiria conquistar grandes metas e descobriu-se o cara certo para o negócio. Abriu sua empresa de regularização, a SEDI, e não parou mais de conquistar clientes importantes para o seu negócio.

Podemos então observar que a característica marcante em um empreendedor e intraempreendedor é arriscar, inovar, fazer o que ainda não foi feito, visão de negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com