TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo

Por:   •  18/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 3

        [pic 1][pic 2]

Acadêmico:

Gleide Mara de Freitas Evangelista

R.A.:18074505

 

Curso:

Gestão Hospitalar

Disciplina: Empreendedorismo

        

Empreendedor Entrevistado:

Ana Paula Moreira

Nome da Empresa:

AM modavest

Área de atuação:

Proprietária

RELATÒRIO DA ENTREVISTA

A entrevista com Ana Paula Moreira foi muito importante, as experiências contadas foram de grande valia para o meu aprendizado. Conseguir identificar o seu perfil de empreendedor (empreendedor por necessidade) tipo de pessoa que cria seu próprio negócio, porque não tem outra alternativa, está fora do mercado de trabalho e não resta outra opção a não ser trabalhar por conta própria. Não teve acesso a formação, recursos e a maneira estruturada e pouco planejada.

É uma pessoa que nunca pensou em ser empreendedora, por que não tinha condição financeira para investir no negócio, pois estava desempregada. Mas, na busca de melhorar a situação que vivia e poder obter uma boa renda familiar, teve a ideia de abrir uma simples loja de roupas; com ajuda financeira de seus pais, para comprar as primeiras peças. Simples foi só no começo, atualmente ela tem quatro redes de lojas.

Ela é uma empreendedora, que com muitos esforços apesar dos problemas, veem mantendo sua empresa viva. Saber administrar muitas vezes é um dom, mas também pode ser adquirido com muitas pesquisas. Como ela não utilizou um plano no início, teve que aprender a utiliza-lo no dia-a-dia.

O plano de negócio é muito importante, pois bem elaborado é capaz de mostrar toda visibilidade e estratégias ao empreendedor, dá informações do ponto de vista estrutural, administrativo, mercadológico, técnico, operacional e financeiro.

O lado positivo de empreender para a Ana Paula, é de poder gerar empregos e melhorar a qualidade de vida da sua família; o lado negativo, é pagar tantos impostos e ver que esses atributos não retornam de forma benéfica à sociedade de acordo como foram concebidas. Ao se tornar uma empreendedora, vários itens afetaram sua família, como o pouco tempo para dedicar-se a ela, preocupação em manter o padrão de vida até então conseguido. Passou por alguns momentos críticos, o maior deles foi a demissão de uma funcionária que furtou a loja. Mas, também passou por muitos momentos de satisfação, um deles foi quando a loja bateu a meta com o maior número de vendas na região.

Suas oportunidades encontradas foram, bons preços, produtos de qualidade, publicidade nas redes sócias (que ajuda bastante na divulgação de seus produtos) é o veem dando muita força para prosseguir. Já, suas fraquezas andam junto com as ameaças, que são novos concorrentes com preços mais baixos, a má localização e a crise econômica que afeta o país.

O concelho que ela daria para uma pessoa que quer se tornar empreendedor, é estudar bastante o ramo que vai atuar, fazendo pesquisas de marcado; quanto ao produto, cliente, analisar custos financeiros, e acima de tudo estar disposto a correr atrás dos sonhos com muita dedicação e fé em Deus, ser responsável e tornar um parceiro com seus clientes, pois é deles que veem a sobrevivência do negócio/empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (87.5 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com