TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo

Por:   •  11/3/2019  •  Artigo  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 2

Existem diversos conceitos para empreendedorismo, duas vertentes muito fortes e complementares são a de Kirzner e McClelland. Para Kirzner (1979), o empreendedor é um indivíduo que se encontra sempre alerta para identificar e explorar novas oportunidades. E segundo McClelland (1972), o empreendedorismo define-se como um desejo de realizar as coisas da melhor maneira possível, não apenas pelo prestígio, mas também pelo sentimento de realização pessoal.

Estima-se que em 2017 no Brasil, aproximadamente 49,3 milhões de pessoas estavam envolvidas em alguma atividade empreendedora, ou seja, cerca de um em cada três brasileiros estava empreendendo (GEM, 2017). Não por acaso, os empreendedores, que em sua maioria são micro e pequenas empresas, assumem tamanha importância no desenvolvimento econômico nacional. Segundo dados do SEBRAE, as empresas de micro ou pequeno porte, responderam por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) no ano de 2011 e 52% dos empregos formais no ano de 2012 no Brasil.

Nos últimos anos o desemprego vem crescendo significativamente, a taxa de pessoas desocupadas que no último trimestre de 2014 era de 6,5% chegou a 13,1% no primeiro trimestre de 2018 (IBGE, 2018). Nestas épocas de instabilidade econômica, verifica-se de maneira marcante a presença de um tipo de empreendedor movido, não necessariamente pela oportunidade, mas sim pela necessidade de sobrevivência. Pessoas muitas vezes sem condições de serem inseriras no mercado formal de trabalho que buscam uma alternativa possível de trabalho e geração de renda. Não é a existência dessa necessidade que surpreende no Brasil, mas, sim, o tamanho, em 2017 (GEM,2017) 40% dos empreendedores brasileiros foram motivados pela necessidade.

Com os dados expostos, pode-se evidenciar que empreendedorismo se mostra mais presente nas épocas de crises econômicas. Enquanto os indicadores econômicos apresentaram índices negativos, os indicadores de empreendedorismo mostraram uma reação inversa com índices positivos. Todo processo de desenvolvimento requer a geração de emprego e renda para a população, nos países em desenvolvimento como o Brasil, é evidente a importância do empreendedorismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (25.1 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com