TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo

Por:   •  24/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.632 Palavras (7 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE DE TECNOLOGIA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CAMPUS TATUAPÉ

        

TGI

TRABALHO DE GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR

[pic 1]

São Paulo

2013

FACULDADE DE TECNOLOGIA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CAMPUS TATUAPÉ

BIANCA PEREIRA DA CRUZ

MARCOS DIOGO DA SILVA

MAYTÊ TACHDJIAN ALEXANDRE

TAMIRES AMEIDA PEIXOTO

São Paulo

2013

SUMÁRIO

  1. Empresa

História

O Supermercado Fênix foi fundado em São Paulo, no ano de 1990 por quatro amigos, que aqui os denominaremos sócios, a empresa atua no segmento do comércio varejista e começou em um pequeno espaço que se situava na Vila Carrão, na qual inicialmente demos o nome de Mercearia Águia de Ouro e sempre tivemos como nosso lema: "servir bem, oferecer qualidade, conforto e atendimento com excelência”. Além de gerar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional aos nossos colaboradores. Diante disso, nosso conceito de empresa deu certo e aos poucos a antiga mercearia ficou pequena para os clientes que conquistávamos. Diante disso, reinauguramos então em 2005, em outro espaço físico e mudamos a razão social para o então Supermercado Fênix, uma loja mais ampla, na qual pudemos abraçar novos clientes e parceiros.

 A Fênix, sempre valorizou a relação estreita e direta com seus clientes, desde quando ainda era uma pequena mercearia de bairro. Embora já fosse um comércio de pequeno porte, conhecia pessoalmente e era conhecido pelos clientes mais tradicionais. Até que percebeu que se fazia necessário uma transformação no mercado e era preciso oferecer mais conforto. Voltou-se para a modernidade visual, para a tecnologia de equipamentos modernos, ampliou o espaço interno, aumentou a segurança da loja e do estacionamento, enfim, investiu no bem-estar, na evolução, mas sem por de lado a tradição que é o que tem feito de nossa empresa uma das referências no ramo varejista, acarretando na segurança dos clientes em confiar na nossa administração.

  1. Negócio

Atuamos no ramo varejista.

  1. Missão da empresa

Oferecer aos nossos clientes produtos e serviços de alta qualidade, variedade, atendimento diferenciado, excelência em alimentação, higiene e limpeza, proporcionando bem estar e um ambiente agradável, fazendo o melhor supermercado para as famílias.

  1. Visão da empresa

Nossa visão é de ser referênciaem relação às redes de supermercados da cidade, atuando no comércio varejista e na prestação de serviços com uma loja moderna e com um ambiente agradável, priorizando sempre a qualidade, organização, variedade e excelência no atendimento.

  1. Valores da empresa

Nossos valores e princípios são como o coração da nossa empresa, pois prezamos para que de fato eles sejam respeitados pelos nossos colaboradores, e acima de tudo disseminado por toda organização e transmitido nos atendimentos aos nossos clientes. Por isso, não abrimos mão de zelar pela:

Honestidade - Ser verdadeiro, não mentir, não fraudar, não enganar ao ser humano.

Responsabilidade Social - Contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.

Confiança–Transmitir confiança para seus clientes e fornecedores, para ter credibilidade no mercado.

Organização - Organizar um sistema, e nosos produtos para melhor atender nossos cliente.

Atendimento diferenciado - Conduzir o alimento de maneira que você estimule o consumidor, entusiasmando-o com relação ao produto e serviço

Introdução 

Neste trabalho, vamos desenvolver um pouco sobre o que é ser um empreendedor. Arriscar é uma coisa que nem todas as pessoas têm o poder, ou a qualidade, de fazer. É muito importante conhecer o trabalho de um empreendedor, saber dos riscos que esses possuem no momento em que escolhem o caminho do empreendedorismo, obter algumas informações e recomendações, entre outros tópicos importantes. Esperamos levar, neste trabalho, um pouco do nosso conhecimento do espírito empreendedor e ajudar, aqueles que pensam em seguir essa carreira. 


  1. Definição de Empreendedorismo Corporativo

O empreendedorismo pode ser definido como o ato de empreender novas possibilidades, visualizando oportunidade de negócio e buscando a plena realização das mesmas.

Existem diversos indivíduos que são inegavelmente empreendedores, e estes geralmente se arricam em atividades empresariais, muitas vezes sem sucesso e outra vezes com pleno sucesso.

Entretanto o empreendedorismo pode existir em maior ou menor graus nos diversos indivíduos e cada vez mais as empresas percebam que o diferencial competitivo é a mão de obra( as pessoas é  que fazem diferença, num modo onde as tecnologias estão cada vez mais próximas de todos).

Portanto, muitas empresas estão começando a despertar para a importância de estimular (dentro de certos limites e possibilidades é claro) o lado empreendedor de alguns colaboradores, visando agregar valor para as atividades desempenhadas e iniciar novos projetos internos em diversas esferas, estimulando a inovação.

Entretanto, com o dia-a-dia corrido que todos os profissionais e empresas enfrentam, acontecem diversos contratempos que podem dificultar o empreendedorismo corporativo, tais como:

  • Falta de uma política de estímulo e monitoramento do empreendedorismo corporativo,
  • Falta de um patrocinador (diretor ou gerente) das atividades dos empreendedores corporativos,
  • Falta de uma política calara de recompensa para casos de sucesso das iniciativas de empreendedorismo corporativo.

Devemos ter em mente que não são necessários projetos mirabolantes ou planejamentos intermináveis para iniciar um processo de fomento ao empreendedorismo corporativo nas empresas, o fundamental seria:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (130.3 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com