TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Giselle de Sousa de Carvalho – 3319514521 – Administração

Glauciene Carmo de Lima Santos – 3319529292 – Administração

TAGUATINGA/DF

2015

Giselle de Sousa de Carvalho

Glauciene Carmo de Lima Santos

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Ednéi

Ma. Renata Machado Garcia Dalpiaz

Nome do Professor tutor à distância: Janaína Granada

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Administração da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para as obtenções de conhecimento e atribuição de nota da disciplina Empreendedorismo e Comportamento Organizacional.

Taguatinga/DF

2015

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a compreensão das disciplinas de Empreendedorismo e Comportamento Organizacional, a partir de propostas de melhorias para o Restaurante Smak de propriedade da viúva Irena Partala, localizado no município Vale da Felicidade. O restaurante, nos últimos anos não tem faturado bem, principalmente devido ao surgimento de novos restaurantes, mais populares.
Em face disto, através deste desafio, temos o objetivo de identificar os problemas do restaurante; consequentemente, propor soluções que visem melhorar o desempenho do mesmo, tanto no relacionamento com os clientes, como financeiramente.
Para tanto, faremos uso da ferramenta SWOT. Uma ferramenta simples, mas muito útil na análise ambiental e planejamento estratégico.

O objetivo do presente trabalho é apresentar uma proposta de melhorias para o Restaurante Smak.

O fator principal que leva uma empresa a fechar as portas é o empreendedor não saber administrar os seus negócios. Tem que ser feito todo um planejamento para que ele possa administrar a sua empresa controlar os gastos, ter o controle das finanças saber o quanto entrou o quanto saiu qual foi o lucro. 
O que leva muitas empresas a fracassarem é: 

Incapacidade de perceber. O empreendedor fica tão focado naquilo em que acredita que se tornam cego e surdo ao que acontece à sua volta, recusando-se a enxergar fatos e evidências que estão na frente do seu nariz e que podem dar outro rumo ao negócio. Se isso levasse apenas à perda de oportunidades, o problema seria menor, mas o empreendedor deixa de ver ameaças que vão comprometer a qualidade de suas decisões. Na verdade, tem muita coisa que ele percebe, mas não quer incorporar, não quer acreditar, não aceita porque contraria seus paradigmas estabelecidos. Orgulho e amor próprio são as causas desse mal.

Incapacidade de admitir seus erros. Por ser visto como líder, por acreditar que as pessoas o respeitam porque ele deve saber o que está fazendo, o empreendedor tem muita dificuldade em admitir quando tomou uma decisão errada. Isso é normal e faz parte do desenvolvimento do empreendedor e do negócio. E não é por excesso de orgulho que ele tem essa dificuldade. É o contrário: excesso de insegurança. Admitir que pudesse ter tomado um caminho errado é um sinal de maturidade e um passo importante no seu processo de autoconhecimento.

Incapacidade de ler as pessoas. Lidar com pessoas faz parte do dia a dia da empresa. Se o produto é fantástico, o mercado potencial é enorme e o modelo de negócio está bem estruturado, o ponto fraco geralmente é a incapacidade do empreendedor em compreender como as pessoas reagem a ele, como o interpretam como ele é visto no grupo, qual é sua reputação, como age sobre determinadas circunstâncias, a forma como resolve conflitos. Muitos empreendedores se julgam superiores às demais pessoas e agem de forma intolerante, irresponsável e inconsequente com aqueles que o ajudam a conduzir seu negócio. As consequências são devastadoras, pois ele contrata errado, recompensa errado, faz parcerias e sociedades erradas, demite errado. Qualquer erro desses, em tempos de carência de mão de obra qualificada, pode ser fatal para o negócio.

Incapacidade de aprender. Desde que começa a desenvolver o seu negócio, o empreendedor aprende muito. Sua motivação e seu entusiasmo o levam a dedicar horas e horas lendo, estudando, fazendo cursos, falando com pessoas. O empreendedor precisa ter uma visão muito ampla, principalmente na visão de negócios, em itens como controles financeiros, elementos operacionais, compreensão do mercado, entendimento das leis etc. Falta de tempo é apenas uma desculpa. O excesso de autoconfiança é a causa principal desse problema.

Incapacidade de gerir. Mesmo tendo uma boa capacidade de percepção, e sabendo lidar com pessoas e aprender com os erros, o empreendedor pode fracassar por falta de capacidade de gestão. Isso não quer dizer que basta dominar as técnicas e ferramentas de administração, mas saber como aplicá-las para cada tipo específico de negócio e como explorá-las diante das circunstâncias que se apresentam. Esse domínio é mais necessário a partir do segundo ano de vida do negócio, quando se espera que o período do improviso tenha acabado e os controles e a organização sejam mais relevantes. Para ser competitivo é preciso saber equalizar a relação entre os custos e as receitas, aumentar a eficiência dos processos, decidir onde investir para crescer, como diversificar e como definir objetivos, entre outras práticas de gestão.

Se o empreendedor não percebe uma necessidade de mudança – ou percebe a necessidade, mas não está preparado para enfrentá-la –, isso se repetirá diante de todas as situações em que é preciso tomar decisões.

"O plano de negócio nada mais é que uma descrição do planejamento da empresa de A a Z, desde a missão até o balanço dos índices financeiros. É nesse projeto que ele deve descrever a missão, objetivos, processo operacional, plano de marketing e plano financeiro para viabilizar seu negócio", diz o professor e consultor da Fundação Dom Cabral, Fernando Dolabela.

O planejamento estratégico de negócio de uma empresa tem que ser orientado pela estratégia coorporativa, que normalmente é baseada na missão e na visão da organização.

A outras etapas de muita importância para a confecção de um bom plano estratégico de negócios, cada unidade de negócio de um modo independente, realiza o seu próprio planejamento estratégico que esse por si só tem oito fases: implementação, observação de ambiente interno externo, feedback, controle,formulação de programa de ação, formulação de metas, elaboração da estratégia do negócio, definição de missão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (180.3 Kb)   docx (47.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com