TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Turismo Nacional

O turismo no Brasil é um setor crescente e fundamental para a economia de várias regiões do país.  As receitas geradas pelos turistas internacionais atingiram 6,6 bilhões de dólares em 2012. O Brasil oferece aos turistas nacionais e internacionais uma ampla gama de opções, sendo que as áreas naturais são o seu produto turístico mais popular, uma combinação de ecoturismo com lazer e recreação, principalmente sol e praia e turismo de aventura, bem como o turismo histórico e cultural. Entre os destinos mais populares estão a Floresta Amazônica, praias e dunas da região Nordeste, o Pantanal no Centro-Oeste, praias de Rio de Janeiro e Santa Catarina, o turismo cultural e histórico de Minas Gerais e viagens de negócios na cidade de São Paulo.

No entanto, o relatório de 2013 do TTCI também observa os principais pontos fracos do Brasil: a sua infraestrutura de transporte terrestre continua subdesenvolvida (classificada em 129º lugar), sendo que a qualidade das estradas foi avaliada no 121º lugar, enquanto a qualidade do transporte aéreo na 131ª posição. Além disso, o país continua a sofrer com a falta de competitividade dos preços (classificado em 126º), em parte devido aos preços elevados e crescentes impostos sobre passagens e taxas de aeroporto. A segurança tem melhorado significativamente, avaliada no 73º lugar em 2013, saindo da 128ª posição em 2008.

[pic 2]

Diferentemente dos bens materiais, que podem ser tocados e experimentados até que se decida se deve ou não consumi-lo, o turista não tem condições de ver o produto na prateleira ou fazer um "test-drive", ou ainda receber amostras grátis. Esta é uma de suas singularidades, ou sejam, é aquisição de um bem imaterial. Atualmente diversas empresas e organizações vendem pacotes de viagens onde oferecem:

- Passagem aérea ou rodoviária ida e volta;

- Translado transporte do aeroporto ou rodoviária para o Hotel e vice-versa;

- Hospedagem (Hotel, Pousada ou Clube) com café da manhã + também há opção de almoço ou jantar (meia pensão) ou ambas (pensão completa).

- City Tour (Um passeio pela cidade no 1º dia para uma apresentação dos principais pontos turísticos da cidade). 

As várias empresas que oferecem esse tipo de serviço se diferem uma das outras para captar mais clientes, nos preços promocionais (descontos incríveis ou o parcelamento no cartão de crédito) e na comodidade e atendimento ao cliente, atualmente existem vários aplicativos de fácil navegação nos celulares para que a escolha de um pacote de viagens seja tranquila e rápida pelo consumidor final. [pic 3]

Mas o que ainda pode ser melhorado em um mercado tão disputado e cheio de vantagens para os clientes? Como mencionado anteriormente, a venda de pacotes de viagens são bens imateriais, logo o cliente não teria como tocar ou testa-lo antes. Diante dessa necessidade em se diferenciar das demais empresas existentes no mercado a Ricardo Empreendimentos Turísticos “Go Ret Tour” empresa que oferece pacotes de viagens para os principais pontos turísticos brasileiros, proporciona ao cliente uma espécie de sala temática, esse serviço chamado de “look trip” (olhe antes sua viagem). Veja como funciona:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (311.3 Kb)   docx (491.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com