TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo e Comportamento Organizacional

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

Administração




Empreendedorismo e Comportamento Organizacional

Lucy Campos









São Luis/MA
2014
Lucy Campos RA 8928955218




EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
NOVO RUMO AO SMAK



Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Administração da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.



São Luis
2014
1. Introdução

O restaurante Smak é de propriedade da empresaria Irena Partala, que fica localizado no município Vale da Felicidade um povoado de imigrantes poloneses. O restaurante Smak tem uma localização excelente e um restaurante tradicional em servir comida típica polonesa, seu prato principal é o pierogi.
O município Vale da Felicidade está em grande crescimento, atualmente recebe muitos turistas que vão ao município conhecer as belas paisagens e fazer o tradicional passeio de Maria fumaça. Vale da Felicidade possui quatro restaurantes, um desses é o restaurante da Irena Partala que nos últimos anos é o restaurante menos frequentado pelos turistas apesar da sua excelente localização. Mas o que anda acontecendo com o restaurante é que a empresaria não está tendo iniciativa, visão, firmeza, inovação e determinação e principalmente planejamento.
A visão define aonde a empresa quer chegar, a direção o que a empresa pretende seguir, e o que ela quer ser. O empreendedor deve entender queesses conceitos para poder estabelecer a estratégia de sua empresa.
Em qualquer negocio o planejamento pode nos ajudar a conhecer e analisar os ambientes externos e internos onde iremos conhecer e medir os riscos e as oportunidades identificando os pontos fortes e fracos do restaurante. Foi o que faltou a empresaria Irena Partala se reciclar, diante de todas as mudanças, crescimento, diversidade que o município vem apresentando.
Agora vamos tentar ajudar o restaurante, encontrando problemas e soluções para que ele melhore os seus ganhos e se torne um dos restaurantes, mas frequentado do Vale da Felicidade.














2. Desenvolvimento


Acostumamos vê algumas empresas fecharem suas portas nos primeiros anos de existência de acordo com uma pesquisa realizada pelo SEBRAE-SP com empresas criadas no período de 1997 a 2001 e que foi divulgada no final de 2003 revelou o que causou a mortalidade dessas empresas em primeiro lugar foi à falta de planejamento, seguida da deficiência de gestão.
Vamos agora analisar e conhecer os pontos fortes e fracos do restaurante smak.

FORÇAS (Ambiente Interno)
FRAQUEZAS (Ambiente Interno)
*Qualidade da comida
*Espaço físico restrito
*Ambiente Familiar 
*Quantidade de funcionários insuficiente para demanda
*Localização Privilegiada
*Mão de obra desqualificada
*Serve comidas típicas
*Cardápio restrito a um só seguimento.
Oportunidades (Ambiente Externo)
Ameaças (Ambiente externa)
*Desenvolvimento econômico da região
*Crescimento do segmento nolocal
*Aumento do turismo
*Falta de pagamento de alguns fornecedores
*Um cozinheiro experiente
*Consumidores, mas exigentes.

Depois da Analise Swot do restaurante podemos definir ás oportunidades, mas atrativas e quais os riscos, mas suscetível, para podermos definir objetivos e metas. Analise Swot é um ponto muito importante para o empresário, pois mostra se a empresa está preparada para seguir frente, por que só conhecendo os riscos que envolvem seu negocio a Irena Partala poderá criar um bom planejamento.
Com objetivos e metas que a empresa deseja atingir e como ela pretende alcançar com precisão e coerência, para que seu negocio dê sempre certo e esteja sempre em crescimento. Em qualquer negocio o empresário tem que saber usar ás principais funções administrativas planejar,organizar,direcionar e controlar.







3. Conclusão

Já analisamos e diagnosticamos todos os problemas do restaurante Smak, vimos que o restaurante é viável e tem grandes possibilidades de se tornar um restaurante bem popular e aumentar os seus ganhos em pouco tempo.
Diagnóstico do Restaurante Smak
Ausência de colaboradores

Montar e capacitar a equipe para um melhor atendimento

Pouco aproveitamento da boa localização do restaurante

Tentar criar parceria com a agencia que realiza os passeios do município

Aspecto físico do restaurante

Fazer uma boa reforma no restaurante, tornando o ambiente melhor.
Falta de planejamento e estratégia

Propor a proprietária do restaurante buscar cursosque reciclem seu modo de gerenciar.


Usei a analise swot para reconhecer ás forças e fraquezas e conseguir diagnosticar alguns problemas e propor soluções. O que a Irena precisar saber é que para gerenciar um negocio o empresário precisar saber planejar, produzir planos, criar objetivos e como proceder para alcança-los, tem que saber organizar sua empresa e sua equipe engajando as pessoas para o trabalho em conjunto. A Irena tem que ter direcionamento, influência para poder ativar e motivar, ás pessoas com quem trabalha e lidera, a direção envolve relacionamento, interação, influência, comunicação e motivação.
E para acompanhar, monitorar e avaliar o processo organizacional do restaurante de acordo com ás propostas e soluções que demos, o controle é o processo que assegura que atividade esteja de acordo com o planejado.
Soluções e estratégias não podem deixar de existir dentro de uma empresa é preciso sempre analisar a situação atual, visando sempre cumprir os objetivos e metas definidas de acordo com o planejamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com