TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo e Comportamento Organizacional

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Centro de Educação a distância

Pólo de Apoio Presencial de Piacatu-SP

ADMINISTRAÇÃO        

Disciplinas: Empreendedorismo e Comportamento Organizacional

Alex Menchon Fachini – RA: 2808268808

Bruno Nunes Gomes – RA: 2808890389

Janaina Vieira Gomes – RA: 2865969106

Análise do Restaurante Smak

Tutor: Ronaldo José Menani

Piacatu/SP

Março de 2015


Passo 1 – Principais motivos de insucesso que levam pequenas e médias empresas a fechar suas portas

Incapacidade de perceber: O empreendedor fica tão focado em seus objetivos que se esquece de tudo que está em sua volta causando perda de oportunidades e abrindo brechas para as ameaças. Incapacidade de admitir seus erros: Por achar que os outros o admiram por sua forma de agir e tomar decisões ele cria uma autoimagem de si, fazendo com que ele não admita seus erros quando acaba cometendo-os. Incapacidade de ler as pessoas: O empreendedor não consegue ler como as pessoas reagem ao seu produto, quais os pontos fortes e fracos dentro da sociedade e assim conseguir adequar seu produto ao público alvo. Incapacidade de aprender: O empreendedor se capacita, estuda, Le todo o tempo, conversa muito com as pessoas. Depois de o negócio ir para frente ele só se preocupa com o negócio, e acaba limitando seu negócio em vez de continuar se capacitando em expandir seu negócio. Incapacidade de gerir: Um dos principais motivos de sucesso do negócio é a capacidade de gerir. Após o primeiro ano o negócio já começa a exigir mais do gestor. Esse precisa saber onde investir, como aumentar sua eficiência diversificando e definindo seus objetivos para gerar receitas. Qualificação da equipe: Uma equipe qualificada e um ponto forte para um empreendimento de negócio, pois independente da área de atuação o colaborador saberá como agir tirando o maior proveito.  Falta de divulgação: O marketing e um ponto forte e essencial para atrair clientes. O ambiente também não deixa de ser essencial, pois não pode ser muito chamativo e nem muito simples e assim agradar todo tipo de público. Não enxergar o longo prazo: Geralmente empreendedores não sabem conciliar projetos de curto com os de longo prazo. Bons empreendedores planejam objetivos de curto prazo para atender as necessidades do negócio e em longo prazo para ampliar seus negócios.

Passo 2 – Principais benefícios de umPlano de Negócios para o restauranteSMAK.

O Plano de Negócio é um instrumento na qual o empreendedor ou administrador utiliza para o planejamento de seu estabelecimento, visando obter sucesso no mercado, é uma ferramenta importante na qual visualiza-se a viabilidade de um empreendimento, desta forma evita se futuros problemas. Os problemas observados no restaurante SMAK poderiam ser evitados caso fosse utilizado o plano de negócio.

A partir da análise do caso do restaurante da Irene, pode se concluir que a proprietária é carente acerca de conhecimento sobre planejamento e gestão. Desta forma se faz necessário a ajuda de pessoas mais capacitadas para desenvolver o plano de negócio, haja vista, que se a mesma desenvolver se tal plano por si só poderia haver divergências justamente pela falta de conhecimento prévio.

Passo 3 –Analise SWOT.

Forças (Ambiente Interno)

Fraquezas (Ambiente Interno)

Tradição em comidas típicas.

Excelente localização.

Ambiente familiar.

Tradição na cidade.

Não possui estoque.

Falta de colaboradores com qualificação.

Cardápio feito a mão e em uma só língua(Polonês).

Falta de propaganda.

Oportunidades (Ambiente Externo)

Ameaças (Ambiente Externo)

Fazer plano de negócio.

Fazer propaganda.

Ampliar o ambiente.

Contratar colaboradores qualificados.

Menos frequentado.

Falta de atendimento qualificado.

Falta de administração interna.

Falta de divulgação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com