TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo e Comportamento Organizacional,

Por:   •  10/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

ADMINISTRAÇÃO

DESAFIO PROFISSIONAL

MANAUS – AM

01/04/2015

DESAFIO PROFISSIONAL

Desafio Profissional referente as disciplinas norteadoras: Empreendedorismo e Comportamento Organizacional, ministrado pelo Prof. Tutor

RA:  

Série: 1ª. Administração.  

MANAUS – AM

01/04/2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1.        DESAFIO PROFISSIONAL        

    1.1.     Objetivo do desafio profissional.

     1.2.        Motivos que fazem as empresas irem a falência (fecharem as portas).  

2.        FERRAMENTA SWOT        6

2.1.        Aspectos favoráveis e desfavoráveis do Restaurante Smak        6

2.2.        Diagnóstico do Restaurante Smak        9

3.        REFENCIAL BIBLIOGRÁFICO        10

INTRODUÇÃO

  • Administração:

A administração pode ser entendida como sendo a disciplina que se encarrega da gestão científica dos recursos e da direção do trabalho humano, enfocada na satisfação de um interesse. O termo administração é usado para denominar a ciência social conhecida como administração de empresas. Esta ciência estuda a organização das empresas e a forma como estas fazem o planejamento que gerem os recursos, os processos e os resultados das suas atividades para alcançar os seus objetivos.

No primeiro período de administração, estamos estudando as disciplinas de: Empreendedorismo e Comportamentos Organizacional. Para fundamentar os conhecimentos que envolve e pressupõem os conceitos na administração. Podemos concluir que administração é o processo de planejamento de tomar que colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos.

No desafio profissional das disciplinas Empreendedorismo e Comportamento Organizacional. Vamos destacar o uso das ferramentas SWOT. Com o uso desta ferramenta poderemos fazer consultoria de análise ambiental e identificar os problemas, as soluções e o aprimoramentos de situações que são encontrados em diversos meios de mercados.

  • Desafio Profissional

01. Destaca como o objetivo do desafio profissional o desenvolvimento de uma consultoria empresarial. Afim de reconhecer e definir problemas e equacionar soluções. Destacando o uso da ferramenta SWOT.

 Podemos afirmar que: esta ferramenta é utilizada na análise do ambiente para a formulação do planejamento ou estratégia para à empresa. Com o uso da ferramenta SWOT, podemos identificar as forças e fraquezas da empresa, verificando as oportunidades e as ameaças internas e externas para a mesma. Destacando os meios fundamentais de base gerenciais, organizacionais e operacionais para o bom desenvolvimento empresarial.  

02. Sabemos que a grande gama de empresas são Micro e Pequenas e seu desempenho é importante para o desenvolvimento econômico e social de um país, pois proporciona a geração de empregos, fazendo a economia prosperar, porem existe um problema que acaba atrapalhando, que é a alta taxa de mortalidade das empresas.

Segundo uma pesquisa desenvolvida pelo SEBRAE. (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) foi possível conclui uma estatística que em: De Uma(01) em cada Quatro(04) empresas ou negócios que são abertos, não sobrevivem aos primeiros dois anos de atividades. Segundo especialistas no assunto, a falta de planejamento, erros na administração e a falta de capital de giro são uns dos principais motivos que fazem as empresas a não conseguirem se manter no mercado.

Podemos destacar alguns dos principais fatores que levam uma empresa a falência:

  • Falta de conhecimento do mercado.
  • Falta de capital de giro.
  • Falta de divulgação.
  • Falta de controle financeiro.
  • Falta de qualificação da equipe...

   

FERRAMENTA SWOT

  • Aspectos favoráveis e desfavoráveis do Restaurante Smak.

O restaurante Smak é uma empresa familiar como muitas no Brasil, que sofre à severas consequências por falta de uma boa administração. A nossa protagonista da História (Irena) é uma mulher que fica viúva que, mesmo não tendo os conhecimento necessários em administração, tem que tomar conta do restaurante da família.

A pesar do restaurante ser tradicional e possui uma boa localização na cidade, Irena não tem conseguido alcançar bons resultados. Tendo mais dificuldade com os surgimentos de novos restaurantes. Concorrentes estes, que são inovadores e seguem o fluxo de adaptações dos meios empresarias e comerciais. Oferendo aos seus clientes melhores comodidade nos seus estabelecimentos, oferendo também, comidas a quilo, churrasco e lanches protos.

É importante ressaltar que, apesar de tantos desafios e problemas a serem enfrentados. Irena deseja que seu negócio (restaurante SmaK) de certo. Sendo este uns dos pontos muito importante, pôs, ela é otimista, tem bom animo e sabe que seu restaurante pode ter a capacidade de se desenvolver obtendo sucesso nos meios comerciais. Podemos assim concluir que: uma das soluções que deve ser tomada é a obtenção de conhecimentos para desenvolver uma gestão mais profissionalizada e a orientação de pessoas com mais experiências no ramo. Sendo feito uma consultorias para a identificação e resolução dos problemas. Tendo todo estes processos e procedimentos concluído ou em andamento, podemos esperar melhores resultados do Restaurante SmaK.                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (241.5 Kb)   docx (759.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com