TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo e Gestão

Por:   •  31/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

Curso de Administração

Roberta Coutinho Leite Valverde

Empreendedorismo

O empreendedor e a gestão

Rio de Janeiro-RJ

2021

Introdução:

Tendo em vista o cenário da pandemia do Covid-19,as organizações tiveram que se reinventar para continuar no mercado, neste trabalho vou apresentar estratégias para auxiliar os empreendedores durante essas mudanças na pandemia,através de recomendações de um plano estratégico para se “blindar” desses riscos.

Se planeje financeiramente;Identifique seus pontos fortes e fracos.Faça a análise SWOT;Defina bem seu nicho e público alvo;Analise seus concorrentes e o mercado;Divulgue seu produto;Estude qual rede social tem a ver com a sua audiência e público;Crie conteúdo – marketing de conteúdo;Mantenha relacionamento com o seu consumidor;

Desenvolvimento:

A pandemia impactou muito nas empresas,principalmente as de pequeno porte, que neste momento enfrentam uma série de riscos estratégicos e operacionais, como interrupção do fornecimento de matéria-prima, mudanças na demanda dos clientes, aumento de custos, logística insuficiente que  acarreta em atrasos na entrega, questões de saúde e segurança dos funcionários.

Devido a esses acontecimentos houve uma queda nos números dos clientes.Esses declínio ocorreu devido ao ramo que a empresa em questão estava inserida,pois não é considerado um serviço essencial e as encomendas de doces estão diretamente ligadas às festas e eventos que foram suspendidos por tempo indeterminado.

Então a solução é inovar criar uma nova maneira de lidar com um problema,a princípio não é possível vender na loja física,por recomendações governamentais as lojas devem se manter fechadas para o público e a população deve se manter em casa em isolamento social.

Mas como um empreendedor devemos aprender com os problemas e desenvolver soluções diante do que temos e podemos fazer. Exemplo: As pessoas continuam fazendo aniversário ou comemorando datas importantes, correto ?

Porque não criar uma Box com alguns produtos da marca,totalmente personalizada. Dessa forma a pessoa vai poder comemorar seu dia especial mesmo nas condições atuais,essa box pode ser dada como presente.Dessa forma a produção não pararia por completo,mas para que essa box seja comercializada, vai precisar de uma pequena mudança estrutural na empresa.

A pandemia do Covid-19 acelerou vários processos que já estavam em desenvolvimento,como exemplo o ingresso das empresas ao ambiente digital. Atividade que possibilita a disseminação de conteúdo e exposição dos produtos,ótima ferramenta para o empreendedor alcançar mais pessoas e poder convertê-los em clientes.Nas mídias sociais o empreendedor pode postar seus produtos e também pode usar dos aplicativos de delivery para vender seus produtos. Diferentemente de anos atrás, as pessoas confiam em comprar na internet e amam a praticidade de obter produtos, serviços e informações de modo tão simples e ágil.

O empreendedorismo digital está intimamente ligado ao marketing digital, e compreender isso é essencial para quem deseja se aventurar em negócios do mundo virtual.

Indicação de plano estratégico:

Se planeje financeiramente; diante da pandemia não é possível saber quais desafios iremos enfrentar,então é de suma importância ter uma boa organização financeira com  uma reserva de emergência. Identifique seus pontos fortes e fracos; essencial para saber o que faz bem para manter assim e onde é preciso melhorar para crescer cada vez mais.Faça a análise SWOT;técnica de planejamento estratégico feito para auxiliar a empresa a identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças,colocando no papel todos esses pontos é possível traçar um plano estratégico Defina bem seu nicho e público alvo;dessa forma você vai ter uma orientação de onde concentrar seus esforços,onde  eles têm maior probabilidade de gerar um bom resultado.Analise seus concorrentes e o mercado;importante para o conhecer o mercado e verificar o que geralmente funciona com os clientes e também o que sua empresa pode fazer para proporcionar uma experiência ainda melhor.Divulgue seu produto;seu público precisa ver e entender o que você vende,para isso faça vídeos,foto.Estude qual rede social tem a ver com a sua audiência e público;atualmente existem muitas redes sociais,esteja presente nelas produzindo marketing de conteúdo e divulgando seus produtos.Mantenha relacionamento com o seu consumidor;humanize o processo de venda,faça ele se sentir acolhido e compreendido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com