TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo e Gestão da Inovação

Por:   •  15/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

Matriz de atividade individual

Disciplina: Empreendedorismo e Gestão da Inovação

Módulo: 1

Aluno: Fabiana Pereira de Sousa Santos

Turma: 0822-2_1

Tarefa: Atividade Individual

DIAGNÓSTICO

Empresa analisada: HOPE

Diagnóstico da oportunidade encontrada: escassez de opções de lingerie para mulheres com sobrepeso.

A lingerie, assim como as demais peças do vestuario feminino, acompanhou a evolução da moda ao longo dos anos. Há modelos para todos os bolsos e gostos, mas infelizmente não há toda essa gama de opções para todos os tamanhos.

Os modelos mais diferentes, ousados e sensuais são confeccionados no máximo até o tamanho G ou GG e mesmo assim, as grades de tamanho estão cada vez menores, ou seja, as numerações têm encolhido com o passar dos anos, excluindo ainda mais mulheres com numerações maiores.

Essa proposta de empreendedorismo corporativo surge para oferecer uma opção para esse público desfavorecido, desenvolvendo à várias mãos alternativas de peças que tenham uma modelagem ergonômica, estética agradável e com valor acessível.

Algumas empresas de lingerie perceberam a falta de opção para as mulheres que utilizam tamanhos maiores e até chegaram a disponibilizar produtos deste tipo no mercado de roupa intima. A maior parte das empresas está localizada fora do pais, principalmente nos Estados Unidos onde  esse tipo de público consumidor é considerável diante da maior representatividade de pessoas obesas no país.

No Brasil, a maioria das empresas que oferece lingerie para mulheres com sobrepeso segue essencialmente o conceito de conforto e acaba criando peças muito básicas e simples, geralmente de cores neutras e texturas lisas. Em contra partida, as outras marcas que seguem o conceito que valoriza a sensualidade acabam criando peças vulgares, com modelagens desconfortáveis e muito pequenas.

Diante desse cenário, a empresa HOPE foi a escolhida por sempre ter se posicionado positivamente diante da diversidade de tamanhos e cores para lingeries, sem dúvidas seu posicionamento focado nas mulheres com sobrepeso trará ainda mais visibilidade positiva para a marca.

[pic 3]

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Diante da situação acima, as mulheres que usam tamanhos maiores acabam sendo desfavorecidas quando precisam comprar roupa íntima. Elas têm opções muito restritas tanto em relação à modelagem quanto às cores, encontrando no mercado convencional apenas modelos mais simples e básicos, nas cores bege, branco e preto e sem muitas opções de tecido como rendas, tules, bordados etc.

O principal problema identificado está nos itens de lingerie mais básicas: calcinha e sutiã, e esses serão os itens que temos como proposta. A ideia é iniciar o projeto com um MVP de apenas um modelo de conjunto, dessa forma conseguimos construir junto com o cliente final as melhores opções para esse público que possui necessidades tão específicas.

VALIDAÇÃO DO PROBLEMA

Com a abordagem do Design Thinking, conseguimos imergir na oportunidade identificada para verificar se de fato a compra de lingerie para mulheres com sobrepeso é um problema, e sendo, como podemos implantar no negócio da HOPE, de forma colaborativa, realizando validações durante todo o processo.

Para tanto mapeamos os pilares abaixo:

- Empatia (imersão e entendimento): 

1) Acompanhamento do dia a dia de mulheres com sobrepeso na busca por uma lingerie no mercado convencional, tanto online quanto físico;

2) Análise de pesquisas realizadas com esse público, identificando os principais perfis impactados como idade, peso, altura, profissão, faixa de renda;

3) Criação das “personas” que representam diferentes tipos de clientes para esse produto.

- Colaboração (ideação):

1) Diante dos aprendizados da etapa de empatia, é realizado a clusterização dos clientes, com foco no perfil de maior representatividade e possível rentabilidade;

2) Relização de reuniões de trabalho com profissionais da área para mapeamento da complexidade técnica na produção da lingerie, definindo os melhores materiais visando custo x benefício;

- Experimentação:

1) Elaboração de um protótipo, inicialmente 2 conjuntos de lingerie e distribuição para potenciais clientes, de modo a realizarem o teste no produto;

2) Validação da jornada do usuário, considerando opções de compra diretamente no site ou em lojas parceiras.

[pic 4]

CONSTRUÇÃO DA SOLUÇÃO

Será desenvolvido inicialmente 2 opções de conjuntos com calcinha e sutiã, o protótipo será feito em 500 unidades para que potenciais clientes possam utilizá-lo no dia a dia e nos compartilhar feedback referente ao design, conforto, durabilidade etc. O tempo proposto de teste será de 1 mês e após esse período será feito a coleta do feedback e mapeamento de possíveis ajustes identificados.

  • O que estamos oferecendo?

Criação de conjunto de lingerie com calcinha e sutiã para mulheres com sobrepeso;

  • Que problemas estamos ajudando a resolver?

Esse público possui dificuldades em encontrar lingeries modernas no mercado atual, no geral os modelos e cores são limitados;

  • Que parcerias são necessárias para criar e entregar a nossa proposta de valor?

Parcerias com empresas de modelagem e costura especializados em vestuário para obesidade, visto que os materiais e técnicas de costura são diferentes para esse segmento;

  • Que recursos são necessários para fazer a solução funcionar?

Desenvolvimento de um produto moderno, confortável e que não tenha tanta diferença de custo na produção. Divulgação do novo produto nas mídias sociais, gerando impacto positivo para a empresa.

VALIDAÇÃO DA SOLUÇÃO

  • Risco de produto ou serviço – que funcionalidades ou serviços são minimamente necessários para o lançamento?

Para o MVP precisamos de uma lingerie moderna, que traga conforto e segurança para a cliente, com alta resistência e durabilidade;

  • Risco de cliente – o problema é real?

Foi analisado diversos estudos e a população com sobrepeso / obesa aumentou significativamente nos últimos anos, e esse mercado não está sendo bem atendido.

Ponto de atenção para as mulheres, que possuem necessidades e vaidades diferentes e muito particulares das dos homens.

Compartilho abaixo o estudo do IBGE:

“Entre 2003 e 2019, a proporção de obesos na população com 20 anos ou mais de idade do país mais que dobrou, passando de 12,2% para 26,8%. No período, a obesidade feminina passou de 14,5% para 30,2% e se manteve acima da masculina, que subiu de 9,6% para 22,8%.[pic 5][pic 6]

IBGE: obesidade mais do que dobra na população com mais de 20 anos | Agência Brasil (ebc.com.br)

  • Risco de mercado – as pessoas estão dispostas a investir na solução? Existe verba de alguma área específica para esse tipo de ação? Quanto vão pagar por isso?

Visto que se trata de um público novo e desassistido, o potencial positivo de investimento do mercado nessa solução é grande. O custo do produto em si não deve diferir tanto dos que a HOPE já tem em seu portfólio atualmente.

O produto é destinado a qualquer mulher com sobrepeso que deseja utilizar uma roupa íntima bonita e confortável, que valorize as suas formas. São mulheres que têm dificuldade de encontrar lingerie visto que não se encaixam nas tabelas de medidas das outras marcas existentes no mercado, e muitas vezes precisam realizar adaptações como por exemplo utilizar um extensor nas costas dos sutiãs.

Esse público pode ter de 25 a 80 anos de idade desde que tenham espírito dinâmico e moderno. São mulheres seguras de si ou que procuram na lingerie encontrar seu lado feminino, mesmo não estando dentro dos padrões de beleza atuais. No geral esse público possui IMC entre 25 e 30 e no que tange ao perfil de renda, o público-alvo são mulheres pertencentes a classe B1 a C1, cuja renda média mensal varia de R$ 3.000,00 a R$ 11.000,00.

CONCLUSÕES

Após realização do mapeamento via Design Thinking, a proposta se mostrou viável, e irá agregar valor ao cliente e a empresa HOPE:

  • Como o que foi estruturado potencializa as oportunidades e mitiga os obstáculos?

Com o lançamento de lingerie modernas para o público com excesso de peso e obesidade, a empresa poderá ampliar a gama de clientes atendidos atualmente, se tornando pioneira no segmento. Um dos maiores obstáculos desse projeto está no desenvolvimento de um produto que consiga atender às necessidades desse público, sem perder toda a identidade moderna e sensual da HOPE, porém creio que ao realizarmos o MVP conseguiremos ter os principais feedbacks para mitigar esse risco.

  • Como a solução proposta contribui para o negócio?

A HOPE poderá crescer a gama de clientes atendidos atualmente, além de se posicionar positivamente diante desse público e de todo o mercado, sendo uma marca ainda mais inclusiva e diversa.

  • Quais são os resultados esperados?

Aumento no portfólio de clientes, aumento nas vendas e melhoria no posicionamento da marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (255.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com