O Empreendedorismo e Gestão da Inovação
Por: phcamp • 21/10/2025 • Trabalho acadêmico • 1.385 Palavras (6 Páginas) • 29 Visualizações
DIAGNÓSTICO
O Brasil possui 9 cidades no ranking de 500 piores trânsito do mundo, segundo a 13ª edição do Índice Anual de Tráfego no mundo feita pelo empresas de GPS TomTom. E trânsitos ruins, como por exemplo o cidade de São Paulo envolve a interação de diversos fatores que ocorrem em muitos acidentes diários, fatores como o comportamento dos motoristas, a qualidade das pistas, a imprudência com as sinalizações, questões climáticas e fatores mecânicos.
E é sobre Problemas mecânicos nos veículos, como superaquecimento do motor, pneus furados, perda de bateria, e defeitos no sistema de direção, que podem levar a acidentes nas pistas quando o veículo está parado aguardando guinchos, que por vezes demoram horas para retirar o problema das vias.
A expressão "demora excessiva no envio do guincho" aparece em mais de 650 jurisprudências no Jusbrasil, enquanto a palavra "guincho" é mencionada em mais de 25 mil relatos de problemas no site Reclame Aqui. Após a análise de diversos casos, percebemos que a espera prolongada de atendimento devido a pequenas falhas mecânicas, frequentemente resultam em acidentes de trânsito. Essas ocorrências são feitas pela demora excessiva das seguradoras em providenciar assistência, evidenciando a necessidade de melhorias nos processos de atendimento emergencial.
Por isso, a demora no atendimento para remoção ou reparo desses veículos deve diminuir, e com menos tempo de obstáculo na via, a probabilidade de acidentes, especialmente em áreas de alta circulação, tende a diminuir.
Este trabalho aborda a importância de reduzir o tempo de espera para guincho ou reparo de veículos quebrados na via no estado de São Paulo, partindo dessa preocupação, vamos criar uma organização, um aplicativo inovador de chamador de mecânicos e borracheiros por aproximação, cujo o nome será “No Stop”, e que busca agilizar as medidas que podem ser adotadas para alcançar o reparo nos carros e motocicletas no menor tempo possível.
DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
Um aspecto específico dos acidentes de trânsito é a colisão com veículos ou motocicletas paradas na pista. Esses acidentes podem ocorrer devido a diversos fatores, como má visibilidade, distração dos motoristas por aparelhos celulares e, frequentemente, a falta de sinalização adequada do veículo com problemas.
Esses acidentes de trânsito representam um problema significativo que requer uma abordagem abrangente para sua prevenção. A análise dos fatores que contribuem para esses acidentes, incluindo a incidência de colisões com veículos parados na pista, é fundamental para desenvolver estratégias de segurança mais ágeis.
Uma solução potencial para reduzir esses riscos é a implementação de uma ferramenta que conecte rapidamente o motorista a um profissional mecânico borracheiro disponível, por exemplo. Isso permitiria um reparo mais rápido na troca ou ajuste em um pneu furado, liberando a via em menos tempo e diminuindo significativamente o período em que o veículo permanece parado, oferecendo riscos tanto para o condutor, quanto para outros motoristas e pedestres.
VALIDAÇÃO DO PROBLEMA
De acordo com o último anuário publicado pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (SINDIREPA SP) em 2024, o estado de São Paulo abriga mais de treze mil Classificações Nacionais de Atividades Econômicas (CNAEs) dedicadas aos serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores. Além disso, existem mais de mil e duzentas borracharias operando para atender a demanda dos quase dezessete milhões de carros e motocicletas que circulam no estado. Esses dados evidenciam a magnitude e as oportunidades do setor em São Paulo, destacando a necessidade de estratégias empresariais que visem mais impulsionamento aos prestadores de serviço mecânico automotivo aumentando a sustentabilidade do setor.
E de acordo com dados recentes do Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito (RENAEST) o número de acidentes de trânsito em 2024 no Estado de São Paulo atingiu o maior índice dos últimos oito anos. Este aumento alarmante, destaca a urgência de medidas eficazes para a redução de acidentes.
Figura 1: Comparativo de Acidentes no Estado de São Paulo em 2024
Fonte: Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito (2024).
Ainda sob os dados analisados, podemos validar que uma parte significante dos números de acidentes são causado por colisões, e o gráfico abaixo ilustra a distribuição dos tipos de colisões, destacando a prevalência de acidentes envolvendo veículos em movimento e aqueles parados.
Figura 2: Ocorrências de Acidentes no Estado de São Paulo em 2024
Fonte: Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito (2024).
A análise visual desses dados permite identificar padrões e áreas críticas, fornecendo uma base sólida para a formulação do nosso produto. A compreensão detalhada desses fatores é essencial para a implementação da nossa plataforma de geolocalização, a fim de conectar de forma rápida os prestadores de serviço de manutenção mecânica, visando a redução dos índices de acidentes e um aumento significativo de faturamento e demanda dos profissionais envolvidos na solução do problema.
CONSTRUÇÃO DA SOLUÇÃO
O "No Stop" é um aplicativo inovador que visa revolucionar o atendimento de reparação mecânica automotiva. Nossa premissa é simples: agilizar o tempo de resposta para que veículos e motocicletas não fiquem parados nas vias por longos períodos, aguardando um guincho. Utilizando tecnologia de geolocalização, o "No Stop" conecta motoristas a mecânicos qualificados nas proximidades, garantindo um serviço rápido e eficiente. Com o "No Stop", os usuários podem solicitar assistência mecânica diretamente pelo aplicativo, visualizar a localização dos mecânicos disponíveis
...