TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo e Inovação

Por:   •  3/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS

UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE DIREITO

Empreendedorismo e Inovação.

Entrevista com um Empreendedor.

Rio Grande do Sul

2018


1 INTRODUÇÃO

Ao fazer uma análise dos conceitos estudados no curso, nosso entrevistado foi o senhor Raul Omar Yaben, natural da Argentina, com 69 anos de idade e 45 anos de experiência em refrigeração industrial e sócio diretor da empresa Mebrafe Instalações e Equipamentos Frigoríficos LTDA. Empresa localizada em Caxias do Sul / RS. A empresa possui 37 anos de história e conta atualmente com 130 colaboradores, sua área de atuação é na fabricação de máquinas e equipamentos de refrigeração industrial, realizando também as instalações completas dos seus produtos aos clientes.

No intuito de estudar as ligações entre teoria e prática do empreendedorismo, escolhemos este empreendedor para analisar suas respostas, para entendermos as características atribuídas a tal indivíduo, no seu comportamento profissional. Os resultados foram, então, estudados, exemplificados e apresentados na conclusão do estudo e por essa trajetória apresentada, nosso grupo optou por escolhe-lo, por sua personalidade empreendedora em uma posição de sucesso e reconhecimento no seu setor em toda América Latina.


2 RESULTADOS DA ENTREVISTA

O Sr. Raul Omar Yaben, veio para o Brasil em 1980, para trabalhar através de uma empresa Argentina, associada a uma segunda empresa, na cidade de Caxias do Sul, que atuava na área de refrigeração industrial, onde trabalhou por um determinado período, até devido a desavenças entre os donos das duas empresas, encerraram-se as atividades no Brasil, e indicaram ao Sr. Raul que voltasse para a Argentina. Porém, como ele não possuía o desejo de regressar a Argentina, resolveu inovar e empreender. Foi aí então que ele encontrou um sócio na cidade de Caxias do Sul e deu início a Mebrafe.

Como todos já sabemos toda empresa ao iniciar passa por dificuldades até se estruturar, e com a Mebrafe não foi diferente, como toda empresa nova o começo sempre é mais duro devido ao pouco conhecimento do mercado, capital limitado entro outros fatores. Mas estes obstáculos foram superados e hoje a Mebrafe atua no mercado de refrigeração Industrial, que está praticamente ligado à indústria da alimentação, ou seja, produção de carnes, frutas ou processos industriais. Hoje a Mebrafe tornou-se a única empresa no Brasil que apresenta linha completa de produtos para refrigeração industrial.

Em um mercado competitivo como o de refrigeração é necessário ter sempre uma estratégia definida e bem planejada, pensando nisso Raul está sempre investindo na tecnologia e acompanhando seus concorrentes, mas seu diferencial e a tradição que carrega a cerca de 38 anos alinhado com a credibilidade que foi crescendo ao longo destes anos juntamente com um produto com tecnologia de ponta.

Para se manter no mercado é necessário sempre estar de olho nas oportunidades que surgem. Atualmente a Mebrafe atua tanto no Brasil quanto em toda América Latina, devido ao seu tempo de atuação, tornou se fácil atender a toda esta região, pois a empresa encontrasse no topo da lista das empresas do ramo. Hoje existem duas formas de as oportunidades de negócio chegarem até a empresa, sendo que a primeira é observar o mercado e identificar potenciais clientes, e a outra maneira e quando o cliente procura a empresa em busca de seus produtos e serviços, sendo esta última, a mais rotineira.

O Sr. Raul Omar é formado em engenharia, no início da empresa sua atuação estava focada na engenharia de refrigeração, mas com o passar do tempo a empresa foi se desenvolvendo e crescendo, assim deu-se início a uma equipe de engenharia. O que levou Raul a se dedicar mais a área comercial, que segundo ele não deixa de ser uma engenharia, pois se deve conhecer muito bem o produto para poder vendê-lo, mas mesmo atuando fortemente na área comercial da empresa, Raul não deixa de fazer parte do desenvolvimento e elaboração de novos produtos, ele mesmo traça as linhas para chegar ao novo produto e após acompanha a equipe de engenharia na criação do novo equipamento. Assim o Sr. Raul atua na frente comercial e auxilia a engenharia da empresa.

Para não perder a qualidade dos seus produtos e do atendimento da Mebrafe, a empresa aposta em uma formação de pessoas dentro da empresa, em cada setor, assim possuindo uma grande confiabilidade em seus colaboradores, além disso, eles apostam em relatórios, informações e sistema de Armazenamento de dados (ERP) que centraliza todas as informações que são necessárias. O Sr. Raul Omar Yaben lembrou se de quando a empresa começou, no início trabalhava de segunda a sábado, mas com o passar do tempo com organização e a estruturação da empresa foi tomando outros moldes aos horários de trabalho, atualmente ele trabalha de segunda a sexta-feira, em média de 8 á 10 horas diárias, e os sábados somente quando a necessidade. Também falou da importância de se manter atualizado, pois o próprio trabalho é um aprendizado diário, onde se enfrenta algo diferente a cada dia. Pensando nisso Raul sempre está acompanhando o mercado na inovação de novos produtos, e de olho nas concorrentes, e sempre participando de feiras internacionais.

Este ramo de atuação exige muitas viagens, pois os clientes estão disseminados por todo pais e América Latina, tendo que chegar até o cliente. Com tudo a parte mais difícil para o Raul é manter seus colaboradores motivados, pois para ele é algo natural em certo momento cair o nível e atuação. Tendo em mente isso a empresa tenta fugir de relacionamentos críticos. Pensando em ter sempre uma equipe motivada, e sabendo que seus colaboradores gostam de desafios, Raul ao apresentar algo novo sempre traça estratégias, objetivos e metas, dá aos seus colaboradores autonomia para trabalharem, assim fazendo com que seu colaborador fique motivado e tenha um engajamento no novo desafio.

Raul aponta que além do desafio de manter seus colaboradores motivados há também o desafio de fazer com que eles confiem na sua liderança, sendo assim dar autonomia ao seu colaborador pode ser uma maneira de demonstrar confiança a ele, para receber em troca a mesma confiança oferecida pela empresa.

Na Mebrafe a inovação é um fator primordial para que sempre esteja na liderança do mercado, a inovação sempre acontece quando o cliente necessita de alguma atualização ou de algo novo, através de um olhar minucioso a Mebrafe identifica o que o cliente necessita. Porém, neste mercado as inovações não são cotidianas, mas sim pontuais conforme a necessidade do cliente. Quando se trata de inovação a sempre muitos desafios a serem superados, e alguns destes desafios que a Mebrafe enfrenta e desenvolver e criar um projeto, pois para executar um projeto é preciso de informação de tecnologia, dinheiro e capital de giro. Não a muito tempo disponível para testar os novos projetos, sem mencionar que os testes geram perca de tempo e dinheiro. Tendo assim vários desafios técnicos e econômicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (116.5 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com