TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo á inovação aberta

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 4

UNIFRAN-UNIVERSIDADE DE  FRANCA

JOUBERT ALVES PEREIRA JUNIOR

1239155

PORTFÓLIO DE EMPREENDEDORISMO

BUSCAPÉ: do empreendedorismo á inovação aberta

ADMINISTRAÇÃO

POLO UBERABA

2014

O empreendedor nato é aquele que consegue enxergar além do ponto de vista comum das outras pessoas , no caso dos fundadores da empresa Buscapé foi esta visão que impulsionou o inicio de tudo. As dificuldades em novos empreendimentos sempre existem, nesse caso uma das primeiras foi a de que os fundadores queriam colocar algo inédito no mercado brasileiro, sem replicar nenhum modelo existente inclusive no exterior, por isso tinham uma certa urgência em lançar seu produto o quanto antes, apesar de um pouco antes surgir um produto similar no exterior, aqui no Brasil foi o primeiro, apesar das dificuldades, com a criatividade conjunta deles ficou mais fácil, um dos exemplos desta criatividade foi a criação da tecnologia Spider, sendo que sem esta seria muito complicado que o processo funcionasse da forma como precisavam.

No chamado “boom” da internet, o site Buscapé foi beneficiado, devido a alta procura por parte de investidores em potenciais fontes de sucesso, mesmo que isto também significasse uma abertura para alguns concorrentes poderem também lançar produtos que chocassem com o deles.

Nessa altura com esse “boom”, a internet passou a ser um instrumento de procura por parte das pessoas a diversas atividades, sendo compra, venda e outras, assim sendo passou a ser um enorme balcão de negócios. O Buscapé passou a ser um desses alvos de procura de investidores, a E-Platform foi o primeiro fundo investidor selecionado pelos fundadores, esta parceria proporcionou a aquisição de recursos básicos como escritório, assessoria de imprensa entre outros, ou seja, passou assim a ter uma estrutura maior.

Já o “estouro da bolha” das bolsas de valores, foi em geral muito ruim para as empresas da internet, não foi diferente para o Buscapé, porém a capacidade empreendedora dos executivos ajudaram a superar mais uma barreira, eles que já tinham um projeto de lançamento de um novo produto no sentido de diversificar a sua oferta perante os clientes, mesmo estando programado para ser oferecido em um futuro próximo fizeram uma antecipação deste lançamento, usando como um diferencial para superar esta fase difícil.

Devido a ter um planejamento, já visando uma possível estagnada e também o aumento de concorrentes, este projeto ajudou a ultrapassar uma etapa difícil que para algumas empresas foi um ponto final.

O investimento inicial por parte dos fundadores eram modestos, mais precisamente trezentos reais mensais, porém com a chegada de novos investidores esta perspectiva mudou. Com a parceria com a E-Platform, esta passou a operar como uma captadora de recursos para o Buscapé, o primeiro investimento de grande porte aceito foi de três milhões de dólares, por parte da Merrill Lynch e Unibanco. Com a injeção de novos capitais, a empresa se estruturou mais adquirindo novos equipamentos, passando a ter um planejamento de mídia e trabalho melhor relacionado ao marketing mais agressivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (88.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com