TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Por:   •  23/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E
COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

SÃO PAULO – SP

2017

Nomes:


Ana Luiza Melo Peres RA: C85GAF-8
Jonathan Cláudio – RA:
Isabella Santos – RA:
Matheus Rocha Gonçalves – RA:
Matheus Rocha Gonçalves – RA:

Sindey – RA:  

                

Resumo

Esse trabalho trata-se de um caso de sucesso na empresa Alpargatas S.A., o caso relata um programa para ajudar no equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional.

Através de um programa implantado pela empresa, os colaboradores tiveram uma significativa redução de horas negativa no banco de horas e também aumento na produtividade, satisfação e engajamento com a empresa.

Tudo isso ocorreu após a implantação do programa que visa mais tempo livre para resolução de pendências da vida pessoal, incentivo a prática de esportes e hábitos mais saudáveis com ajuda de profissionais qualificados para as tarefas.

Abstract


This work is a case of success in the company Alpargatas S.A., the case reports a program to help balance personal and professional life. Through a program implemented by the company, the employees had a significant reduction of negative hours in the time bank and also increased productivity, satisfaction and engagement with the company. All this occurred after the implementation of the program that aims more free time to resolve personal life issues, encourage sports and healthier habits with the help of professionals qualified for the tasks.

INTRODUÇÃO

O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é um assunto em alta. Devido a grande cobrança profissional com horários, reuniões, prazos e metas. Os colaboradores tendem a passar mais tempo com as tarefas profissionais às pessoais, isso vem gerando números de maior improdutividade, maior insatisfação com a empresa e maiores números de demissão.

A partir desses números algumas empresas começaram a implantar programas para ajudar no bem estar do colaborares, através de clubes de corridas, bloqueio de e-mail nos fins de semana, descontos em cinemas e restaurantes.

Esse trabalho fala de um caso de sucesso na Alpargatas S.A. através de um programa um programa que visa o lazer, esporte e bem estar dos funcionários.

A vida agitada e falta de tempo, duas características muito comumente associadas ao perfil de grande parte dos trabalhadores do mundo atual. De um lado, a dedicação profissional, reuniões, busca por resultados, reconhecimento, promoção. De outro, a vida pessoal, cuidar da família, arrumar a casa, acompanhar o desenvolvimento dos filhos e lembrar de pagar todas as contas. Administrar o tempo parece simples, mas com tantas responsabilidades, muitas vezes o trabalho acaba em casa ou os problemas do lar são resolvidos no ambiente corporativo.

O homem moderno está cada vez mais ligado à vida profissional, e as empresas realmente exigem essa dedicação. Para alcançar sucesso na carreira, é fundamental abraçar os objetivos da empresa e trabalhar o tempo que for necessário para resolver problemas ou buscar melhorias. No entanto, para que tudo ocorra de maneira saudável é necessário que os dois lados da vida estejam em sintonia.

Para que seja possível esse equilíbrio muitas empresas buscam novos programas para aumentar a satisfação pessoal dos seus colaboradores, como a vida pessoal quanto a profissional estão ligadas, os resultados positivos aumentam profissionalmente e diminuem a insatisfação dos funcionários, uma vez que o lado e profissional são ligados.

Abaixo um estudo de caso feito na empresa Alpargatas S.A. que relata um programa para maior equilibro e suas repaginações ao longo da implantação.

Estudo de Caso:

Alpa Mexa-se

A Alpargatas S.A. é uma empresa brasiliera, líder no mercado de calçados em tem como suas principais marcas: Havaianas, Dupé, Mizuno, Meggashop, Osklen e Sete Léguas.

Assim como tende a proporcianar a qualidade de vida, o “life style”, a leveza e os bons momentos atráves de seus produtos em 2013 foi criado o programa Alpa Mexa-se.

O programa foi iniciado na Sede, que fica em São Paulo, nas fábricas de Campina Grande, Santa Rita e João Pessoa, seu objetivo era promover o bem estar através de clube de corridas, no ínicio se inscreveram 300 colaboradores. O programa foi dando certo e se expandiu para a fábrica de Montes Claros além deles, ganhamos mais 130 colaboradores onde já havia o programa e em 2016 ele chegou a última fábrica que faltava, em Carpina e tivemos 500 participantes.

O sucesso foi tanto que o RH (responsável pela criação do programa) resolveu repaginá-lo e atualiza-lo, o programa do objetivo não era mais apenas um clube de corrida e sim um incentivador ao esporte e a criação de hábitos mais saudáveis.

Com a repaginação o programa ganhou uma nova estrutura e novoc pilares: o Esporte, o Lazer e o Bem Estar.

O Bem Estar liga os dois pilares, com ele você consegue aumenta  equilibrio e a vida profissional de forma prazerosa, seja ela praticando esportes ou nas horas livres e longes do trabalhando, atráves da leitura, de passeios, viagens ou dando boas risadas com os amigos.

No esporte seus principais objetivos eram:

  • Promover o surgimento de novos talentos em diversas modalidades esportivas;
  • Desenvolver os valores positivos do esporte junto aos empregados: espírito de equipe, respeito, amizade, companheirismo, comprometimento e motivação;
  • Ampliar a integração social e a formação ética, a partir da competição saudável e do respeito às limitações físicas;
  • Incentivar a prática esportiva como meio para manter a saúde e o bem-estar físico e emocional.

Contendo ações fixas como: Torneios diversas modalidades esportivas, participação nos jogo industriais do Sesi, campeonatos de futebol e clube de corrida e caminhada. Além disso os colaboradores podem contar com profissionais da área de educação física que elaboram planilhas para treino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (195.4 Kb)   docx (117.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com