TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estresse e Frsutação

Por:   •  8/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 5

Matriz de atividade individual*

Módulo: 1 

Atividade: Individual

Título: As novas políticas de gestão de pessoas no meio de trabalho

Aluno: Daniele Nazareth Domingues

Disciplina: Adm. Recursos Humanos

Turma: GRHMEAD_T0062_0216_E1

Introdução

Com as grandes mudanças que ocorrem no mundo de hoje, a correria, o estilo de vida e a exposição a ambientes passam por mudanças bruscas, sendo o grande causador da ansiedade e depressão, levando as pessoas a terem algum tipo de sentimento de angústia. Cada pessoa reage de um jeito aos sintomas de estresse, dependendo do tempo, as pessoas podem desenvolver o sentimento de fuga/escape. Com esse sentimento, tomado por um tempo maior, podemos desenvolver a possibilidades de doenças mentais, ocupacionais e até doenças cardiovasculares.

O estresse é uma reação do nosso organismo com parcelas psicológicas, mentais, físicas e também hormonais, que quando surge à imposição de uma grande adaptação a um evento ou ocorrência de suma importância, ele é gerado.

Segundo MAGNÓLIA(2008), “o estresse é uma tensão física, psíquica e social negativa, que decorre de um esforço desmedido do indivíduo para responder determinadas exigências externa.” Do qual, o estresse pode ser o maior causador de tantos males, tanto físicos quanto psíquicos, sendo assim, o responsável por baixos rendimentos e ausência ao trabalho, as empresas vem buscando e se adaptando, aos novos modelos de gestão organizacional que atendem e diminuem o estresse no ambiente de trabalho.

Têm sido diagnosticados muitos problemas nas organizações atualmente. Essa atividade tem por objetivo averiguar e debater os principais impasses, sendo eles os quais que podem indicar a variação do trabalho na origem do estresse e da frustração.

Problemas causadores de estresse e frustração no trabalho

As empresas ou a maioria delas, hoje olham e discutem com outros olhos a questão da qualidade de vida de seus funcionários. Como é uma estrutura nova, muitas das empresas ainda se recusam a utilizar a metodologia de gerenciamento de pessoas, sendo primordial a integração entre pessoas, trabalhos em time e o bem estar de todos envolvidos, elevando com esses fatores, a qualidade dos seus produtos ou serviços, a satisfação dos colaboradores envolvidos com a produção dessa organização.  

 

Como exemplo, as principais causas de estresse no trabalho, podemos citar: mau humor do chefe ou de outros colegas; trabalhar sobre pressão (sendo inúmeras as pressões, resultados, medo de demissão); falta de suporte (técnicos e ferramentas) para o trabalho; trabalhar mais que o previsto/hora extra; trabalhar com o que não gosta, visando apenas o sustento próprio e de familiares; desmotivação; assédio moral. Podemos citar ainda que muito das vezes o ambiente não está propício para se realizar as tarefas designadas, sendo um local sem iluminação adequada; com pouca ventilação; espaço físico apertado; ruídos fortes; limpeza inadequada; também são fatores causadores de estresse que levam a uma frustação.

Sendo que, um conjunto de causas levam a uma insatisfação muito grande em um colaborador. Como a falta de reconhecimento dos chefes, o excesso de cobranças e responsabilidades, falta de meios para a realização das tarefas e a desvalorização salarial.

Modernas políticas de gestão de pessoas

Uma moderna Gestão de Pessoas, podemos dizer que constituí de três pontos de vista, sendo eles: as pessoas como parceiras da organização; as pessoas como seres humanos; as pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais. Sendo que a Administração de Recursos Humanos deve cooperar com a eficácia organizacional, trabalhando diretamente em conjunto, através desses meios: proporcionar competitividade à organização; administrar e impulsionar a mudança desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho; proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas; aumentar a auto-atualização e a satisfação das pessoas no trabalho; manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável; ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão.

A moderna política de gestão de pessoas é a incumbência gerencial que visa à participação das pessoas integradas com as organizações para a conquista dos objetivos sendo individuais ou organizacionais. Em miúdos, as empresas são instituídas pelas pessoas e sem elas não alcançam seus objetivos e nem cumprem as missões. As pessoas têm as empresas como meio de alcance de seus objetivos pessoais, profissionais, que sem o emprego e o conjunto elas não conseguiriam se sentir realizadas profissionalmente ou pessoalmente, ou seja, a empresa depende do colaborador e o colaborador depende da empresa. Podemos dizer que, ambos se integram e se interagem, buscando, trazendo e trocando experiências, informações, insumos, criação de ideias, crescimento pessoal e para a empresa. Sempre bom quando dentro de uma organização os colaboradores se sintam importantes e úteis, o que ocasiona a motivação e a melhora da performance individual e organizacional.

 

Cada empresa reflete um jeito de lidar com as pessoas, com a Gestão de Pessoas, sendo que hoje é de fundamental importância e elas já atentas a isso se posiciona da melhor forma, colocando o colaborador como o principal ativo, dando essa importância para que ele (colaborador) seja eficaz para conseguir alcançar seus objetivos individuais e organizacionais. Um colaborador pode ser o sucesso ou o fracasso da organização, se tratá-lo bem, será como fonte de sucesso trazendo consigo uma gama de objetivos, sendo eles variados para serem alcançados. Podemos citar a Gestão de Pessoas com seis básicos princípios para ser um conjunto interativo e dinâmico, sendo eles: princípios de aplicar pessoas; princípios de desenvolver pessoas; princípios de monitorar pessoas; princípios de recompensar pessoas; princípios de manter pessoas; princípios de agregar pessoas;.

Conclusão

Então, podemos concluir que ao falarmos de Administração dos Recursos Humanos, Gestão de Talentos, Gestão de Pessoas e outras variáveis não podendo deixar de citar que a empresa hoje está mais ligada ao ser humano “pessoas ou parceiros”, a saúde física, psíquica ligada há uma melhor qualidade de vida pessoal e profissional, que um ambiente adequado e integrado também faz a diferença para um bom desenvolvimento e pela busca de seus objetivos, metas e missões.

No entanto, para constatar que houve redução ou banimento das causas que levam ao estresse, trazendo a frustação e até mesmo a depressão, a adesão de novas práticas ou políticas modernas em Gestão de Pessoas se apresenta como essencial. Mesmo com tantas mudanças, as empresas já tem a ciência que o seu capital mais valioso é seu funcionário, e devem prezar pelo seu bem estar. As organizações que se tornarão mais competitivas, serão as que se mostrarem mais aptas e mantiverem os melhores ambientes e condições de trabalhos com a maior valorização de seus colaboradores e a motivação.  

Referências bibliográficas

Apostila FGV, Administração de Recursos Humanos, Vitor Paradela.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

FELIPPE, Maria Inês. Mudança nos valores do trabalho e a motivação. Disponível em: Acesso em: 23/fevereiro/2016.

MAGNÓLIA, Ana. Uma proposta para pesquisa e gestão da qualidade de vida no trabalho. Disponível em: . Acesso em: 23/fevereiro/2016.

MAGNÓLIA, Ana. Trabalho, estresse e depressão. Disponível em: Acesso em: 23/fevereiro/2016.

MOTTA, Paulo Roberto. Todo mundo se julga vitorioso, inclusive você: a motivação e o dirigente. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, jan./mar. 1986.

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (162.8 Kb)   docx (51 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com