TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FAYOL E AS TEORIAS

Por:   •  29/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria Clássica da Administração

(Segundo Fayol, Chiavenato, 2000)

Fayol via a organização como um corpo, o corpo empresarial a primeira coisa que ele definiu quando ele pensou em estudar gestão, foi que toda empresa é formada por seis funções, seis funções defini o funcionamento de uma empresa, defini como ela vai trabalhar e como ela vai funcionar.

(Segundo Fayol, Chiavenato, 2000)

Função Técnica é questão basilar da empresa, focada na atividade fim da empresa, na produção de produtos e bens e prestação de serviços, para que ela foi criada, uma indústria é para produzir, um comercio é para vender, um prestador de serviço prestar serviço, a função técnica esta ligada a isso, fazer e executar aquilo que a empresta esta propondo a fazer. Função Comercial é ligada a venda, atividade que vai colocar pra fora da organização àquilo que ela fabrica, aquilo que ela vende, está ligado à comercialização a divulgação aquilo que a empresa vende. Função Financeira ela faz gerencia do capital, onde conseguir recursos, contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa, ligada a gestão financeira da empresa, dia a dia da empresa, organização dos recursos financeiro da empresa. Função Contábil está ligada a questão de custos, definição de custos, balanço patrimonial, gestão patrimonial, inventario. Função de Segurança é a função que trabalha tanto quanto a segurança das pessoas quanto a segurança patrimonial. Função Administrativa vem pra permear todas as funções, pairando acima delas.

A visão de Fayol sobre as funções básicas da empresa está ultrapassada, hoje, as funções recebem o nome de áreas administrativas. (CHIAVENATO, 2000)

(Segundo Fayol, Chiavenato, 2000)

Foi definido o ato de administrar como. Prever, pensar a empresa pra frente, dar um rumo, um horizonte um cenário futuro. Organizar, ver o que é preciso pra colocar em pratica o que eu previ, se eu tenho recursos pra iniciar aquilo que estou prevendo. Comandar, começar o negócio, puxar a frente do negocio, começar o processo, vamos dar ritmo, orientar o pessoal. Coordenar, fazer com que a as engrenagens funcionem, ligar e unir os atos e todos os esforços coletivos. Controlar: verificação de todos os processos se ocorreu tudo certo, o que aconteceu de errado o que pode melhorar, de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.

(Segundo Fayol, Chiavenato, 2000)

A função administrativa não se encontra exclusiva no topo da empresa, muito menos é privilegio da diretoria, ela é distribuída proporcionalmente entre todos os níveis hierárquicos. Conforme se desce na hierarquia, mais aumenta as tarefas das outras funções da empresa e também a medida que se sobe na hierarquia mais aumenta a extensão e o volume das funções administrativas.

(Segundo Fayol, Chiavenato, 2000)

Foi elaborado 14 princípios da administração. Autoridade e responsabilidade quer dizer que  não existe você ter uma autoridade sem uma consequente responsabilidade. Disciplina é você seguir as regras da instituição, seguir as normas da instituição, estatuto da sua empresa, está de acordo com aquilo que a empresa rege e ser disciplinado. Interesse geral é você entender que o interesse coletivo é mais importante que o interesse individual. Unidade de comando uma pessoa só comenda, que é você ter apenas um chefe e responder apenas a ele. Unidade de Direção que as pessoas possam perceber que seu interesse pode estar inserido naquele objetivo, seguir o mesmo caminho, olhar pelo mesmo objetivo. Remuneração Pessoal a remuneração tem que ser justa de acordo com a responsabilidade que ele tem, se você tem mais funções que o outro você tem que ganhar mais, você tem que ser recompensado financeiramente pela sua responsabilidade pelo aquele cargo que ele traz. Centralização o poder da decisão era centralizado. Cadeia Escalar esta ligada por hierarquia, cadeia de autoridade dentro de uma organização. Ordem ligada ao layout da empresa, organizar o ambiente de trabalho para não ter desperdício de tempo e para o ambiente ser mais eficiente. Equidade tem que perceber que o gestor é justo e da oportunidade igual para todos. Estabilidade diminuir a rotatividade, criar condições para que as pessoas fiquem mais tempo na empresa e fazendo a mesma função, para que elas fiquem cada vez melhor naquela função. Iniciativa você trazer uma inovação, ouvir um pouco do que os funcionários tinham pra dizer e que eles não fizessem apenas o que foi lhe passados fazer algum a mais, não ficar parado fazer um pouco mais também. Espirito de Equipe buscar o máximo de energia, as pessoas se conhecendo, se respeitando e buscando um ambiente amigável com equidade o trabalho de equipe funcionaria e trocaria conhecimento uns com os outros. Divisão do Trabalho, dividir a empresa em setores e as pessoas ficarem especializadas naquela função e tenha um responsável pelo aquele setor e autoridade naquele setor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com