TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fato Social

Por:   •  3/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho Interdisciplinar: Filosofia e Sociologia

Nome: Roseli Tavares de Godoy

RU: 2321568

Polo: Divina Providência

Fato Social

Fato Social são formas de agir, pensar e de sentir, que se repetem em todos os membros de uma sociedade ou de uma comunidade específica. São comportamentos e hábitos que parecem emanar de nossa vontade pessoal, mas que na verdade são impostos. Assim segundo Durkheim  tendo como características a Coercitividade: quando o indivíduo sofre pressão, se sentindo obrigado a agir de determinada forma imposta pela sociedade. Exemplo: usar roupas bonitas porque a mídia, a sociedade estabelece isso. Exterioridade: quando o indivíduo age independente de sua vontade. Exemplo: obedecer as normas jurídicas. Generalidade: quando o indivíduo age conforme a maioria à sua volta. Exemplo: atitudes de um grupo em comum.

Ação Social

A ação social é um conceito motivado pela comunicação dentro da sociedade. Seus tipos são: Ação social racional com relação a fins: o que importa é o alcance dos objetivos e/ou resultados atingidos por seu agente. Exemplo: quando decidi me qualificar profissionalmente para o alcance de me satisfazer financeiramente. Ação social racional com relação a valores: relacionada com os princípios de seu agente, orientado por valores específicos. Exemplo: quando não aceitei dinheiro para mentir em uma audiência. Ação social afetiva: aquela definida pela reação emocional do sujeito quando submetido a determinada circunstâncias. Exemplo: quando  levantei da minha cama quentinha, mesmo com preguiça para levar remédio à minha filha. Ação social tradicional: que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados. Exemplo: quando participo todos os anos da ceia de natal com minha família, na casa dos meus pais.

Ética e Moral

[pic 2]

A diferença entre ética e moral é que a moral refere-se ao conjunto de normas e princípio que se baseiam na cultura e nos costumes de determinado grupo social, já a ética é o estudo e reflexão sobre a moral, que nos diz como viver em sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (63.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com