TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento Psicologia do Trabalho Bem Estar Social

Por:   •  21/5/2023  •  Resenha  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 5

1. Os Impactos do Suporte do Supervisor e de Estilos de Liderança sobre Bem-estar no Trabalho

MELEIRO, Amélia Regina; SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias. Os impactos do suporte do supervisor e de estilos de liderança sobre bem-estar no trabalho. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Org.), Anais do XXIX ENANPAD. Brasília: ANPAD. Retirado em, v. 1, n. 07, p. 2008, 2005.

Tema: O impacto da percepção de suporte do supervisor e também dos estilos de liderança sobre bem-estar no trabalho.

        As autoras se propuseram a medir o impacto causado nos trabalhadores quando estes percebem o suporte social no trabalho, bem como quando são capazes de perceber estilos de liderança que se preocupa com o bem estar. Para realizar esta investigação, partiram para uma pesquisa empírica com trabalhadores do setor bancário público e privado, partindo de duas dimensões:

a) satisfação no trabalho

b) comprometimento organizacional afetivo

        Para coletar os dados utilizou-se foi um questionário composto por quatro escalas. A intenção foi medir percepção de suporte do supervisor, estilos de liderança, satisfação no trabalho e comprometimento organizacional afetivo. 200 trabalhadores participaram da pesquisa, sendo 110 mulheres e 90 homens, dentre solteiros e casados. A pesquisa apontou que o nível de bem-estar no contexto de trabalho depende mais do apoio ofertado pelos supervisores do que dos estilos de liderança adotados pelas chefias.

        As autoras explicam que o bem estar no trabalho se apresenta a partir do bem estar subjetivo e do bem estar psicológico. Segundo elas o bem estar subjetivo nem sempre está ligado à realização pessoal, saúde ou outras coisas que objetivamente espera-se que traga a sensação de bem estar, mas “bem-estar subjetivo pode ser constituído por três dimensões: satisfação com a vida, presença de afetos positivos e ausência de afetos negativos” (p. 2), de modo que essas três dimensões juntas podem ser chamadas de felicidade. Colocam ainda que

As dimensões de bem-estar psicológico versam sobre os desafios impostos pela vida do indivíduo ao longo de seu desenvolvimento, sendo possível afirmar que os indivíduos que conseguem aprimorar cada uma das seis dimensões estariam se aproximando, gradativamente, do pleno funcionamento positivo (p.2).

        Fundamentadas no conceito de bem estar as autoras colocam que a satisfação no trabalho pode ser discutida e entendida de diferentes maneiras, portanto é preciso observar a literatura que se utiliza para a realização dos estudos. Colocam que a satisfação no trabalho é frequentemente abordada a partir da definição de Tamoyo (1998), que aponta que as principais dimensões a serem observadas são: “ satisfação com os colegas, satisfação com o sistema de promoções, satisfação com o salário, satisfação com a natureza do trabalho e satisfação com a chefia” (p.4). Colocam ainda que o comprometimento no trabalho é o que as organizações tem buscado.

Atualmente, uma das preocupações das organizações é buscar pessoas que não simplesmente estejam trabalhando para a obtenção de bons salários ou por benefícios imediatos, mas sim, pelo prazer de trabalhar, pelo significado que o trabalho tem para a sua vida. Existe hoje uma busca por pessoas que não trabalham só pelo salário ou pela carteira de benefícios, mas que trabalhem pelo prazer e pelo significado que o trabalho tem para a vida delas (p. 4)

        Sobre o suporte ofertado por parte das chefias as autoras explicam que está relacionado com a percepção que o trabalhador tem sobre como é visto, valorizado, orientado. Entretanto os trabalhadores podem ter uma visão negativa quando o supervisor está muito próximo oferecendo ajuda ou orientação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com