TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento de Estudo de Caso

Por:   •  21/5/2020  •  Resenha  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE CONTROLADORIA E FINANÇAS

Fichamento de Estudo de Caso

Almerindo Ribeiro de Souza

Trabalho de Análise de Inv. em Ações e Fundos;

                                                 Tutor: Prof. Cláudio Cavalcanti de Carvalho

Rio de Janeiro, RJ

2020

Estudo de Caso de Harvard: Santander Consumer Finance

Referência: TRUMBUL L, Gunnar, CORSI, Elena, BARRON, Andrew. Santander  

Consumer Finance – 712-P 04.

Texto do Fichamento:

Podemos notar que o estudo de caso do Santander Consumer Finance, define e explica quais foram as principais estratégias utilizadas que levaram ao crescimento de forma ordenada a empresa em questão. Dado crescimento meteórico dos últimos 5 anos a empresa viu a necessidade de um planejamento mais sofisticado e bem mais longo, dentro desse meio tempo Juan Rodríguez Inciarte que era CEO na empresa e nota a oportunidade de expansão de empresas de financiamentos ao consumidor no mundo e junto com esse objetivo ele busca o domínio do mercado europeu.

Com isso, começou a vender franquias de seus negócios em outros países e adquirindo outras franquias em diversos países da Europa. Contudo, com a expansão de seus negócios em ascensão foi preciso organizar a sua divisão e também estar atento ao impacto da marca que ocasionou uma integralização de diferentes marcas em uma e se tornando o Santander Consumer Finance, algo muito relevante para empresa que acabou por centralizar todas as relações financeiras e dados de clientes e com isso podendo alcançar um alto percentual de lucro total do banco e também atuar em vários países com a nova bandeira. Com o crescimento da manufatura de bem duráveis a empresa pode gerar visibilidade para o serviço de financiamento na sociedade moderna.

Como todo crescimento e expansão que a empresa estava passando, a empresa não poderia deixar de avaliar seus riscos com investimentos algo que era muito variável de acordo com a região em que atuava. Em determinada regiões, como na Europa, o risco era bem menor em relação aos EUA onde o índice era muito maior, pois não havia a preocupação em pagar juros de financiamentos. Cada região tinha a sua independência em negociar as taxas de custos de financiamentos e a aquisição de instituição local eram feitas pelas joint ventures, que acarretou em trazer ao consumidor a confiança para negociar, pois haviam algo em comum com as duas partes, cultura, idiomas eram umas delas, com isso os clientes tinham preferências pelos fornecedores locais.

Dado isso podemos verificar no estudo de caso que alguns países as taxas de juros eram limitadas pelo governo como estratégia de controlar o mercado interno. No entanto, foi criado uma maneira de deixar o consumidor mais informado sobre os juros que seriam cobrados, assim como a proibição de pagamento antecipado ou cancelamento de contratos, com tudo isso para que o consumidor não fosse lesado durante o processo a União Europeia exigiu um pouco mais de transparência nessa relação.

Financiamentos de veículos e eram os principais serviços demandados pelo Santander Costumer Finance a abordagem para o serviço variava bastante de acordo com o mercado consumidor. Com a expansão do mercado, a revenda online tomou uma grande proporção, pois além de adquirir o produto com mais tranquilidade e conforto a empresa conseguia atingir diversos veículos de informação, e uma indução a compra por parte do cliente. Neste tipo de negócio é fundamental a rapidez nas negociações e que o cliente saia com eu produto, pois a concorrência neste tipo de mercado é muito grande. Contudo, mesmo com toda autonomia das empresas, diversas função são centralizadas afim de manter um retorno de informações único referente ao serviço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (44.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com