TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Filme Amor Sem Escalas

Por:   •  27/4/2017  •  Resenha  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O filme Amor sem escalas é estrelado por George Cloney e retrata muito bem alguns elementos que constituem as organizações e das pessoas que fazem parte dela. Em muitas cenas do filme percebemos a presença de elementos como: Motivação, liderança, cultura organizacional, mudança organizacional, grupos sociais e saúde mental.

O personagem de George Clooney, Ryan Binghan, tem o emprego dos tempos atuais. Seu trabalho consiste em viajar pelos EUA demitindo pessoas de seus trabalhos. Geralmente o patrão não tem coragem de fazer isso ele mesmo e paga a firma onde Binghan trabalha.

Despedir pessoas está longe de ser o melhor emprego do mundo, mas ele está longe de estar insatisfeito com sua vida. A vida dele é essa rotina de trabalho. Aeroportos e hotéis o fazem se sentir em casa muito mais do que quando ele está em sua própria casa. Ele não tem casa na verdade, ele tem um endereço para correspondência. Assim como não tem escritório, tem um endereço onde seu chefe tem um escritório. A vida de Binghan, pessoal e profissional, está no céu, entre um voo e outro. Ele da palestra de como evitar os relacionamentos, usando uma mochila vazia como exemplo, simbolizando que a pessoa deve ter uma vida sem compromissos. Para preservar sua vida profissional, ele não cria vínculos afetivos com família, amigos, colegas de trabalho e conjugal. Além disso, ele aproveita a chance de poder viajar bastante para acumular milhas. Existe um número mágico que ele pretende alcançar.

Seu estilo de vida é ameaçado com a chegada de Natalie Keener na empresa. Ela tem um planejamento de cortar as viagens dos agentes. Ao invés de viajarem, eles fariam a demissão através de um webcam, cortando os custos de viagem e hospedagem. Claro que Binghan se opõe. Ele tem uma "arte" no que faz serviço que não pode ser reproduzido pela câmera. Ele acaba sendo obrigado a levar a novata para aprender mais sobre o trabalho.

Clooney está perfeito em seu papel. Ele é aquele cara que você encontra, conhece, gosta e depois nunca mais o vê na vida. Talvez não vá nem se lembrar de seu nome. Ele é agradável em seu estilo "descartável", coisa que faz questão de ser. Isso, claro, simbolizando que a pessoa deve ter uma vida sem compromissos. Mesmo sua amante (Vera Farmiga) também tem seu estilo de viajar sempre. Eles se encontram quando suas agendas de viagem batem. Oposto a eles está Natalie, uma recém-formada cheia de vida que acha que pode conquistar o mundo.

A deficiência de Ryan não era somente no relacionamento social no trabalho, mas na família também, ele se exclui das pessoas e dele mesmo. Ele chegou a  trabalhar 322 dias do ano viajando e 43 dias que não se inseria em nenhum grupo social, até perceber que conviver com outras pessoas era muito mais importante do que seu trabalho.

CONCLUSÃO

O filme é caracterizado por diversas demissões, e que a forma como elas ocorrem causam angústia nos indivíduos, onde a saúde mental pode ser afetada, desenvolvendo problemas como depressão, entre outros transtornos, o próprio filme mostra uma cena em que o chefe de Ryan, o questiona sobre a demissão de uma senhora que apresentava sinais de depressão, e após ser demitida a mesma cometeu suicídio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com