TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fluxo de Caixa

Por:   •  11/5/2016  •  Artigo  •  3.253 Palavras (14 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 14

FLUXO DE CAIXA

RESUMO

O objetivo deste estudo é avaliar a importância do fluxo de caixa como ferramenta de controle de finanças e planejamento de ações nas tomadas de decisões na gestão empresarial das pequenas empresas. Aponta-se as conceituações de fluxo de caixa, as fontes principais, a relevância enquanto recurso de planejamento de vendas e outras atividades empresariais. A metodologia orientou-se pela pesquisa bibliográfica com base em artigos e livros que tratam sobre o fluxo de caixa no controle financeiro. Conforme resultados o fluxo de caixa é um demonstrativo contábil de fácil entendimento pelos diversos tipos de usuários em contabilidade empresarial e evidenciam as informações relevantes sobre os fluxos de caixa futuros favorecendo uma cenarização para as tomadas de decisões.

Palavras-Chave: Fluxo de Caixa, Finanças, Tomada de Decisões, Controle.

ABSTRACT

The objective of this study is to evaluate the importance of cash flow and financial control tool and action planning in decision-making in business management of small businesses. It points up the concepts of cash flow, the main sources, the relevance as sales planning resource and other business activities. The methodology was guided by the literature based on articles and books dealing on cash flow in the financial control. As results the cash flow is an accounting statement easy to understand the various types of users in corporate accounting and show the relevant information about future cash flows favoring cenarização for decision making.

Keywords: Cash Flow, Finance, Decision Making, Control.

1 INTRODUÇÃO

A temática do estudo trata da relevância do fluxo de caixa como estratégia na formalização do processo de planejamento econômico e financeiro na análise dos resultados, e ao mesmo tempo, fornece parâmetros confiáveis para a tomada de decisões.

O controle contábil e o planejamento financeiro permitem aos gestores uma visão da empresa e do mercado em que atua e um grande avanço na prática da gestão para prever as dificuldades que podem surgir num futuro e as formas de lidar com as incertezas (THEÓFILO, 2000).

O planejamento e o controle contábil devem ser funções e atribuições da estrutura organizacional, ligadas aos aspectos financeiros que serve, antes de tudo, para nortear as decisões por que permitem profundo conhecimento da estrutura empresarial, e de mercado (SELL, 2005).

A crescente necessidade das empresas em buscarem instrumentos que as auxiliem no planejamento e controle de seus recursos para que estes sejam usados de maneira adequada, a fim de salvaguardar a atividade empresarial e alcançar o objetivo almejado pela empresa. O sucesso empresarial demanda cada vez mais o uso de práticas financeiras apropriadas.

A problemática do estudo envolve o pressuposto de que as pequenas empresas tem grande dificuldade de manter o controle interno contábil e o planejamento financeiro que ajudam nos casos de crises no mercado, como aumento do índice de inadimplência e redução de vendas.

O fluxo de caixa oferece as informações internas e funciona como um sistema de informações: transacionais, gerenciais, de apoio à decisão, permitindo mensurar a estrutura patrimonial, analisar os fins lucrativos e suas atividades operacionais, a partir de relevantes informações, necessárias para se administrar com competência à entidade financeira (ZDANOWICZ, 1998).

O estudo realizado delimita-se ao uso do fluxo de caixa como ferramenta de gestão na pequena empresa para o desenvolvimento de ações de planejamento e controle financeiro. Sem essa ferramenta contábil funcionando adequadamente, a gestão empresarial corre o risco de perder o controle sobre o endividamento (GAZZONI, 2003).

O objetivo deste estudo é identificar a importância do fluxo de caixa como controle de finanças e planejamento de ações na tomada de decisão na gestão empresarial. Pretende-se apontar as conceituações de fluxo de caixa, as fontes principais, sua relevância enquanto instrumento de planejamento de vendas e recebimentos, compras e relações com fornecedores, à noção de administração de finanças e os benefícios esperados ou alcançáveis para o bom gerenciamento financeiro.

A metodologia da pesquisa orientou-se pela pesquisa bibliográfica com base em fundamentos de autores sobre planejamento financeiro e controles contábeis nas organizações como estratégia para a gestão empresarial.

Assim a hipótese de estudo aponta que o fluxo de caixa como uma demonstração para o apoio da gerência com projeções das movimentações financeiras para os períodos futuros, favorecendo o planejamento para as tomadas de decisões de investimentos, financiamentos, distribuição de recursos, etc.

2 CONCEITO DE FLUXO DE CAIXA

Podemos definir Fluxo de Caixa como sendo o instrumento que relaciona o montante de entradas e saídas de recursos financeiros na empresa em um determinado período.

Conforme relata Zdanowicz (1998, p. 23):

Fluxo de caixa é o instrumento que relaciona o futuro conjunto de ingressos e de desembolsos de recursos financeiros pela empresa em determinado período. Consiste na representação da situação financeira de uma empresa, levando em conta todas as fontes de recursos e todas as aplicações na atividade produtiva, bem como em investimentos.

Segundo Sá (1998, p. 03):

O Fluxo de Caixa apresenta-se como uma ferramenta de aferição e interpretação das variações dos saldos do Disponível da empresa.É o produto final da integração do Contas a Receber com o Contas a Pagar, de tal forma que, quando se comparam as contas recebidas com as contas pagas tem o fluxo de caixa realizado, e quando se comparam as contas a receber com as   contas a pagar, tem-se o fluxo de caixa projetado.

Nesta perspectiva, Assaf Neto e Silva (1997, p. 35) ressaltam que conceitualmente,

O fluxo de caixa é um instrumento que relacionam os ingressos e saídas (desembolsos) de recursos monetários no âmbito de uma empresa em determinado intervalo de tempo. A partir da elaboração do fluxo de caixa é possível prognosticar eventuais excedentes ou escassez de caixa, determinando-se medidas saneadoras a serem tomadas.

Diante dos conceitos abordados, destacam-se a importância do fluxo de caixa como ferramenta de apoio às decisões empresariais em um ambiente cada vez mais competitivo, na medida e que favorece a aplicação de recursos disponíveis com a máxima eficiência torna-se cada dia difícil, tem-se no fluxo de caixa em elenco de informações que auxiliam os gestores nesta árdua tarefa de administrar as empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (138.3 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com