TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fluxo de Caixa

Por:   •  17/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 6

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Neste capítulo serão abordados temas teóricos que fundamentam a elaboração deste trabalho focando na administração financeira de pequenas empresas.

3.1Gestão financeira

Os recursos financeiros compreendem os recursos na forma de capital, fluxo de caixa, investimentos, aplicações, empréstimos, financiamentos, entre outros.

De acordo com Padoveze (2015, p.26) “gestão empresarial é segmentada em três aspectos: o operacional, o econômico e o financeiro.”

        As operações que envolvem questões de prazos de pagamentos e recebimentos são as que característica a gestão financeira, mas é algo superficial das atividades que se aprofunda ainda mais.

Segundo Bittencourt e Palmeira (2012, p.3), a gestão financeira “é um conjunto de atividades administrativas que envolvem as bases da administração, planejamento, análise e controle, com o objetivo de maximizar os resultados econômicos e/ou financeiros gerados pelas operações empresariais”.

 Biscain (2012) também afirma que é impossível uma organização sobrevier sem executar uma gestão financeira apropriada.

Segundo Biscain (2012) gestão financeira trata-se de uma tarefa e responsabilidade que abarca o passado, o presente e o futuro. Em primeiro lugar, uma boa gestão financeira exige que seja mantido um registo de todo o dinheiro que a sua organização já recebeu ou gastou (o passado).

Por tanto a gestão financeira possui funções de atividades que são segundo    Bittencourt e Palmeira (2012) “a operação e controle dos recursos financeiros; determinação das necessidades dos recursos financeiros; captação de recursos externos de forma eficiente; e aplicação e equilíbrio adequados na perspectiva da eficiência e rentabilidade”.

Atualmente uma Gestão Financeira eficaz é um fator crítico para o sucesso de uma empresa, assim sendo segundo Silva (2013, p.25) “a função financeira veio a ser enriquecida com a preocupação ao nível das decisões”. Por tanto a necessidade de decisões mais assertivas, pode-se gerar o possível sucesso da empresa.

Para então realizar uma gestão financeira eficaz Biscain (2012, p16) mostra como deve ser realizado o processo de três maneiras que são planear, executar e rever

  1. Planear: Ajuda-o a identificar os objetivos da organização para o futuro, de quanto dinheiro irá precisar para alcançar esses objetivos e como ou onde encontrará recursos financeiros suficientes para alcançar esses objetivos e manter a organização em atividade no futuro.
  2. Executar: Integra diversos passos: 1 Fixar uma política: A organização deve decidir quais as normas e procedimentos que devem ser seguidos para assegurar que o dinheiro seja gasto prudente e seguramente; 2. Fixar as atribuições: A organização deve decidir a quem será permitido a gastar dinheiro, quanto lhe será permitido gastar e quando o poderá gastar. É importante também decidir quem pode vincular a organização do ponto de vista financeiro; 3. Fixar a responsabilidade: Há que decidir quem é responsável pelos recursos financeiros da organização. É importante que a responsabilidade pelo dinheiro da organização seja assumida por uma determinada pessoa ou pessoas. Nem todos podem estar encarregues das finanças.
  3. Rever: Esta atividade envolve: 1. Registar a informação financeira – função do tesoureiro; 2. Preparar demonstrações financeiras; 3. Analisar as demonstrações financeiras; 4. Reporte financeiro.

Mas para que todas essas funções sejam realizadas com eficiência é recomendado que a empresa possua uma pessoa específica para realizar estes processos sendo o gestor financeiro da empresa.

3.2 Gestor Financeiro

Toda empresa necessita em alguns momentos efetuar decisões financeiras, tanto de investimentos ou financiamentos, e este é um processo que é realizado continuamente dentro de uma organização, as decisões mal feitas podem acarretar em grandes prejuízos para uma empresa. Essas decisões são tomadas pelo gestor financeiro da empresa, responsável em desempenhar estas funções dentro dela de alcançar o objetivo de maximizar sua riqueza com o menor risco possível.

Portanto o gestor financeiro tem um papel importante nas empresas pois segundo Hoji (2011, p.17) cabe ao gestor financeiro (ou administrador financeiro) planejar e controlar os recursos financeiros, e orientar qual a melhor forma de conduzir os recursos de longo e a curto prazo.

Sendo assim pode-se observar que de acordo com Santos (2011, p.8),

                        as atividades do gestor financeiro têm como base de estudo realizar as análises dos dados retirados dos relatórios financeiros sejam eles balanços patrimoniais, demonstrações de resultados ou fluxo de caixa da empresa que reflete a atual situação do seu saldo disponível para atividades de investimento e financiamentos em novas áreas.

De acordo com Hoji (2011), todas as atividades de uma empresa que desempenhe e formação de recursos devem ser conduzidas para geração de lucro. Cabendo ao gestor financeiro desenvolver tais funções:

  1. Análise, planejamento e controle financeiro: consiste em coordenar, monitorar e avaliar todas as atividades da empresa (operações, investimentos e financiamentos), bem como a participar ativamente das decisões estratégicas, planejando as atividades da empresa no longo prazo, mensurando os riscos em relação do esperado.
  2. Tomadas de decisões de investimento: está associado a destinação dos recursos financeiros para aplicação em ativos circulantes e em ativos realizáveis a longo prazo e permanentes, mensurando a ralação risco-retorno dos capitais alocados.
  3. Tomada de decisões de financiamento: estão associadas à captação de recursos financeiros para financiamentos de ativo circulantes e não circulantes, considerando a ligação entre financiamentos a curto e longo prazo e o custo de capital.

Sendo assim, além de ter uma visão clara da empresa, o gestor financeiro precisa obter informações do mercado e de seus concorrentes a fim de tomar as melhores decisões de acordo com a realidade da empresa, essas decisões estão diretamente ligadas ao capital de giro que a empresa necessita.

3.3 Administração do Capital de Giro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com