TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Futuro antes dos outros

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

No decorrer dos anos, as inovações nos mais diversos campos da indústria, tecnologia, educação e política têm acontecido meteoricamente. O que é novidade hoje em pouco tempo certamente poderá tornar-se obsoleto. Em quase tudo se tem notado processos constantes de transformação. Contudo, a ferramenta antiga chamada planejamento não perde lugar neste cenário. A cada ano as faculdades procuram destacar este elemento fundamental da gestão com vias a preparar profissionais qualificados para o mercado de trabalho. O objetivo desta pesquisa é mostrar as definições de planejamento de três importantes eruditos da área e destacar os tipos de planejamento mais comuns aplicáveis a nossa realidade.

2. DESENVOLVIMENTO

Segundo Chiavenato, “planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível. Trata-se pois de um modelo teórico para a ação futura.” (Chiavenato, Administração: teoria, processo e prática, 2010, p. 138). E de acordo com este mesmo autor, “planejar significa interpretar a missão organizacional e estabelecer os objetivos da organização, bem como os meios necessários para o alcance desses benefícios com o máximo de eficácia” (Chiavenato, Administração nos novos tempos, 2010, p. 190). Já para Montana e Charnov, “o planejamento é um elemento extremamente importante de cada tarefa do gerente, seja do ponto de vista empresarial ou do seu conjunto pessoal de responsabilidades do cotidiano”. (Montana e Charnov, 2006, p.117). “O planejamento, segundo eles, envolve (1) escolher um destino, (2) avaliar rotas alternativas e (3) determinar o curso específico para alcançar o destino escolhido.” “O planejamento é uma disciplina que pode ajudar os gerentes a analisarem cuidadosamente as questões e os problemas e a conceberem alternativas para lidar com as questões e superar os problemas” (Idem, p.117). Samuel G. Certo apresenta outra definição de planejamento ao dizer que o mesmo “é o processo de determinar como a organização pode chegar onde deseja e o que fará para executar seus objetivos” (Certo, 2003, p. 103). Embora cada um desses autores defina planejamento com palavras diferentes, percebermos que os mesmos estão de acordo nos que se refere a importância desse elemento para uma corporação.

Tipos de planejamento de acordo com Chiavenato (Chiavenato, PLT, 139,140): Planejamento estratégico: “é o planejamento mais amplo e envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto”. É projetado para o longo prazo: seus efeitos e consequências estendem-se por vários anos. Envolve a empresa como uma totalidade: abrange todos os seus recursos e áreas de atividade e preocupa-se em atingir objetivos globais da organização. É definido pela cúpula da organização: situa-se no nível institucional, corresponde ao plano maior aos quais todos os demais planos estão subordinados. É voltado para a eficácia da organização: alcançar seus objetivos globais, apresentar resultados. Esse é o sentido da excelência organizacional.

Planejamento tático: “é o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização”. Cada unidade organizacional deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico. É projetado para o médio prazo: em geral corresponde ao exercício anual ou fiscal da empresa, isto é, 12 meses. Envolve cada departamento ou unidade da organização: abrange seus recursos específicos e preocupa-se em atingir objetivos departamentais. É definido no nível intermediário da organização: para cada departamento ou unidade da empresa. É voltado para a coordenação e integração: diz respeito às atividades internas da organização.

Planejamento operacional: é o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular. É projetado para o curto prazo: para o imediato e normalmente lida com o cotidiano e com a rotina diária, semanal e mensal. Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente: preocupa-se com o alcance de metas especificas. É voltado para eficiência: na execução das tarefas ou atividades. Fazer bem feito e corretamente. Isso compõe a chamada excelência operacional.

Tipos de planejamento conforme Montana e Charnov (Montana e Charnov, 119-129):

Planejamento estratégico: no campo do planejamento estratégico, a questão básica é em que ramo está a entidade ou a organização. Seu prazo é usualmente longo, cinco anos. Questão básica: em que ramo estamos? Processo: provavelmente envolve diversos altos executivos. Resultados: uma declaração genérica que define por escrito os acordos obtidos no processo de planejamento;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com