TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GERENCIAMENTO DA QUALIDADE COMO EFICÁCIA NO PROJETO

Por:   •  27/10/2021  •  Monografia  •  5.793 Palavras (24 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

[pic 2]

MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS CORPORATIVAS

     GERENCIAMENTO DA QUALIDADE COMO EFICÁCIA NO PROJETO

GUARULHOS

2020

[pic 3]

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE COMO EFICÁCIA NO PROJETO

Trabalho de conclusão de curso, apresentado à Universidade São Judas, com objetivo de obtenção de título de especialista, no curso da pós-graduação “lato sensu” em MBA em Controladoria e Finanças Corporativas.

Orientador: Antoninho Valdambrini

GUARULHOS

2020

AGRADECIMENTOS

Agradeçemos a Deus, pois sem ele nao teríamos forças para essa longa jornada . Agradecemos também aos nossos familiares, professores e colegas que nos apoiaram, em especial ao nosso orientador Antonio  Valdambri por toda paciência na elaboração desse projeto.

A presente monografia irá abordar a questão da qualidade de gerenciamento de projetos, vamos discorrer um pouco sobre o crescimento de Micros e Pequenas empresas atualmente no Brasil, vamos analisar de forma abrangente a ligação do empreendedorismo e o gerenciamento de qualidade nos projetos desses MEI’s, tendo em vista essa nova era da informação e a crise brasileira, coletando dados estatísticos que nos levem um conhecimento da gestão  de projetos e assimilação das práticas de  controladoria financeira.

O foco na problemática consiste em contribuir  na melhoria contínua dos processos de gestão de projetos, tendo em vista que será um estudo analítico baseado em artigos científicos retirados da internet.

Palavras Chaves: Gestão, Planejamento, Qualidade, Kaizen e 6 sigma.

This monograph will address the issue of project management quality, we will talk a little about the growth of Micros and Small companies currently in Brazil, we will comprehensively analyze the link between entrepreneurship and quality management in the projects of these MEI's, taking in view of this new information age and the Brazilian crisis, collecting statistical data that bring us a knowledge of project management and assimilation of financial controllership practices.

The focus on the issue consists of contributing to the continuous improvement of project management processes, considering that it will be an analytical study based on scientific articles taken from the internet.

Keywords: Management, Planning, Quality, Kaizen and 6 sigma.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – PDCA        20


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        8

1.1        PROBLEMÁTICA E METODOLOGIA        9

1.2        JUSTIFICATIVA        9

1.3        OBJETIVOS        10

1.3.1         Objetivo Geral        10

1.3.2        Objetivos Específicos        10

2.        PROJETO        10

3.        EMPREENDEDORISMO BRASIL        14

4.        PROCESSO QUALIDADE        15

4.2        FERRAMENTA DA QUALIDADE        17

4.3        P.D.C.A.        18

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

6.        REFERÊNCIAS        25

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho consiste em ressaltar a necessidade de garantir que um projeto seja executado dentro do que foi previsto e que ele cumpra com os principais requisitos de custo, escopo, prazo e qualidade, fazendo com que as empresas procurem cada vez mais alternativas para garantir o sucesso de seu negócio, buscando sempre uma vantagem competitiva diante da concorrência.

É fundamental realizar a garantia da qualidade do projeto com objetivo de auditar os requisitos e os resultados das medidas de controle da qualidade, para que os padrões apropriados em conjunto com as definições operacionais estejam sendo usados.

Realizar a garantia da qualidade é a base para o processo de melhoria contínua. Muitas vezes não é possível contar com todas as informações necessárias para garantir uma boa performance no projeto. Sendo assim, é comum utilizarmos algumas suposições, considerando os riscos do projeto.

O risco está presente em toda e qualquer operação, pois sempre existe a possibilidade de que fatores inesperados e adversos possam correr e inviabilizar o comprimento da obrigação estabelecida. Por esse motivo, o gerenciamento da qualidade no projeto deve ter um acompanhamento periódico de todo o processo visando minimizar impactos nas operações.

O gerenciamento da qualidade consiste no conjunto de processos para planejar, gerenciar e controlar os requisitos de qualidade do projeto. Conceituemos a qualidade como, a medida de quanto um projeto atende aos requisitos especificados no escopo.

Os requisitos, no entanto, consiste nas características e capacidades que o produto resultante de um projeto precisa ter para atender às expectativas e necessidades das partes interessadas.

O trabalho à seguir vai falar da qualidade como uma ferramenta de gerenciamento voltada para a eficácia do trabalho, conforme o desenvolvimento adentraremos em alguns pontos de conflitos, cujo será a problemática que o tema envolve.

O Planejamento Empresarial é importante para vários fatores: estruturação da resolução de problemas, busca de soluções com eliminação de retrabalhos e desperdícios, o que resulta na economia de recursos, direcionamento e alocação de recursos de forma correta e sem desperdícios, dentre outros fatores. GONÇALVES, (2014, p.45).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)   pdf (339.7 Kb)   docx (197.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com