TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIAMENTO DE CUSTOS EM PROJETOS: Planejamento Orçamentário Corporativo

Por:   •  2/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 6

                                                                                                                                             

                                                                                                                                             [pic 2]

        

TRABALHO DE

GERENCIAMENTO DE CUSTOS EM PROJETOS:

Planejamento Orçamentário Corporativo


Índice

Grupo........................................................................................................................................................03

1. Introdução.............................................................................................................................................04

2. POC – Planejamento Orçamentário Corporativo..................................................................................04

3. Conclusão.............................................................................................................................................05

4. Referências...........................................................................................................................................05

Grupo

  1. Introdução

O presente resumo/trabalho tem como tema o planejamento orçamentário empresarial, cujo objetivo, nas empresas, é de acompanhar o orçamento e o aumento do controle de custos e, consequentemente, a manutenção da margem de lucro.

O texto aborda também as definições e principais ferramentas do POC, bem como, as ações focadas em seu planejamento. E ao longo da leitura, perceberemos como o planejamento orçamentário está baseado na flexibilidade, na capacidade de mudanças e em como as organizações podem converter estes elementos em uma ferramenta de negócio auxiliando-os a organizar, controlar e comunicar as metas estabelecidas para toda a empresa.

Usando as ferramentas certas e contando com a tecnologia da informação é possível ver os resultados através de indicadores e assim tomar as melhores decisões rumo aos objetivos financeiros traçadas pela organização.

  1. POC – Planejamento Orçamentário Corporativo

O Planejamento Orçamentário Corporativo (POC) é conhecido como orçamento em muitas corporações, sendo também reconhecido pelo termo em inglês “Budget”.

 A técnica de provisão tem algumas premissas, muito similares entre as organizações e o que a diferencia muitas vezes são, entre outros, a forma de visualização dos resultados, a forma de revisão e de acompanhamento do orçamento durante o ano de competência.

Geralmente a composição do Budget corporativo é o resultado do estudo de todas as áreas da corporação, avaliando receitas e despesas, riscos e atrelando desafios de metas para crescimento do faturamento, bem como, redução das despesas de forma geral. Além disso, visa estabelecer metas de vendas maiores com menor custo e/ou despesas de produção, sem abrir mão da qualidade na entrega do produto e/ou serviço final.

  O resultado anual em linhas gerais, pode ser avaliado, sob alguns critérios, dos quais os mais conhecidos são:

 EBITDA = Lucro, antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.

 EBIT = Lucro, antes dos Juros e Tributos, ou seja, considera os efeitos de depreciação e amortização.

O Lucro operacional esperado, geralmente é definido Top / down (De cima para baixo), onde a alta direção, desenha a estratégia para corporação para o ano posterior e sob estas definições os departamentos, se mobilizam para iniciar os estudos para redução de despesas internas e iniciam a estratégia para aumento da receita.

O orçamento é realizado com estudos de cada competência, dentro da corporação, olhando para o “retrovisor” (ano anterior) de forma a identificar o que se gastou, perdeu, produziu, ganhou, atrelado a estratégia da corporação para o ano posterior, considerando a curva de inflação no período para atualização monetária.

 A princípio, geralmente se analisa despesas fixas, tais como: alugueis, água, luz, IPTU, telefone, tributos, taxas e outros; bem as receitas fixas, tais como: contratos de longo prazo, clientes fiéis, etc.

 Posteriormente, se avalia as oportunidades de aumento de lucro e/ou optimização em cada setor.

 O Rh, por exemplo, tem que dimensionar, quantas demissões acontecerão durante o ano, quanto será gasto com rescisão, quanto será gasto com treinamento, dissidio coletivo, férias, décimo terceiro, afastamento novas contratações, benefícios, tais como: vale alimentação, refeição, condução, etc; enfim, cada departamento detalha ao máximo suas ações.

 A área Administrativa e/ou Facilities, geralmente é responsável pelas despesas fixas, tais com: alugueis, contratos com empresas terceirizadas, água, luz, telefone, manutenção, obras e geralmente sua meta está atrelada em como gastar menos.

Á área comercial é estratégica e geralmente conhece com detalhes o negócio e desenha as possibilidades para agregar mais receita ao ano posterior.

Estes são apenas alguns exemplos de departamentos importantes, todavia o exercício de realização do orçamento é efetuado por centro de custo (departamento) e a cada planilha preenchida e/ou sistema; o cenário muda, demostrando um novo indicador de lucro operacional para o ano que vem pela frente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (406.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com