TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento da Comunicação

Por:   •  1/12/2017  •  Artigo  •  15.701 Palavras (63 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 63

SUMÁRIO

Resumo        5

Abstract        6

Agradecimentos        7

1. introdução        10

1.1 PROBLEMA DA PESQUISA        11

1.2 OBJETIVO GERAL        12

1.3 OBJETIVOS EPECÍFICOS        12

1.4 JUSTIFICATIVA        12

1.5 METODOLOGIA        13

1.6 ESTRUTURA DO TRABALHO        14

2. DESENVOLVIMENTO        15

2.1 GERENCIAMENTO DE PROJETO        16

2.2 COORDENAÇÃO DE PROJETO NA CONSTRUÇÃO CIVIL        22

2.3 TERCEIRIZAÇÃO        25

2.4 GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES        28

2.5 A COMUNICAÇÃO        32

2.6 A COMUNICAÇÃO na construção civil        36

3. pROPOSTA DE PLANO PARA O GERENCIAMENTO DA COMUNICAÇÃO        40

3.1 PLANEJAMENTO DAS COMUNICAÇÕES        41

3.2 dISTRIBUIÇÃO DAS INFORMAÇÕES        42

3.3 GERENCIAMENTO/CONTROLE DAS INFORMAÇÕES        43

4. CONCLUSÃO        49

4.1 possíveis desdobramentos        50

5. referências bibliográficas        51


1. introdução

A gestão de comunicação de projetos tem como finalidade a uniformidade entre o desenvolvimento das atividades de um projeto, o aperfeiçoamento dos seus recursos humanos e o cumprimento do tempo programado. O uso da comunicação de forma consciente e correta contribui para que uma equipe produza de forma eficiente as suas atividades de maneira que no final o projeto atinja o resultado esperado pela empresa.

Segundo informa Hugo (2010) a comunicação é um processo que envolve muitos aspectos, dentre eles troca de informações, que está diretamente relacionada à cultura e à percepção do outro, podendo ser interpretada, muitas vezes, de forma diferente do que se propôs o comunicador. Num ambiente de projetos, principalmente na construção civil, onde há um envolvimento de várias pessoas, de diversas áreas e formação, a comunicação deve ser efetiva, clara e simples.

No gerenciamento de projeto a estratégia de comunicação é de fundamental importância para o bom desenvolvimento do mesmo, pois um bom planejamento de comunicação minimiza atritos e divergências, bem como fornece suporte de informações a todas os integrantes envolvidos. Esclarece Jesus (2014) que a ausência de comunicação em uma equipe que não possui uma reciprocidade e ao mesmo tempo são indispensáveis para o bom andamento do processo pode acarretar desentendimento das pessoas, não cumprimento de prazo, bem como das tarefas a serem executadas.

O gerenciamento da comunicação de projeto busca assegurar que toda a informação do projeto, incluindo planos de projeto, avalições de risco, anotações, etc. sejam coletadas e documentadas. Este processo também assegura que a informação seja distribuída e compartilhada com as partes interessadas apropriadas. Garante também que a informação de um projeto encerrado seja arquivada e usada como uma referência para futuros projetos, na forma de ‘informação histórica’ (OLIVEIRA, 2014).

A comunicação empresarial tem adotado uma função fundamental requerendo dos profissionais da área algo a mais além de suas habilidades e conhecimentos, algo como visão ampla de mercado, bem como visão global estratégica. Alguns fatores como a perda de confiança de fornecedor e insatisfação de clientes, desmotivação de funcionários, inexistência de comunicação externa e interna, são sintomas de quando uma empresa não tem hábito de se comunicar e é justamente nesse período que ocorre a decadência dos integrantes do projeto. A comunicação institucional é a responsável direta, por meio de uma gestão estratégica de relações públicas pela construção e formação de uma imagem e identidade corporativas fortes e positivas de uma organização (KUNSCH, 2003).

A indústria da construção civil, segundo Alonso (2017) tem uma grande importância econômica não só pelo volume de recursos financeiros mobilizados, mas também por ser uma potencial geradora de empregos. O setor é altamente fragmentado e composto por um grande número de pequenas e microempresas, que atuam em uma gama diversificada de insumos e serviços durante as diversas etapas de uma obra. Os profissionais atuam basicamente em dois ambientes bem distintos a cada projeto: o escritório e o canteiro de obras. Estudos mostram que 80% das atividades e custos acontecem nos canteiros de obras, mas a maioria das decisões sobre planejamento, controle de orçamento e alocação de recursos acontecem no escritório. Para que as pessoas estejam alinhadas e colabore apesar da distância (obra x escritório) é crucial que a comunicação flua entre os dois ambientes de trabalho, de forma que se consiga atualizar os relatórios de acordo com o escopo, referente a: prazo, custos, entre outros e liderar as incertezas diárias.

1.1 PROBLEMA DA PESQUISA

Considerando que a comunicação é um processo universal de troca de informações e de relacionamento entre pessoas e que a falha no processo de comunicação pode afetar todas as áreas de um projeto, devido à dificuldade de alinhamento das expectativas das partes interessadas em relação à realidade dos projetos, e considerando ainda que no setor da construção civil a utilização de empresas terceirizadas com mão de obra bastante diversificada em termos de formação e profissionalização e o impacto dessa característica na condução de projetos de engenharia, esta pesquisa se desenvolveu a partir da seguinte questão: os processos do gerenciamento da comunicação em projeto recomendados pelo PMI, podem contribuir para melhorar a comunicação nas empresas terceirizadas e consequentemente o rendimento da produção, garantindo a eficiência nas entregas de obras civis?

O trabalho de pesquisa, então, irá confirmar ou negar as hipóteses (ou suposição) levantadas:

O planejamento da comunicação em projetos proporciona a todos a unificação da informação e a importância de cada um no projeto, o fluxo de informação de forma adequada faz com que as empresas terceirizadas possam atuar de forma continua no ambiente da construção civil.

A ausência de planejamento na comunicação gera maior custo, alargamento do tempo de entrega, comprometimento da qualidade, insatisfação do cliente e descontinuidade em projetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (108.6 Kb)   pdf (503.4 Kb)   docx (280.1 Kb)  
Continuar por mais 62 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com