TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Aquisições em Projetos

Por:   •  8/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

trabalho de

participação individual

Matriz

Disciplina: Gerenciamento de aquisições em projetos

Turma:

Nome: Lukas Durães dos Santos

ROL escolhida: Aula 1

resenha crítica sobre a reunião On-line

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.

 

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

O processo de gerenciamento de aquisições em projetos

As aquisições podem intereferir no escopo, custo e prazo do projeto, ou seja, se houver um problema na aquisição de um item/serviço isso pode acarretar em alterações nos prazos, escopo e até custos do projeto. Por conta disso, independente do projeto é necessário que as aquisições sejam bem planejadas e acompanhadas e, também é importante destacar que, nas organizações é necessário sempre uma adaptação para seguir, e com isso cada projeto é unico e precisa ser tratado de forma diferente, não sendo gerenciado da mesma forma assim como as aquisições relacionadas a ele.

Para um melhor gerenciamento de aquisições é necessário entender o contexto do projeto e iniciar a gestão já na proposta (apresentando custos, escopo, prazos) e com isso pensar nas aquisições/contratações para uma estimação mais precisa em cada entrega planejada.

Após a aprovação de projeto, começa a etapa de iniciação e então volta ao planejamento realizado de forma preliminar para a proposta e realiza um planejamento mais completo/detalhado para que possa seguir para a execução do projeto.  Durante a execução do projeto será revisado diversas vezes o planejamento, podendo ter alterações naquilo que foi definido. É necessário analisar a situação e tomar uma decisão, por exemplo uma alteração no valor de um equipamento, pode ser analisado uma possibilidade de negociação no valor, uma procura por um equipamento substituto ou até mesmo a desistência da aquisição se for analisado que não há mais necessidade do item em questão.

Um ponto importante é que durante o gerenciamento de projeto estão envolvidas diversas áreas de conhecimentos, tais como: tempo, custo, escopo, riscos, RH, aquisições, qualidade, stakeholders, comunicações e integração.

Entre essas área, ao longo do processo, pode existir diversos problemas durante o projeto. Para evitar esses problemas é necessário que a integração funcione pois um problema em uma determinada área pode ser ocasionado por um problema já existente em outra área, exemplo: problema em aquisições pode ser afetado por um problema já existente em comunicação com falta de informações ou até mesmo problema no escopo. Por conta disso durante o gerenciamento de aquisições é importante que seja realizado o gerenciamento nas demais áreas citadas para que a integração funcione e não ocasione demais problemas.

Quando iniciar uma contratação é necessário pensar primeiro na jusitificativa para uma nova contratação/aquisição que se origina de um problema ou oportunidade, após isso é necessário pensar nos objetivos a serem alcançados e que estão atrelados a justificativa, ligados ao negócio. Após estabelecido qual objetivo da contratação, inicia-se a gestão do projeto, pensando em como será feito a contratação, definindo exatamente onde será contratado, por quanto, onde e etc.

Lembrando que um processo de contratação pode ser dividido em quatro etapas: definição, obtenção de propostas, contratação e administração do contrato.

Na fase de definição:

  • Estudar se será feito ou comprado, fazendo um estudo dos prós e contras de cada uma das opções, analisando as oportunidades e ameaças, junto com a verificação do custo, não somente o unitário do item, mas sim o TCO, que é um modelo financeiro do ciclo de vida de um equipamento, produto ou serviço que considera os custos de aquisição, propriedade, operação, e manutenção ao longo de sua vida útil, ou seja, considerar custos além do preço tais como assistência técnica, custo de falhas, e outros;
  • Gerar lista de aquisições do projeto, mapeando/listando todos os itens que serão necessário englobando o valor do orçamento disponível para o item, o cronograma e etc;
  • Declaração de qual trabalho será feito em cima de cada produto/serviço a ser adquirido.
  • Estabelecer critérios de avaliação para que quando as propostas forem recebidas já será possível analisar e classificar com base em critérios eliminatórios e classificatórios;
  • Elaborar as cláusulas relevantes da aquisição específica e a minuta de contrato, considerando os riscos na aquisição tanto por parte do contrante como contratado para evitar possíveis problemas e contra-tempos no futuro, como por exemplo a não execução do serviço orçado ou o não cumprimento do prazo acordado.
  • Preparação do pedido (RFP, RFQ, RFI);
  • Solicitação de propostas;
  • Defininição do processo de aquisição, como será executado, monitorado e encerrado, declarando os responsáveis.

É relevante lembrar que existe um documento, Procurement Model Canvas, que auxilia na aquisição onde é mapeado em somente uma página diversas informações do processo para que seja facilmente entedido, analisado e acompanhado, evitando possíveis esquecimentos de alguma parte desse processo.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (182.2 Kb)   docx (801.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com