TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Dissertações: GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  825 Visualizações

Página 1 de 2

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

O gerenciamento de projetos tem relação direta com a garantia de obtenção das metas das organizações. Na década de 80, quando se falava em projetos, logo se fazia uma relação com: desenvolvimento de um produto. Atualmente, o conceito de projetos é muito mais amplo, como podemos ver nas seguintes definições:

Projeto, segundo a ABNT, na norma técnica NBR 10006 é “Processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com data para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos.”.

Um projeto para ser executado precisa ser gerenciado. Segundo Koontz e O’Donnel[1980], gerenciar consiste em executar atividades e tarefas que têm como propósito planejar e controlar atividades de outras pessoas para atingir objetivos que não podem ser alcançados caso as pessoas atuem por conta própria, sem o esforço sincronizado dos subordinados.

Segundo o PMI, o gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas para projetar atividades que visem atingir os requisitos do projeto. Para facilitar o gerenciamento do projeto ele deve ser dividido em fases que constituem seu ciclo de vida [Dinsmore e Cavalieri 2003].

Na área de desenvolvimento de Software, o gerenciamento de projetos constitui-se em uma tarefa de fundamental importância. De acordo com Capers Jones (apud Chang & Christensen, 1999) “A maioria dos esforços em Engenharia de Software tem se preocupado em construir ferramentas CASE para auxiliar no projeto, implementação e teste, enquanto os métodos formais e ferramentas utilizadas para medir, planejar, estimar e monitorar os projetos de software são praticamente inexistentes.”

Levando em consideração que a garantia de cumprimento de prazos e qualidade são alguns dos resultados obtidos pela aplicação dos conhecimentos de gerenciamento de projetos, as organizações deveriam investir mais nesta área, pois, o conhecimento e aplicação de gerenciamento de projetos de software têm relação direta com a garantia de obtenção das metas das organizações de desenvolvimento.

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR ISO/IEC 12207 – Tecnologia de Informação – Processo de Ciclo de Vida de Software. Rio de Janeiro. ABNT, 1998.

CHANG, C.K.; CHRISTENSEN, M. A. Net Practice for Software Project Management. IEEE Software, 1999.

DINSMORE, C. e CAVALIERI, A. Como se Tornar um Profissional em Gerenciamento de Projetos. Rio de Janeiro: QualityMark, 2003

KONNTZ, H. e O’DONNEL,C. Os Princípios de Administração: Uma Análise das Funções Administrativas. São Paulo, Pioneira, 1980.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com