TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Portifolio e PMO

Por:   •  20/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

trabalho de

participação individual

Matriz

Disciplina: Gerenciamento de portifólio e PMO

Turma: ONL022Z8-POPRJRC02T1

Nome: Rodrigo Padovani Costa

ROL escolhida: 2

Resenha crítica sobre a reunião On-line

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.

 

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

Na rol 2 foi apresentado uma visão abrangente sobre o gerenciamento de portfólio, abordando aspectos importantes como organismos internacionais, a exemplo do Prince 2, metodologia, técnicas de seleção e priorização de projetos, além dos processos envolvidos nessa prática, exemplos como os 7 pirncípios e 7 processos. Falou sobre o padrão do PMI e os grupos de processo (3 grupos de processo, sendo definição, alinhamento e autorização e controle e 5 áreas de conhecimento), apresentou também o mapeamento de processos e uma figura simplificada desses processos.

Ainda, apresentado o fluxograma, orientou sobre planejamento estratégico e portfólio andarem sempre juntos dentro de uma organização.

Após foram apresentados exemplos de técnicas para seleção e priorização de projetos, tais como ponderações de fatores, teoria dos jogos, entre outras. Apresentou também sobre como definir portfólio em três passos importantes como inventariar projetos e programas, definir e priorizar os critérios e avaliar os componentes.

Foi tratado sobre o método de ponderação de fatores, entre eles VPL (Valor Presente Líquido) e ROI (Retorno sobre Investimentos) e uma informação dada como importante foi a de categorizer os projetos candidatos devido a diversas vertentes, como planejamento estratégico, o que permite o melhor balanceamento do portfolio.

Falado sobre os critérios de avaliação do porfólio (alinhamento estratégico, redução de custos, riscos internos e externos, capacidade de recuses, urgência, entre outros).

Apresentou Quadro simplificado dos processos e seguiu com informações relacionadas ao processo de como abrir o portfolio (gera o termo de abertura) e deu exemplo sobre vicência.

Segundo definer portfolio (Inventariar, definer e priorizar critérios e avaliar os components dos critérios).

Para a terceira parte, desenvolver o plano de gerenciamento (gerenciamento do portfolio a ser executado), onde foi tratado sobre a governança com prazos e custos, matriz de portfolio e comunicação. E por ultimo, falado sobre a otimização, que trata avaliar as restrições, analisar o melhor mix de components para alcance dos objetivos estratégicos da empresa e analisar custo benefício, probabilidade e criar cenários e compara-los conforme mix de components que serão inseridos. Foi apresentado exemplo de processo.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (170.9 Kb)   docx (987.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com