TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de Portifólio e PMO Atividade individual FGV

Por:   •  14/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gerenciamento de Portifólio e PMO

Módulo: 04

Aluno: Eduardo Neumann

Turma: 1121-1_1

Tarefa: Criação de PMO dentro da empresa Argo Menthor para otmiziação e alinhamento de projetos às estratégias empresariais e alcance dos objetivos organizacionais

Introdução

A criação de um Escritório de Projeitos visa viabilizar, de maneira mais eficiente, o alinhamento entre os projetos desenvolvidos na empresa com os objetivos finais desta.

A Argo Menthor, no intuito de manter-se como líder do segmento de pesquisas e inovcações na área da saúde, diante de um cenário de globalização e mudanças rápidas e frequente, precisa se adaptar internamente para tornar seus processos mais eficientes, dinâmicos e alinhados com os objetivos principais do negócio.

Dessa forma, o CEO da empresa, Json Higgins, determinou a criação de um rigoroso processo de gerenciamento de portifólio, cujo objetivo é a otmização do alinhamento dos projetos às estratégias da empresa, além de alcançar os objetivos organizacionais. O Project Manegment Office (PMO) foi a opção escolhida para atingir tais objetivos descritos. Ele responderá a um Diretor de Projetos, que estará hierarquicamente ligado à Presidência.

Um portifólio é definido como um conjunto de projetos ou operações gerenciadas para atingir objetivos estratégicos, cujos componentes podem não ser necessariamente interdependentes ou ter objetivos relacionados. Os componentes de um portifólio podem ser medidos, classificados e priorizados.

Para tomar as decisões sobre investimentos e prioridades para a elaboração do portifólio, foi montado um Comitê de Governança de Portifólio (CGP) formado por um Diretor Financeiro, de Projetos, de Sistema de Informação e de RH.

Conforme determinação do CEO da empresa, alguns objetivos devem ser alcançados após a implementação do PMO: Aumentar a receita e o índice de lucratividade com os projetos e melhorar o índice de satisfação dos clientes e colaboradores.

Desenvolvimento – identificação das funções do PMO que podem contribuir para o alcance dos quatro objetivos estratégicos estabelecidos para a nova área de projetos da Argo Menthor.

A primeira e mais notável função da instalação de um PMO em uma companhia é a otimização da gerstão de projetos e potencialização de seus resultados. Um PMO bem estruturado, cuja implementação foi fruto de uma boa estratégia alinhada com os objetivos organizacionais da empresa, gera mudanças nos procedimentos e metodoligias, criando eficiência e resultados direcionados aos objetivos finais que se pretendem alcançar.

O objetivo definido para o PMO da Argo Menthor é fornecer metodologias padronizadas aos projetos, aumentando a responsabilidade sobre os processos de gerenciamento, criação de registros do que foi realizado para que eventuais novos projetos semelhantes sigam o mesmo caminho, gerendo eficiência e ecomnômia de recursos para a empresa.

Para alcançar tais objetivos, será necessário a implementação de 4 itens essenciais:

Controle: Econômia de recursos da empresa só é possível quando há controle e acompanhamento do que está sendo feito em cada projeto;

Suporte: Manutenção das metodologias e sistemas de informações do gerenciamento de portifólio (SIGPs);

Alinhamento estratégico: é a maneira de se garantir que sejam executados apenas aqueles projetos estrategicamente alinhados com os objetivos do negócio. Para isso o EGP assume a seleção, priorização e otmização do portifólio.

Melhoria: A tomada de decisões de forma mais estratégia pelo ESG aumenta as chances de sucesso dos projetos.

O EGP deverá adotar algumas princiáis métricas para que a implementação do PMO atinja os objetivos estratégicos da empresa:

Estabelecer boas práticas de gerenciamento de projetos;

Coletar, analisar e armazenar as informalçoes de gerenciamento de portifólio de maneira segura;

Prezar pela economia de recursos alocados para projetos, de forma a torná-los mais eficientes e otimizados, além de manter a integração com as demais áreas da empresa.

Por fim, para atingir os objetivos especificamente determinados pelo CEO da empresa serão necessárias algumas providências.

Para aumentar a Receita com projetos e o índice de lucratividade, será necessário constante monitoramento e controle do desempenho financeiro dos projetos, coletando e extraindo o máximo de informações financeiras possíveis de cada projeto afim de dar subsídio ao Comitê para que possam tomar a melhor decisão em casa situação;

Já para a melhoria do índice de satisfação dos clienes (ISC) será necessário o acompanhamento próximo do sistema de informação de gerenciamento de portifólio, que permitirá medir a satisfação do cliente com a qualidade dos produtos ofertados, além de estreitar a comunicação do cliente com o EGP através de pesquisas de satisfação.

Por fim, para a melhoria no índice de satisfação dos colaboradores (IST) será necessário analisar, monitorar, quantificar e analisar o engajamento, satisfação e qualidade de trabalho dos colaboradores, priorizando políticas que equilibrem sua satisfação no trabalho com o retorno de eficiência e qualidade de suas atividades para a empresa.

Considerações finais

Quando falamos da elaboração e execução de um projeto no âmbito de uma empresa multinacional, devemos entender que não se trata apenas de atingir o objetivo final de executá-lo e aguardar um resultado positivo.

Em uma empresa do porte da Argo Menthor são diversas as métricas que ncessáriamente devem ser seguidas. A economia na alocação de recursos, a geração de valor para a empresa e seus assionistas, a priporização do cliente, a satisfação do colaborador, a otimização da geração de receita e lucro e alinhamento com objetivos da empresa são fatores que não podem sair de vista daqueles que gerenciam o projeto.

A criação de um PMO é uma solução que parece ser acertada para que todas essas métricas e objetivos sejam alcançados juntos. De forma sistemática e estratégica, esse órgão empresarial auxiliará na melhoria da qualidade e eficiência dos projetos, alocando recursos de maneira mais inteligente, aumentando a satisfação dos clientes quanto aos produtos ofertados, melhorando a satisfação dos colaboradores quanto a seu trabalho e gerando valor para a empresa.

Referências bibliográficas

Gerenciamento de Portifólio e PMO, FGV, ALMEIDA, NOBERTO DE OLIVEIRA, 2021

https://www.argomenthor.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (171.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com