TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Portifolio e PMO

Por:   •  20/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

matriz de Atividade INDIVIDUAL

        

Estudante: Rodrigo Padovani Costa

Disciplina: Gerenciamento de Portfolio e PMO

Turma: ONL022Z8-POPRJRC02T1

1. Com base nos objetivos da universidade, avalie a matriz de critérios acima e crie uma nova matriz com as mudanças desejadas

critério de avaliação

categoria

indicador

peso do critério

escala de avaliação

Rentabilidade Financeira

Rentabilidade Financeira

Rentabilidade do Investimento

50%

Nota 5: Alta rentabilidade

Nota 3: Rentabilidade moderada

Nota 1: Baixa rentabilidade

Crescimento

Alinhamento Estratégico

Valor Estratégico

30%

Nota 5: Valor estratégico.

Nota 3: Alinhamento moderado

Nota 1: Baixo alinhamento

Impacto Educacional

Impacto Educacional

Impacto na Qualidade Educacional

20%

Nota 5: Impacto na qualidade

Nota 3: Impacto moderado

Nota 1: Baixo impacto

2. Justifique suas alterações

Essa matriz de critérios ajudará a alta administração a selecionar os projetos que agregam mais valor dentro da restrição orçamentária, considerando tanto a rentabilidade financeira quanto o alinhamento estratégico e o impacto educacional. Priorizando projetos com maior potencial de retorno financeiro, alinhamento estratégico e impacto educacional, a universidade estará mais propensa a obter vantagem competitiva no mercado e alcançar seus objetivos.

3. Apresente as principais diferenças de um Project Management Office (PMO) e um Value Management Office (VMO)

Um PMO é responsável pelo gerenciamento de projetos, estabelecendo padrões, processos e metodologias para garantir o sucesso dos projetos. Seu objetivo é melhorar a eficiência, governança e entrega dos projetos, assegurando prazos, custos e qualidade.

Por outro lado, um VMO concentra-se na agregação de valor aos projetos e à organização como um todo. Ele garante que os projetos estejam alinhados aos objetivos estratégicos e gerem benefícios tangíveis. O VMO otimiza a utilização de recursos, prioriza projetos de alto valor e monitora a realização dos benefícios esperados.

Em resumo, enquanto o PMO está focado no gerenciamento de projetos e na eficiência operacional, o VMO está focado na geração de valor, na seleção estratégica de projetos e na maximização dos benefícios para a organização. Ambos desempenham papéis importantes no contexto do gerenciamento de projetos, porém com abordagens e objetivos distintos.

4. Sugira três objetivos SMART para o PMO ou VMO a ser criado pela Universidade

  1. Reduzir o tempo médio de conclusão dos projetos em toda a universidade em 20% até o final do próximo ano acadêmico, por meio da implementação de práticas de gerenciamento de projetos eficientes e padronizadas pelo PMO/VMO.

  1. Aumentar o índice de sucesso dos projetos estratégicos alinhados aos objetivos da universidade em 15% nos próximos dois anos, por meio da seleção criteriosa, monitoramento contínuo e apoio do VMO.
  1. Otimizar o orçamento de projetos educacionais, buscando uma economia de custos de pelo menos 10% no próximo ano fiscal, por meio da identificação de oportunidades de eficiência e otimização pelo PMO/VMO

5. Considerações finais

Resumidamente, a criação de um PMO ou VMO na Universidade traz benefícios para o gerenciamento de projetos e o alcance dos objetivos estratégicos. Os objetivos estabelecidos devem ser SMART, garantindo clareza e mensurabilidade. A integração com a alta administração e o monitoramento contínuo são essenciais. Com uma abordagem focada em agregar valor, selecionar projetos estratégicos e otimizar recursos, a Universidade terá vantagem competitiva no mercado educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (198.6 Kb)   docx (801.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com