TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento e Portfólio

Por:   •  10/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

 trabalho de

participação individual

Matriz

Disciplina:

Turma:

Nome:

ROL escolhida: ROL 2

Resenha crítica sobre a reunião On-line

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.

 

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

Na ROL 2 tivemos a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a metodologia de Gerenciamento de Portfólios.

Segundo Archibald e Archibald (2016) a definição de Portfólio é um grupo de projetos e programas, visando uso mais efetivo de recursos. Os Portfólios são divididos em 3 categorias:

  • Criação de valor – lançar ou melhorar um produto ou serviço no mercado;
  • Melhoria dos processos operacionais – visa tornar a organização mais eficiente ou satisfazer algum trabalho funcional;
  • Obrigação legal – são os projetos obrigatórios que existem para manter a organização em conformidade com as leis e normas regulatórias.

O PRINCE2 divide o gerenciamento de projetos em 4 elementos integrados, que são: Princípios, Temas, Processos e Tailoring, onde a parte de Tailoring é definida como os principais princípios, temas e principais processos dentro de um projeto. Com o Tailoring você pode definir em qual parte dos processos a organização pode dar mais ênfase, podendo até dispensar alguma das etapas, dependendo da situação.

Logo, o Tailoring pode ser definido como a capacidade de se adaptar a mudanças e riscos potenciais.

É importante entender que as empresas trabalham muitas vezes com diversos projetos simultâneos, para criar novos produtos ou serviços e até mesmo acrescentar melhorias em seus processos tudo isso com a intenção de alavancar seus resultados e, por isso, a Gestão de Portfólios vai muito além de executar ao mesmo tempo todos esses projetos.

A Gestão de Portfólios abrange a utilização de conhecimentos, estratégias e técnicas específicas de gestão que visam otimizar e maximizar a aplicação de recursos já existentes em uma organização, visando o retorno sobre o investimento nos projetos existentes.

Algumas atividades importantes da Gestão de Portfólios são:

  • Administração de recursos;
  • Supervisão dos projetos;
  • Comunicação dos resultados as partes interessadas;
  • Fazer as intervenções ou possíveis correções nos projetos.

A diferença entre a Gestão de Projetos e a Gestão de Portfólios é que quando pensamos em um conjunto de projetos, é fácil entender que a organização está pensando em seu futuro, logo, a Gestão de Portfólios está ligada ao desenvolvimeto da organização no longo prazo e a Gestão de Projetos ao cotidiano.

Podemos concluir que ter um bom Gerenciamento de Portfólios dentro de uma organização é muito benéfico, pois é nela que alinhamentos estratégicos são feitos podendo assim priorizar algumas iniciativas da organização, garantindo decisões mais eficientes, onde recursos financeiros, humanos e materiais serão investidos em projetos estratégicos, que realmente tragam retorno.

Como foi citado acima, uma das atividades importantes do Gerenciamento de Portfólio é a Comunicação, pois, tem como intenção divulgar as informações coletadas nos projetos às partes interessadas, garantindo um alinhamento das informações dos projetos que estão em andamento.

Outro benefício é o gerenciamento dos riscos, pois quando existe um controle é possível identificar rapidamente quais riscos estão no projeto, permitindo uma atuação mais ágil e efetiva diante de situações de incerteza e até mesmo comparar com projetos antigos podendo prever possíveis recompensas.

Então, organizações que apresentam tanto Gestão de Projetos quanto Gestão de Portfólios bem estruturadas, se destacam no mercado atual, pois além de serem capazes de se adaptar a qualquer tipo de mudança repentina, apresentam uma melhor performance em seus projetos e consequentemente melhores resultados.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (180 Kb)   docx (801.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com