TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Granjeiro Com o Transcorrer dos Anos, Desde a Era Industrial até a Era do Conhecimento

Por:   •  14/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

O granjeiro

 Com o transcorrer dos anos, desde a Era Industrial até a Era do Conhecimento, tivemos grandes variações consideráveis fundamentais para um administrador. Durante décadas e em todo o decorrer da Era Industrial a abordagem predominante a respeito da atividade humana nas organizações era uma atividade meramente rotineira, repetitiva, física ou muscular. As atividades das galinhas nesta organização informal faziam parte dos processos produtivos como qualquer máquina ou equipamento, eram fornecedoras de mão-de-obra e trabalho servil, pois tinham somente um objetivo, produtividade.

 No entanto, com aparecimento desta organização, surge a necessidade de administrá-la. A administração foi definida por Mary Parker Follet como a arte de produzir bens e serviços por intermédio de pessoas. “[...] a tarefa da administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, estratégico, tático e operacional, a fim de alcançar tais objetivos de maneira mais adequada à situação. Para melhorar a sua granja era preciso seguir as recomendações que todo líder precisa ter, ou seja, por em prática as funções básicas de um gestor que são: Planejar, que consiste na especificação dos objetivos a serem alcançados; Organizar, que faz a distribuição de tarefas entre os membros da organização, pois define quem tem autoridade sobre quem, e quando e onde devem ser tomadas as decisões; Dirigir, que significa liderar, motivar e coordenar os trabalhadores no desenvolvimento de suas tarefas e atividades, pois o responsável por uma equipe ou grupo, o líder, tem a responsabilidade de proporcionar um ambiente favorável à execução de um trabalho de qualidade, e no qual os colaboradores se sintam satisfeitos; e Controle, no qual assegura que os objetivos estão sendo alcançados, consiste no monitoramento e na avaliação do desempenho da organização.

 A administração é um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente, pois eficiência consiste em fazer bem as coisas, preocupando-se com os meios minimizando os recursos, evitando desperdícios; e eficaz que consiste em fazer as coisas certas, preocupando-se com os fins maximizando os objetivos alcançados, dando ênfase nos resultados. Pode-se dizer que o granjeiro está mais preocupado em ser eficaz, pois ele estava se preocupando somente com o fim, produtividade.

 Os administradores desempenham uma variedade de papéis para alcançar os objetivos organizacionais e, para tanto, devem possuir (ou desenvolver) certas habilidades, no qual, pressupõe a ideia potencial de realização, ou seja, a existência de uma relativa facilidade em lidar com uma determinada tarefa. Com isso, existem três tipos básicos de habilidades necessárias para o desempenho de um gestor: Conceituais, humanas e técnicas.
As
Conceituais dizem a respeito à sua capacidade de análise e interpretação dos fatos ocorridos na organização e em sua interação com o ambiente competitivo; Humanas, que envolvem a capacidade de trabalhar e se comunicar com outras pessoas, entendendo-as, motivando-as e liderando-as; e Técnicas, está relacionada com a capacidade do administrador para usar ferramentas, procedimentos, técnicas e conhecimentos especializados relativos à sua área de atuação específica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com