TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ERA INDUSTRIAL X ERA DO CONHECIMENTO

Por:   •  28/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 2

ERA INDUSTRIAL E ERA DO CONHECIMENTO

A Era Industrial foi marcada pela mecanização do trabalho e produção, a maioria das pessoas foram substituídas por máquinas, uma vez que estas podem produzir muito mais quantidade em menos tempo.

Tal fato acarretou em muitas transformações de ordem econômica, social e política. Nesse período houve um aumento na população de áreas urbanas e surgiram duas classes sociais diferentes: a burguesia e o proletariado.

Em um determinado momento, surgiram as primeiras dificuldades em superar sua própria estrutura como: queda na produtividade do trabalho, matéria-prima dispendiosa, inflação. Seu principal objetivo econômico era maximizar o retorno sobre o investimento.

Os trabalhadores eram considerados como “peças de máquinas”. As mudanças aconteciam de forma lenta. As empresas adotavam uma estrutura organizacional burocrática, centralizando as decisões no topo. Os capitalistas possuíam o dinheiro e os meios de produção e os operários ficavam dependentes de conseguir empregos nas fábricas e tinham que cumprir rígidos horários de trabalho para receber o seu salário no final do mês.

Na Era do Conhecimento os avanços tecnológicos são imensuráveis e possuem uma velocidade inatingível. Cada vez mais as máquinas estão substituindo o trabalho humano, deixando os processos industriais mais automatizados, rápidos e baratos. Com isto, o homem ficou com mais tempo para pensar e ser criativo.

Surge a necessidade de desenvolver estruturas organizacionais que encorajem as pessoas a uma melhor utilização das sua competências, capacidades e da sua própria criatividade. As pessoas passaram a ser consideradas parceiras da organização, capazes de conduzi-la à excelência e ao sucesso. O processo produtivo somente se realizam com a participação conjunta dos diversos parceiros (colaboradores, fornecedores, acionistas, investidores, etc.), cada um contribuindo com algum recurso e nos quais a empresa deve investir para conseguir melhores resultados empresariais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com