TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gênero e Organizações

Por:   •  28/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

Sociologia

Titulo: Gênero e organizações

Turma: 307 – Quarta-Feira – Noturno – 21:00 as 22:20
Nome: Rafaela Trevizan RA: 151931-3
Data: 27/05/2016.

  1. Sexo e gênero são aprendidos?

        O Sexo é biologico ligado ao nosso DNA, cromossomos X ou Y. Quando nascemos já somos intutulados Menino ou Menina  isso é o sexo, já o gênero Feminino ou masculino é o que ensaiamos ao longa da vida.

        Existe uma diferença entre Sexo e Gênero, sociologos usam o termo “sexo” para se refirir as diferenças anatômicas e fisiológicas que definem os corpos masculinos e femininos. Gênero, são as direfenças psicológicas, sociais e culturais entre homens e mulheres. O gênero está ligado a noções socialmente construídas de masculinidade e feminilidade.

        Por exemplo: se sou menina vou aprender a ser delicada, usar rosa, aprender a cuidar de filhos e casa; agorra, se sou menino vou aprender esportes, usar azul, ser forte, entre outros aspectos.

  1. Como percebem fatos de socializaçõa de gênero em suas vidas?

        A teoria de socialização de gênero vêem Meninos e Meninas como aprendizes de papéis sexuais e das identidades masculina e feminina – masculinidade e Feminilidade. Esse processo de construção do gênero normalmente  é feito por sansões positivas e negativas, ou seja, um menino pode ser sancionado positivamente pelo seu comportamento (“Que menino valente!”), ou ser alvo de sanções negativas (“Menino não brinca de Boneca”), ou no caso de mulher (“você tem que usar vestido”), (“se você quiser se casar um dia, precisa aprender a cuidar da casa”); (“Menina não joga bola”). Essas afirmações positivas e negaticas ajudam meninos e meninas a aprender os papéis sociais esperados e a adequar-se a eles.

  1. O que é esperado do Homem?

        É esperado que sinta-se atraído por mulher, que desenvolva um comportamento “firme” (agressivo),  assim como na antiguidade coube ao homem as funções de trabalho fora de casa, caçar, construir e produzir, ou seja, trabalhos que dependem também de força física

  1. O que é esperado da Mulher?

        É esperado que sinta-se atraída por homem, gerar filhos (mesmo sendo uma função biológica), que seja delicada, assim na como nos tempos antigos era função da mulher cuidar e nutrir o lar, dar carinho e educar, se responsabilizar pelos afazeres em geral.

        Em Consideração do que esperado por ser Homem e ser Mulher, hoje sabemos que em questões na vida adulta não existe mais regras fixas esperadas , como por exemplo  mulher lava, passa e cozinha, e homem apenas trabalha (R$), as tarefas são divididas, mulheres estão inseridas no mercado de trabalho, tanto quanto os homens.

  1. As organizações tem direcionamento de gênero?

        A teoria de Weber e as reações de escritores homens presumiam um modelo de organização que colocava os homens no centro.  Na década de 1970 com o aumento da cultura feminista, foi feita uma investigação sobre as relações dos gêneros em todas as principais instituições da sociedade, incluindo a sociedade e a burocracia.  

        As feministas afirmaram que o surgimento da organização moderna e da carreira burocrática dependia de uma configuração especifica de gênero.  Elas apontam dois aspectos que o gênero esta embutida na própria estrutura da organização.

        Quando as mulheres começaram a ingressar no mercado de trabalho, logo foram submetidas a salários mais baixos, e atividades rotineiras, onde proporcionavam ao Homem subir de carreira, era um fonte barata e confiável de trabalho.

  1. Percebem exclusão? Desigualdade? Como?

        Sim, a sua exclusão do poder tinha por motivo a “ homo sociabilidade masculina” – ou seja, o modo como os homens conseguiam manter o poder dentro de um circulo fechado. As mulheres e as minorias étnicas eram excluídas das redes sociais e das relações pessoais cruciais para as promoções, sendo assim negadas as oportunidades de ascensão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com