TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Homem Apresentadas No Roteiro De Aula

Por:   •  3/4/2016  •  Exam  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

1. Faça um breve comentário sobre a seguinte afirmativa: o que preocupa e alarma os homens não são as coisas, mas suas ilusões e fantasias a respeito delas. (EPICTETO).

O homem cresce numa sociedade que o molda conforme onde esta inserida, através de conceitos, aprendizados e também através da dignidade da pessoa humana, que o faz com que o homem se diferencie dos outros seres vivos, é essencial enxergar a necessidade de respeitar o próximo, como condição para merecer respeito, e assim, conviver em total harmonia.

Devemos aceitar e respeitar certos limites existentes entre nós, nossos semelhantes e a natureza. O ser humano é o único que da a direção da vida humana é a interpretação do relacionamento entre o ser humano, seu mundo e a natureza, em conjunto com a dignidade humana, o amor, a família, a justiça social e sexualidade, criando uma fantasia em seu mundo interior e exterior, ambicioso, a satisfação de ganhar, rapidamente se transforma numa nova insatisfação e, logo, almejam um novo objeto e um novo lugar na sociedade. A insatisfação, as fantasias são condições humanas que fazem parte da evolução do homem.

2. Analise cada uma das ideias sobre o homem apresentadas no roteiro de aula e, em seguida, elabore um texto-resposta à questão antropológica fundamental (o que é o homem?).

O ser humano é um ser dotado de conhecimento que se destaca dos demais animais pela sua capacidade de pensar, possuindo vontades próprias, capacidade de decidir, livre para expressar suas opiniões e mudar sua natureza, é capaz de se comunicar com os outros seres humanos e se socializar, através do trabalho, conhecimento, capaz de crer em um ser superior, onde tudo faz, tudo crê, é também um ser ansioso, inquieto e sempre em busca de uma felicidade plena.

É importante que o ser humano deva ter cuidado com essa ansiedade gerada por insatisfação, pois com ela, surgem sentimentos como o autodesprezo, a diminuição de habilidades ou o sofrimento, quando não conquistamos nossos projetos, satisfazer nossos anseios, desejos.

Quando a ansiedade abraça, passa a gerar queixas e mais queixas com o objetivo de abandonar esse sentimento, tal situação pode ocorrer, mas conforme o tempo passa, chega à frustração, situação que se torna até mais difícil de administrar dentro de cada ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (49.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com