TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O INTEGRADOR I PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Por:   •  3/12/2021  •  Monografia  •  32.601 Palavras (131 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 131

INTEGRADOR I

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Neste desafio, os alunos foram estimulados a realizar macro e micro análises da empresa objeto de estudo do projeto.

Para as macroanálises, os alunos utilizaram a ferramenta Forças Competitivas de Porter, em que, por meio de entrevistas, identificaram: Rivalidade entre os concorrentes, Poder de Barganha dos Fornecedores, Poder de Barganha dos Clientes, Ameaça de Novos Entrantes e Ameaça de Produtos Substitutos.

Para as microanálises, os alunos utilizaram a ferramenta Análise SWOT, em que, igualmente por meio de entrevistas, identificaram os pontos fortes e fracos da empresa, bem como o grau de preparação que ela se encontra para lidar com oportunidades e ameaças que surgirem.

A partir do resultado dessas análises, os alunos foram provocados a sugerirem duas propostas estratégicas que

seja potencializando algo que ela já tenha de positivo ou identificando pontos de melhoria.

Aluno: Tiago Francisco Tecedor

Curso: Tecnologia em Agronegócios

Disciplina: Projeto Integrador I

Empresa analisada: Netafim

Polo: Cândido Mota, SP INTRODUÇÃO

O planejamento estratégico é o norteador das tomadas de decisão da empresa e mostra com maior abrangência os ambientes em que a empresa se faz presente, ajudando a melhorar a administração de tempo e recursos com olhares criteriosos no longo prazo, ou seja, nos assuntos ligados à prosperidade da empresa. Assim, não há como falar em planejamento estratégico sem falar na ferramenta Cinco forças de Porter, ferramenta que permite analisar o ambiente competitivo em que a empresa está presente e, com isso, buscar o melhor posicionamento perante seus concorrentes. Ainda falando em planejamento estratégico, em segundo, mas não menos importante, tem-se a matriz SWOT, ferramenta indispensável para analisar pontos fortes e fracos de um negócio, bem como oportunidades e ameaças. Com base em seus resultados, cria-se um plano de ação para reduzir riscos e aumentar as chances de sucesso da organização.

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA ANALISADA

A Netafim é uma empresa de origem israelense, pioneira no mundo na irrigação por gotejamento. Atualmente, é a principal fornecedora de soluções inteligentes para irrigação. Operando em mais de 30 países, possui 17 fábricas e, no Brasil, sua unidade fica sediada na cidade de Ribeirão Preto, SP.

Aqui, iniciou as atividades comerciais em 1994, e seis anos depois, no ano 2000, passou a operar sua unidade fabril. Atualmente, a empresa possui um número de 173 funcionários em sua unidade. No ano de 2020, com a pandemia de COVID 19, a meta de faturamento da empresa foi realinhada e, ao final do ano alcançou um faturamento de 44 milhões de reais, o que significou cumprimento das metas reajustadas e, para o exercício de 2021, a empresa pretende faturar 55 milhões de reais. Segundo Leonardo Pinheiro1, PMO de projetos da Netafim Brasil, até o momento a empresa caminha a passos de entregar a meta de faturamento proposto. Como exemplo, Pinheiro utilizou o mês de agosto, mês marcante para a empresa, que pela primeira vez na sua história conseguiu atingir um faturamento maior que 6 milhões em um único mês.

Ainda segundo Pinheiro, a Netafim hoje está muito bem estabilizada dentro do segmento do agronegócio brasileiro, procurando crescer em mercados ainda pouco explorados pelas empresas do ramo. Desta forma, a empresa continua focada em manter a hegemonia nas culturas de hortifruti, café e citrus, desenvolvendo um trabalho de crescimento nas culturas de soja, milho, feijão e algodão, além de um projeto para fomentar a cultura do arroz com a irrigação por gotejamento.

Comercialmente, hoje a empresa possui duas formas de atendimento, sendo elas:

1. Atendimento direto (Netafim – Consumidor) – via funcionários focados na área comercial, voltados a atender os maiores clientes e mercados potenciais. Com isso, a empresa possui maior poder de barganha com o cliente, e a Netafim fica responsável por todo o dimensionamento do projeto de irrigação do cliente, bem como materiais e instalação.

2. Atendimento indireto (Netafim – Revenda – Consumidor) – neste caso, os clientes finais são atendidos pela revenda distribuidora da Netafim. Ou seja, a revenda compra da Netafim todos os materiais e recursos necessários para a instalação do projeto de irrigação e os repassa ao cliente, voltado para o mercado de pequenos projetos e pequenas propriedades.

Desta forma, e aumentando o número de representantes diretos e indiretos, a Netafim espera faturar 90 milhões para o ano de 2024.

APLICAÇÃO DAS 5 FORÇAS DE PORTER

Como citado no tópico anterior, Leonardo Pinheiro, PMO de projetos da Netafim Brasil acha muito interessante o modelo 5 Forças de Porter, pois segundo ele, a ferramenta já é conhecida, embora não seja utilizada de forma estratégica na empresa.

Os resultados da aplicação da ferramenta foram:

a) Rivalidade entre concorrentes

No que diz respeito a concorrentes, há um grande leque de empresas, divididas em dois grandes grupos: concorrentes diretos e indiretos, sendo eles:

• Concorrentes indiretos – empresas de irrigação por aspersão:

Valley, Zimatec, Bauer, Fockink, Lindsay, Irrigabras, entre outras;

• Concorrentes diretos – empresas de Irrigação por gotejamento: Rivulis, Naan Dan Jain, entre outras de menor expressão.

No que se refere ao setor de irrigação por gotejamento, a empresa Netafim possui um mercado muito consolidado, algo próximo a 60% de market share. Contudo, quando levado ao mercado de irrigação geral, percebe-se uma participação ainda pequena – e é neste mercado que a Netafim quer crescer.

Com qualidade já percebida por seus clientes, a Netafim não é a empresa de menor preço no mercado, mas é aquela que procura agregar maior valor e maior qualidade aos seus clientes.

b) Produtos e serviços substitutos

Segundo Pinheiro, a empresa trabalha de forma constante para revigorar seu leque de produtos e, assim, buscar manter a liderança do mercado com foco em tecnologia. Ultimamente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (212.8 Kb)  
Continuar por mais 130 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com