TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O INTRA EMPREENDEDORISMO

Por:   •  7/2/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 5

UNIFRAN

JANAÚBA

ADMINISTRAÇÃO 4A

Márcio Rodrigues dos Santos

RGM: 15413624

EMPREENDEDORISMO

APII-INTRAEMPREENDEDORES

TUTORA WANDERLI

EXEMPLO 01

História profissional de José Antônio, iniciou muito cedo e para conta-lá vamos buscar alguns fatos do passado. Ele veio de uma família de origem humilde e residindo em uma zona rural entre os municípios de Santo Antônio do Monte e Pedra do Indaiá, aos doze anos, começou a realizar pequenos trabalhos na casa de vizinhos, já com vontade de ter seu próprio dinheiro. Nunca foi obrigado pelos os pais a desempenhar tais atividades, mas havia algo que ele buscava por isso e não o deixava ficar parado.

Aos quatorze anos saiu de casa para morar e trabalhar em uma fazenda, pois nesta época era permitido a menores trabalharem. Mesmo trabalhando, nunca deixou de estudar.  Depois dos quinze anos despertou nele a vontade de ter o próprio negócio. Montou em sociedade com um amigo e vizinho, um agronegócio, somaram os recursos, ele tinha um  terreno e a mão-de-obra, e construiram um aviário. Isso foi aos dezesseis anos. No primeiro ano fomos muito bem, conseguiram ganhar um bom dinheiro e reinvestir no negócio, mas no segundo ano as coisas começaram a ficar difíceis, e devido a minha falta de conhecimento administrativo e experiência tornou-se inviável manter a atividade.

Logo após o encerramento das atividades do aviário ingressou no meio industrial numa empresa do ramo de cal, atividade em que me firmei profissionalmente, inicialmente na produção. Ele  manteve os estudos e demonstrou desejo pelo crescimento profissional, tão logo completou dezoito anos passou a trabalhar no Laboratório Químico da empresa. Dois anos depois a primeira promoção, teve uma nova oportunidade: passou à função de Supervisor de Produção que por sua vez também iniciou o processo de gestão de pessoas. Nesta atividade permaneceu por mais dois anos e o sentimento de satisfação financeira se somou a algo ainda mais forte: a realização profissional.

Neste mesmo tempo iniciou o curso de Química Industrial na Universidade de Viçosa , o que lhe fez perceber que ainda tinha muitas coisas a vivenciar e aprender, portanto mesmo com uma boa posição na empresa em que trabalhava resolveu sair da  mesma e me mudar para Viçosa. Logo se estabeleceu na cidade e comecou a trabalhar em uma empresa do ramo de embalagens, no Laboratório de Controle de Qualidade. Aproximadamente um ano depois passou a Supervisor de Produção, aprimorando seus conceitos quanto à gestão de pessoas, bem como seus conhecimentos técnicos realizando diversos cursos, viagens, enfim, encontrou o universo que procurava.

Há pouco tempo resolveu empreender novamente e investiu as economias em outro negócio, acreditando que para uma boa situação financeira é necessário ter mais de uma fonte de renda. Desta forma, após muitas pesquisas e estudos montou um plano de negócio para abrir uma serralheria, salientando que se trata de um empreendimento modesto e que não depende de seu trabalho direto para se desenvolver.

A história dele  ainda não terminou! Continuou trabalhando na Indústria desenvolvendo seus métodos de gestão, atualmente é responsável por diversas áreas na empresa do ramo de embalagens, onde administra áreas produtivas e áreas de apoio, pois há aproximadamente um ano obtive uma nova função: Supervisão Técnica da empresa. Enfim, ele acreditou que esta alcançando os objetivos de infância e por isso se sente capaz de ir mais longe ainda. Mas sabendo que é  preciso aprender mais e por isso continuou se preparando para assumir mais compromissos, contribuindo com a sociedade na qual ele conviveu. Taí um grande INTRAEMPREENDEDOR.

EXEMPLO 02

Maria Marta é natural de Santo Antônio do Monte. Com os pais moravam nesta cidade do interior, ele aposentado, ela do lar, fomos morar em Divinópolis. Com quinze anos mais quatro irmãos. Enquanto moravam pagando aluguel, em 1996 ela fez uma entrevista de emprego numa empresa do ramo alimentício e começou a trabalhar como auxiliar de produção. Por cinco anos passou por vários setores, concluindo o Ensino Médio na Escola de Supletivo da própria empresa.

Dediquou-se  então a cursos como informática e telefonista, logo surgiu uma vaga para treinamento nesta área. Ela acreditou ser a oportunidade de crescer. Mas ao ser questionada sobre quando iniciar o treinamento optou pelo período de férias em primeiro lugar, o que foi decisivo para a escolha de outra profissional para a vaga. Teve que retornar para o processo produtivo da empresa, e responder o porquê de não ter sido escolhida, o que fez a ela reunir toda força de vontade para não ficar parada naquela situação. Tomou a iniciativa de cobrir férias do pessoal, auxiliando até no laboratório da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com