TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Jogo SDE FGV

Por:   •  14/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.820 Palavras (8 Páginas)  •  1.513 Visualizações

Página 1 de 8

Devido a Pandemia da Corona Vírus no P5 e da redução dramática na produção de seus fornecedores chineses, no P6 nosso importador monopolista  de matéria prima não estava conseguindo nos abastecer, nem mesmo passar o previsto no período, com esse cenário de incertezas por parte do nosso único fornecedor e o agravante é que o preço unitário subiu muito, optamos por comprar matéria-prima em dois leilões por conta desse desabastecimento, evitando a paralização na rodução e não entrega de pedidos. No P7 o reabastecimento foi normalizado com redução no preço.

A princípio estava tudo organizado, porém recebemos a notícia da chegada do apagão no P7 devido à queda no consumo de energia, o que ocasionou em uma queda na produção 30% na Região 1, 20% na Região 2 e 10% para a Região 3 onde nossa fábrica se encontrava, acarretando em uma elevação considerável no custo médio dos produtos processados.

A empresa parte do ponto do projeto do ECO Solar (Economizador Solar de Energia), sendo essa uma tecnologia de processo inovadora e um único fornecedor de instalações. Os princípios de venda seriam: Preço, propaganda e qualidade. Inicialmente nossos diretores se concentraram em consensuar o local de instalação de nossa fábrica. Tinhámos como possibilidade a Região 1 (pequena, sofisticada e tecnológica) Região 2 (média m todos os aspectos) e a Região 3 (renda baixa, maior demanda e sem tecnologia).

Após muito conversar, sendo a Região 2 nossa primeira escolha, concluímos que a Região 3 era a mais oportuna para instalarmos nossa fábrica, por ela ter uma concentração maior de pessoas e de demanda por parte delas, reduzindo os custos logísticos, fretes. Nossa prioridade em tomadas de decisão sempre foi a região 3 por estar instalada nossa fábrica.


Iniciamos após a instalação, com o período 1 a capacidade de produção de 19.000un., pois na época entendíamos que deveríamos iniciar com a capacidade mínima para atender a demanda de expansão a produção já teria aumentado no P2 P3 e P4. Após o período 4 decidimos por manter a produção com a capacidade total de 22.000un, afim de manter uma produção equilibrada.

Outro fator a acrescentar, é que com a greve no P4, houve uma queda na produtividade de 22.000un., para 20.900un. no P5, Com esse fato nossa produtividade foi reduzida de 22.000un., para 14.866un. no P5 devido à greve, havendo também outra instabilidade no P7 pelo mesmo motivo.

Produção: Devido a incapacidade do fornecedor de entregar toda a matéria-prima solicitada no período 4 para receber no 5, recebemos uma quantidade menor de MP, o que impactou na produção programada para o período 4. Prevíamos produzir 21.500 unidades, porém só alcançamos 20.068, porque recebemos 61.016 de MP. A decisão para a programação deste período é manter a produção em 21.500 e solicitar a quantidade necessária para esta produção sempre comprando a mais para sobrar um pouco no estoque, como estamos fazendo desde o P1. A diretoria de produção espera que essa situação dos operários se resolva e, por isso, prefere manter as decisões aguardando resultados dos próximos períodos para possíveis alterações.

     O objetivo desse simulado foi mostrar num ambiente virtual como é realizado na prática a experiência de comandar uma indústria no que tange as áreas Estratégica, Produção, Marketing, Pessoas, Vendas e Finanças, através da disciplina em questão.

     O simulador foi composto por 6 equipes concorrentes e com 5 alunos, responsáveis por administrar o comitê executivo de uma indústria. O principal objetivo era conquistar a liderança no ranking por período, auferindo ganhos de resultados para os acionistas. As atividades de cada indústria estavam voltadas para o mesmo segmento, produzir e comercializar painéis solares em três regiões com suas respectivas limitações.

     O simulador apresentou as atividades muito próximo da realidade de uma indústria, com algumas intempéries: mudanças inflacionárias, avaliação dos concorrentes, variação de câmbio dentre outros contratempos. Apesar do empenho de todos integrantes no jogo, podemos aplicar os conceitos visto até aqui, no curso de gestão empresarial.

     

Política e estratégia inicialmente adotadas

     No meu ver, a política adotada no início do simulador foi conservadora, porem no resultado ao termino dos 7 períodos, a empresa SA foi apontado por utilizar políticas com foco relativamente fracas. Mantivemos a programação de produção dentro da média das indústrias para iniciar o SDE, porem o nosso erro foi não sermos um pouco mais ousados, pois instalamos nossa indústria na região 3, sendo essa, a região com maior demanda dentre as apontadas no jogo para o consumo do sistema de placas solares e o zero custo com frete naquela região, sendo uma vantagem competitiva na logística contra as outras equipes com operações em outras regiões, visando dominar o mercado local com preços baixos.    

     Realizamos altos investimentos com campanhas de marketing, ultrapassamos a média nas indústrias, porem na região 1 e 2, podíamos ter reduzido a oferta de recursos com marketing, pois essas regiões não eram o foco da empresa.

     Sobre P&D, devido à região 3 ser de baixa renda, sua população tinha por objetivo pagar o menor valor possível não visando tanto pela qualidade igual a região 1, porem foram realizados alguns investimentos iniciais relativamente baixos, e quase próximo do fim do simulador, resolvemos investir fortemente em P&D, mas aqui a estratégia foi equivocada, poderia ter distribuído melhor dentre todos os 7 períodos na plataforma.

     E por falta de compreensão dentro do simulador no início das atividades, não tínhamos em estoque produto acabado para vendas no 3º período, o que nos deixou em maus lençóis ao longo dos demais períodos.

Adequação das práticas à estratégia da empresa

     Ao iniciar o simulado, optamos por atender a região com maior número de demanda e por essa região ser de baixa renda, definimos que naquela região seria praticado preços abaixo em relação as regiões 1 e 2. Realizamos investimento com propagandas nas 3 regiões, distribuindo os valores conforme os critérios de qual mercado seria melhor para nossas operações, seguindo a ordem a seguir: região 3, região 2 e região 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com