TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Levis Strauss

Por:   •  13/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.837 Palavras (8 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 8

Escola Técnica Takashi Morita

Centro Paula Souza

Gustavo da Silva Miranda

LEVI STRAUSS

A história do Jeans.

São Paulo - SP 2018


Gustavo da Silva Miranda

LEVI`S STRAUSS

A história do Jeans.

Professora Waldice Gestão Empresarial

São Paulo,

28 de setembro de 2018



SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        04

O INICIO DO JEANS.        05

LEVI STRAUSS        06

Uma ideia de ouro        07

DOS MINÉRIOS DA CALIFORNIA PARA O MUNDO.        09

EVOLUÇAO AO LONGO DO TEMPO        10

CONCLUSÃO        14

BIBLIOGRAFIA        15


Introdução

Não podemos negar que o jeans é uma das peças mais encontradas dentro do nosso guarda-roupas. O item combina com praticamente tudo, da vestimenta mais simples ou até mesmo algo mais elaborado, mas você conhece como tudo começou?

Por meio deste trabalho, poderemos analisar alguns fatos históricos referentes à peça de roupa mais cobiçada dos últimos tempos, iniciando com sua história e o seu início com o grande precursor do Jeans: Levi Strauss.

O tema proposto possui como objetivo, informar e ao mesmo tempo levar uma mensagem de empreendorismo e gestão de negócio. Mesmo considerando a origem humilde, o “pai” das calças jeans conseguiu através do próprio esforço aquilo que muitos tentam, mas não conseguem, ou conseguem de forma falha, abrir uma empresa, um negócio próprio de sucesso.


O início do jeans

O Jeans, peça hoje indispensável, iniciou sua trajetória na cidade de Nines, sul da França, por volta do ano de 1792. Até então, não existia a peça de roupa, mas sim, o tecido que viria a se tornar a matéria prima para a produção da mesma.

O Denim (Tecido de Nimes), como era e ficou popularmente conhecido é um tecido de algodão, resistente. A palavra jeans vem de Gênes, nome francês para Gênova, em função das calças de trabalho resistentes usadas pelos operários.

Em meados do século XIX, dois imigrantes chamados Levi Strauss e Jacob Davis transformaram em calça, a lona usada na cobertura de barracas. A invenção dos jeans azuis foi apenas o início da evolução que transformaria Levi Strauss no progenitor de uma das maiores marcas de roupas: Levi Strauss & Company (LS&CO).

Fotografia:

[pic 2]

Levi Strauss & Company é fundada (1853)


Levi Strauss

Nascido na data de 26 de fevereiro de 1829, em um pequeno povoado de Bavária (Alemanha), Loeb Strauss (Löb Strauß), ou simplesmente como é popularmente conhecido Levi Strauss, era filho caçula entre sete irmãos de um simples vendedor ambulante.

Ainda muito jovem, seu pai vítima de tuberculose, acaba falecendo no ano de 1846, quando Levi tinha apenas 16 anos, um ano após o acontecimento, sua mãe Rebecca Strauss decide emigrar com três dos seus filhos mais novos para os Estados Unidos, seguindo dois de seus filhos mais velhos que já moravam há alguns anos em Nova Iorque, como comerciantes de produtor têxteis.

Fotografia:

[pic 3]

Levi Strauss, o inventor da calça jeans. (Fotografia preta e branca)


Levi Strauss: Uma ideia de ouro

Por volta da década de 50, em plena corrida do ouro na Califórnia, andava por aqueles lados um alemão, que tinha começado a vender lonas para as carroças dos mineiros que se encontravam na região. Enquanto tentava vender algumas lonas sem sucesso, por conta da saturação do mercado, percebeu que aquelas roupas utilizadas para o trabalho dos mineradores não eram adequadas para o trabalho desgastante, então resolveu levar um deles a um alfaiate para que pudesse fazer calças com o mesmo tecido que usava em sua venda, a lona que cobria as carroças.

Isso significa que Levi se adaptou ao meio que estava em crise, encontrando uma forma de empreender com um negócio que até então era desconhecido por ele.

Inicialmente as calças possuíam uma tonalidade marrom e se tornaram um grande sucesso para os trabalhadores de extração na Califórnia, mas nem tudo era perfeito. Logo perceberam que embora resistentes, as calças acabavam sendo menos flexíveis do que o normal, por conta do material utilizado.

Fotografia:

[pic 4]

Corrida do ouro na Califórnia. (fotografia preta e branca)


Por conta da falta de maleabilidade, Strauss foi em busca de um tecido que fosse resistente, durável, confortável e ao mesmo tempo flexível para que os mineiros utilizassem naquele que era e ainda é um trabalho desgastante. Foi então que Levi encontrou o tecido de Nimes (Denim), um tecido feito de algodão sarjado, na Europa, continente que era mais desenvolvido até então.

Foto:

[pic 5]

A Levi's 501 atual e um modelo de 1922.

Levi Strauss faleceu na data do dia 26 de dezembro de 1902, com 73 anos de idade, em San Francisco, Califórnia, deixando o então negócio para os seus sobrinhos, que no primeiro momento, fizeram inúmeras doações a instituições de caridade, que atendiam pessoas e crianças carentes.[pic 6]

Foto de jornal com a foto de Levi Strauss


Dos minérios da Califórnia, para o mundo

Os primeiros lotes de calças da Levi Strauss, tinham como código, o número 501, que acabou se tornando o modelo mais famoso e clássico da marca. Em um processo evolutivo, as calças foram ganhando melhoramentos, como botões de metal, etiquetas de couro no cós da calça, a famosa tonalidade azul e por ultimo os bolsos traseiros.

A popularidade das calças mundialmente, teve inicio marcado na década de 30, através de aparições em filmes de grande sucesso na época, que retratavam os famosos cowboys americanos, mas o tecido se tornou símbolo de virilidade na segunda Guerra Mundial, por ser utilizado nas fardas do exército americano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (525.8 Kb)   docx (370.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com