TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MARKETING DE VENDAS PARA ACADEMIA

Por:   •  9/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.642 Palavras (7 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 7

MARKETING DE VENDAS PARA ACADEMIA

  1. Jordy Gabriel Gnewuch

Luana Gabriella Fohlmeister

Tainá Sardagna

  1. Prof. Tiago Wolff

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Processos Gerenciais (EMD0249) - Módulo IV
07/07/2014

RESUMO

Tanto o cliente, quanto a forma de aquisição de produtos e serviços comprados por ele estão sempre mudando. Isto por que a sociedade e também o perfil demográfico estão em contínua mudança. Para isso escolhemos como nosso meio de pesquisa uma academia já existente na cidade de Ascurra/SC, para assim podermos medir que produtos e serviços já existentes abandonar, e principalmente em que novos produtos e serviços investir. Fazendo parcerias para oferecer novos produtos com baixo investimento e bom retorno,  para a fidelização de clientes já matriculados e para que novas matrículas sejam efetuadas.

Palavras-chave: Produtos. Serviços. Fidelização.

1 INTRODUÇÃO

A função do marketing em uma organização como uma academia é o desenvolvimento contínuo de produtos. Oferecer uma nova solução para as necessidades da comunidade, neste caso, de praticarem uma atividade física, ter um lugar de convívio com pessoas diferentes, um lugar que vá fazer bem para o corpo e também para a mente.

A promoção de um produto ou serviço não é somente barateá-lo, mas promovê-lo, pois o serviço já existe no mercado, mas é preciso fazer com que ele permaneça, conseguindo manter e conseguir novos alunos.

Algumas vezes, a promoção é o único componente do composto de marketing que pode ser mudado rapidamente em ocasião do declínio de vendas, e irá funcionar na comercialização de serviços novos e já existentes.

2 CONHECER O MERCADO

Fazendo uma pesquisa de mercado, escolhemos fazer o nosso estudo baseado na única academia da cidade de Ascurra, que fica dentro da Sociedade Recreativa Esportiva 7 de Setembro. A cidade possui 7.410 habitantes e a academia conta com 243 matriculados, no qual trabalham um professor e um instrutor.

Neste caso percebemos que a academia de Ascurra precisa de um novo serviço, algo diferente que atraia novos clientes que procuram um objetivo diferente do já oferecido, seja ele para o lado estético, mental, ou a busca de integração com novas pessoas. Para isso, além da musculação que já é oferecida, iremos implantar também aulas de hidroginástica e natação, utilizando a piscina existente na sociedade onde se localiza a academia.

Nosso objetivo é conseguir novos alunos, para isso, iremos investir no marketing de pessoa para pessoa, passeios ciclísticos com os alunos e a comunidade, onde serão sorteadas camisetas da academia, squeezes personalizados, barras de cereais, descontos em novas matrículas, e brindes de pequeno investimento que irão despertar o interesse do círculo de amigos e família de alunos já matriculados, aumentando a propaganda e as matrículas das pessoas atingidas, assim pagando-se o investimento.

                Além da noção de realização diante do conhecimento de que as necessidades                                 de uma pessoa foram atendidas, a satisfação também pode ser relacionada a                                 outros tipos de sentimentos, dependendo do contexto ou serviço em questão.                                 [...] É possível que a satisfação também seja vinculada ao sentimento de prazer                         por serviços que fazem com que o consumidor sinta-se bem, ou com um                                         sentimento de felicidade. (ZEITHAML, 2011, p. 142).


3 NOVOS INVESTIMENTOS

O maior investimento seria para atingir um novo público, pessoas com mais idade e crianças que se identificariam com outra atividade. Uma parceria com a sociedade onde a academia se localiza, disponibilizando a piscina do local para aulas de natação e hidroginástica no período do ano de temperaturas mais elevadas, sendo que a piscina é descoberta e não climatizada.

Para isso faremos a contratação de um estagiário de Educação Física, e ofereceremos aulas de natação 2 vezes por semana de manhã, e 2 vezes por semana à noite. Sendo aulas de 8 alunos por turma, com duração de 45 minutos, e tendo a necessidade de apenas 1 professor. As aulas de hidroginástica seriam 2 vezes por semana de manhã, e 2 vezes por semana à noite. Sendo que o limite de alunos por aula é de 30 pessoas, pois as aulas são feitas sem a divisão de raias, assim podendo ocupar todo o espaço da piscina.

O objetivo com essa prática é conquistar um novo público que vá se interessar pela atividade física, e fidelizando-os para depois se manter na academia no período em que não é possível a utilização da piscina.

Outro investimento seria a extensão do horário de funcionamento aos sábados à tarde. Como Ascurra não possui atrativos e atividades que possam ser feitas sem precisar se locomover até outras cidades, iremos colocar um professor aos sábados das 14:00 ás 21:00hs, assim conseguindo também atingir o novo público alvo. Para o anúncio dessas novidades iremos utilizar redes sociais e anúncios de baixo valor, como rádio e folders.

                Agrupar os consumidores com base em suas necessidades é uma prática                                 comum de marketing. Entendendo as razões pelas quais cada grupo compra os                                 produtos ou serviços de uma empresa, é possível tornar a comunicação mais                                 direcionada e objetiva para cada pública.” de acordo com Pomeranz (2004, p.                                 15).

3.1 CONQUISTANDO E FIDELIZANDO CLIENTES

No caso de consumidores que ainda não se decidiram pela aquisição do serviço, é importante manter as informações de visitantes à academia em um banco de dados, para a utilização em programas futuros. As razões da não efetivação atual, não são razões para que sejam descartadas. É importante saber o que se pode oferecer para despertar a fidelização dessas pessoas que já demonstraram interesse procurando conhecer a academia, então com essas informações é possível sabe em que serviço investir para suprir essas necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (146.8 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com