TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MARKETING E O CONSUMIDOR: qual a importância das estratégias de marketing na decisão de compra dos indivíduos?

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.131 Palavras (9 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 9

O MARKETING E O CONSUMIDOR:

qual a importância das estratégias de marketing na decisão de compra dos indivíduos?

Brenda Quevedo[1]

Elen Minotto[2]

Resumo: O presente trabalho busca identificar aspectos que apresentam notória influência perante as decisões do consumidor na hora da compra, tendo em vista as inúmeras ferramentas de marketing utilizadas, por diversas organizações, para motivar a manutenção e conquista de novos clientes. Para assim adquirir maior espaço no mercado, que nas últimas décadas está mais exigente e passa por diversos processos de mudanças e inovações, processos que influenciam de forma positiva o crescimento do bom relacionamento das organizações para com seus clientes e colaboradores. Portanto percebemos que as estratégias de marketing influenciam positivamente, ou negativamente, dependendo da maneira como é assimilada pelos consumidores, sendo ferramenta fundamental em qualquer organização.

Palavras-chave: Consumidor; Marketing; Estratégia; Relacionamento; Influência.

Introdução

Em decorrência da atual competividade nas organizações, há uma determinação a aprimorar as ferramentas já existentes, ou até mesmo buscar por ferramentas novas de modo que as organizações tornem-se mais proativas. As organizações buscam oferecer o que os consumidores precisam. Com os níveis de concorrência elevados e a entrada de novos produtos a todo o instante, os consumidores possuem uma grande variedade de informação. Devido às mudanças ocorridas no mercado, é possível perceber que o marketing tem influenciado cada vez mais o consumidor final e pode ser uma peça chave para o sucesso das organizações. Para se alcançar o almejado sucesso é fundamental que as organizações possuam profundo conhecimento a respeito dos segmentos de atuação de uma empresa e do perfil de seus clientes. Pois a medida que a empresa consegue entender as necessidades destes, pode desenvolver diferenciais que criam um valor que esteja de acordo com as suas percepções.

O marketing está em toda parte. Formal ou informalmente, pessoas e organizações se envolvem em inúmeras atividades as quais podemos chamar de marketing. Nos dias atuais, um bom marketing, no sentido abrangente e cumpridor do seu papel, pode ser considerado fundamental para o sucesso de qualquer tipo de ação. No entanto, o que se torna um bom marketing está em constante evolução e transformação (KOTLER; KELLER, 2012).

               Este trabalho tem por objetivo identificar e analisar como as estratégias de marketing influenciam diretamente no cotidiano das pessoas, podendo influenciar e canalizar as nossas decisões de compra.

Consumidores manipulados?

Segundo Kotler (2012) para que as empresas consigam entender quais as reais necessidades e desejos dos consumidores há uma necessidade que se realize um estudo voltado a esse conhecimento, tornando crucial estudar o comportamento do consumidor em marketing. As compreensões dos processos envolvidos na decisão de compra, ou até mesmo do consumo de serviços e experiências, nos ajudam a criar uma visão mais aprofundada sobre sua dinâmica. Compreender todos os fatores no comportamento do consumidor pode fazer com que posteriormente se possa influenciar estes comportamentos através de ferramentas específicas.

Para Kotler (2012) existe uma série de fatores que os profissionais de marketing precisam analisar cuidadosamente. Dentre elas podemos destacar o crescimento demográfico, faixa etária da população, grau de instrução, padrões familiares, psicologia do consumidor, distribuição de renda, endividamento, padrões culturais, avanço rápido das tecnologias e a legislação. Um profissional de marketing que desenvolve uma ação sem levar em conta qualquer um desses fatores corre o sério risco de não ter o sucesso esperado. Lançar bens e serviços de luxo em áreas de pouco poder aquisitivo e baixa distribuição de renda, por exemplo, está fadada ao fracasso. Outro exemplo é o de que produtos para a população acima de sessenta anos terá mais resultados em regiões onde a faixa etária da população esteja mais ao alto da pirâmide demográfica.

O objetivo do marketing é atender e satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes-alvo melhor do que os concorrentes. Os profissionais de marketing devem ter plena compreensão de como os consumidores pensam, sentem e agem para oferecer um valor adequado a cada consumidor-alvo (KOTLER; KELLER, 2012).

Por quais motivos somos influenciados?

O comportamento do consumidor, segundo Kotler (2012) é influenciado, principalmente pelos seguintes fatores: cultural, social, pessoal e psicológico. Em vista disso, os profissionais do marketing precisam entender plenamente estes fatores para estabelecer todos os mecanismos de venda de um produto.

 O fator cultural, segundo Solomon (2002) é apontado como o de maior impacto sobre a maneira como o cliente se comporta e toma suas decisões. Desde crianças somos diariamente expostos a valores, costumes e tradições que pertencem unicamente a determinada cultura. Vamos usar como exemplo uma criança nascida nos Estados Unidos e outra no Japão. A criança americana tem mais chances de predileção por hambúrgueres que a asiática, assim como a asiática tem mais chances de preferir sushi que a americana. Este é um exemplo mais amplo de como o fator cultural pesa na decisão dos consumidores. Para nos aprofundarmos mais no assunto, temos que observar também as subculturas que se encontram dentro das mesmas culturas. São denominadas subculturas as religiões, grupos raciais, geografia e classes sociais. Por isso, é fundamental estudar, analisar, conhecer e pesquisar a cultura de seus atuais e futuros clientes para não cometer erros que podem custar caro para as empresas, não só no caixa, mas também na imagem da empresa caso a cultura local perceba descaso com seus costumes. É claro, que “A cultura não é estática. Está continuamente evoluindo, sintetizando velhas ideias com novas” (SOLOMON, 2002, p. 372). Há três áreas funcionais em um sistema cultural: a ecológica (modo como o sistema é adaptado, é moldada pela tecnologia), estrutura social (modo como a organização da vida social se mantém), ideológica (modo de ver o mundo, visão social). Todos estes aspectos aparecem todos os dias nas atividades corriqueiras e traçam um perfil de sociedade e de consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (141.8 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com