TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE MARKETING AS NOVE LEIS VENCEDORAS DO MARKETING

Ensaios: TRABALHO DE MARKETING AS NOVE LEIS VENCEDORAS DO MARKETING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.991 Palavras (8 Páginas)  •  1.514 Visualizações

Página 1 de 8

TRABALHO DE MARKETING

AS NOVE LEIS VENCEDORAS DO MARKETING

JOSÉ VALDECI REBOUÇAS

DISCIPLINA DE MARKETING II

FACULDADE LOURENÇO FILHO

TRABALHO DE MARKETING

As Nove Leis Vencedoras do Marketing

São princípios estratégicos que mostram como conquistar mercados e manter-se competitivo no exigente mundo dos negócios da atualidade. Em resumo, as Nove Leis Vencedoras do Marketing são:

1. Liderança: É melhor ser o primeiro do que ser o melhor.

2. Categoria: Se não puder ser o primeiro em uma categoria, estabeleça uma nova categoria em que seja o primeiro.

3. Mente: É melhor ser o primeiro na mente do cliente que o primeiro no mercado.

4. Percepção: O Marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepção.

5. Foco: Em Marketing, o mais poderoso conceito é representar uma palavra na mente.

6. Dualidade: Com o passar do tempo, todo mercado transforma-se em uma corrida de dois concorrentes.

7. Opostos: A estratégia de quem está almejando o segundo lugar é determinada pelo líder.

8. Extensão de Linha: Há uma pressão irresistível para estender o patrimônio liquido da marca e, com isso, enfraquecê-la.

9. Sinceridade: Quando admitimos um negativo, o cliente em perspectiva nos dá um positivo.

1ª Lei do Marketing: LIDERANÇA

Sempre é melhor ser o primeiro no mercado do que esperar para fazer o lançamento de um produto melhor. Sempre existe uma vantagem em ser o primeiro nos negócios e isto é essencialmente certo no marketing. É muito mais fácil conseguir penetrar primeiro na mente de alguém, do que convencê-lo posteriormente, que o produto que você oferece agora é melhor do que o outro, que já está fixado na sua mente.

As razões:

1.- Existe uma tendência natural no homem de permanecer com o que já tem.

2.- A primeira marca em fazer o lançamento tem geralmente mais oportunidade de se converter num termo genérico para essa categoria de produto, tornando o caminho ainda mais difícil para a concorrência.

Mesmo assim, a maioria das empresas seguem a estratégia do “melhor produto”, esperando por evidências da existência de um novo mercado, para desenvolver um melhor produto do que os dos seus concorrentes. Um enfoque mais produtivo seria investir o tempo tentando desenvolver toda uma categoria completamente nova.

"É melhor ser o primeiro do que ser o melhor". Alguém se lembra quem foi o primeiro homem a pisar na lua? Neil Armstrong. E o segundo? Dificilmente alguém vai saber que foi um sujeito chamado Edwin Aldrin, seu companheiro de tripulação da Apolo 11, apesar de ele ter pisado apenas alguns minutos depois de Armstrong e, como piloto do módulo lunar, ter sido o responsável pela descida bem sucedida.

2ª Lei do Marketing: CATEGORIA

Se é impossível ser o primeiro numa categoria, deve-se inventar uma nova e assim conseguir ser o pioneiro no mercado. Encontrar uma nova categoria não é tão difícil como poderia parecer. Existe um grande número de formas diferentes para ser o pioneiro, porque os clientes potenciais têm a mente aberta quando de novas categorias se trata. O “novo” é muito mais atraente que o “melhor”. É mais importante pensar em categorias do que se preocupar pelas marcas; muitas vezes, os consumidores estão na defesa das suas marcas preferidas, mas estão abertos a novos produtos de uma categoria totalmente diferente. Deve-se perguntar: "Este produto é o primeiro em quê?". Dependendo da resposta, é possível criar uma categoria própria. Depois de ter inventado uma categoria, você deve fazer os esforços necessários para promover os méritos dela. Criando uma categoria onde seja possível ser líder, é possível gozar todos os benefícios da liderança. Lembre-se: as pessoas tendem a se interessar mais pelo que é novo do que propriamente pelo que é melhor. Considerar isso não significa deixar de procurar fazer o melhor sempre, mas, também, saber que, para o mercado, não basta só ser o melhor, é preciso ser o primeiro da categoria.

3ª Lei do Marketing: MENTE

"É melhor ser o primeiro na mente do consumidor do que o primeiro no mercado". Não basta simplesmente lançar o primeiro produto de uma categoria. Nem criar uma categoria na qual é possível ser o primeiro (1ª e 2ª Leis do Marketing, da Liderança e da Categoria, apresentadas na duas colunas anteriores). Tudo isso deve ser usado para entrar primeiro na mente das pessoas.

Um exemplo: qual a empresa que lançou no mercado o primeiro computador? A IBM, responderiam dez entre dez pessoas. Na verdade, o primeiro computador comercial foi um equipamento chamado Univac, da empresa Sperry Rand. Esse nome soa familiar para alguém? Não, porque, apesar de ter sido o primeiro em sua categoria, eles não lançaram uma campanha maciça, como fez a IBM, para ser a primeira na mente dos consumidores. Da mesma forma, o primeiro computador pessoal foi uma máquina chamada Mits Altair 8800. E quem já ouviu falar dele? Quem primeiro entrou na mente das pessoas foi a Apple, um nome simples, simpático e fácil de lembrar. Essa é a Lei da Mente. "Se quiser causar impressão, não se aproxime devagar, ataque!", lembra Al Ries ao descrever sua terceira lei do marketing. Ser o primeiro a entrar na mente do possível cliente é fundamental para ter sucesso no mundo concorrido de hoje.

4ª Lei do Marketing: PERCEPÇÃO

Para Al Ries, o Marketing não é uma batalha de produtos, mas uma batalha de percepções travada na mente do cliente ou possível cliente.

Exemplo: o mercado de automóveis japoneses importados pelos Estados Unidos. Lá, o carro japonês que mais vende é o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com