TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MARKETING PESSOAL NAS REDES SOCIAIS

Por:   •  11/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.592 Palavras (7 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 7

MARKETING PESSOAL NAS REDES SOCIAIS

INTRODUÇÃO

O presente resumo vem tratar a importância do uso marketing, bem como a importância da utilização do marketing pessoal como ferramenta para o sucesso. Observa-se aqui que o marketing pessoal é um desdobramento do marketing, sendo uma nova disciplina que utiliza os conceitos e instrumentos do marketing em benefício da carreira profissional e suas vivências pessoais dos indivíduos.

Na atualidade vem sendo cada vez mais ampliado o uso do marketing pessoal, em diversos meios de comunicação se transformando em uma vantagem para os que desta se utilizam, tendo como base que facilita a introdução tanto de profissionais em trabalhos, quando a visualização destes candidatos, que no atual momento tecnológico se utilizam cada vez mais das redes sociais para auto divulgação, sendo assim o marketing pessoal divulgado pelas mídias sociais demonstra, que as empresas estão valorizando em seus funcionários, mais do que simplesmente a experiência profissional.

O tema escolhido para realizar este resumo vai de encontro com um assunto de extrema importância, uma vez que o ser humano está cada vez mais conectado e por muitas vezes passa mais tempo nos celulares e computadores do que com a própria família, a tecnologia de informação vem aumento em grande escala, tornando a divulgação de informações e conhecimentos mais acessível a pessoas do mundo inteiro.

As redes sociais são uma das formas digitais que mais crescem no mundo, devido a facilidade de juntar pessoas de longe para perto, precisamos lembrar que as redes sociais estão relacionadas com pessoas e com o relacionamento entre elas, e não com computadores, elas comunicam umas com as outras sem precisar sair da cadeira de suas casas ou trabalhos, assim podemos entender que o marketing pessoal nas mídias sócias está ligado a interesses em comum.

PALAVRAS-CHAVE: marketing, mídia social, sucesso profissional.

OBJETIVO

Esse resumo tem como objetivo compreender a importância do marketing social para divulgação de conhecimento e informações dentro das redes sociais, uma vez que as redes sociais se tornam grande fonte de divulgação de informação na era digital.

METODOLOGIA

O presente estudo foi realizado por meio de levantamentos bibliográficos. Foram pesquisados como doutrinas, Google Scholar.

DESENVOLVIMENTO

Na atualidade a tecnologia está diretamente ligada ao ser humano, bem como com o avanço da tecnologia da cybercultura vem avançando cada dia mais e de forma a facilitar mais e mais o acesso às redes, temos então a virtualização, principalmente a valorização da informação e do conhecimento.

Para Castells:

A sociedade em rede, em termos simples, é uma estrutura social baseada em redes operadas por tecnologias de comunicação e informação fundamentadas na microelectrónica e em redes digitais de computadores que geram, processam e distribuem informação a partir de conhecimento acumulado nos nós dessas redes. (CASTELLS, 2005, p.19).

Sendo assim as mídias são ferramentas na internet que permitem a criação e o compartilhamento de informações, onde o usuário é ao mesmo tempo produtor e consumidor do conteúdo, proporcionando a interação entre pessoas, onde podem criar compartilhar, trocar e comentar conteúdos nas redes virtuais.

As mídias sociais, portanto, são diferentes das mídias tradicionais, pois permite que o usuário converse com o emissor da mensagem, ou seja, atinge um maior número de pessoas de forma mais rápida com sites de rede social e mantém conexões que funcionam como canais de informação entre os atores. Além disso, uma característica muito importante dentro das mídias sociais, é que os papéis de emissor e receptor das mensagens estão em constante troca, nada é permanente as pessoas interagem em redes sociais tanto pelo aspecto social, quanto pelo lazer, assim pode-se dizer que as ferramentas de comunicação criadas pela internet não distanciam o individuo do mundo concreto, pelo contrário, aumentam as relações sociais já existentes.

Recuero diz:

Uma rede social na Internet tem um potencial imenso para colaborar, para mobilizar e para transformar a sociedade. São pessoas que estão utilizando a Internet para ampliar suas conexões e construir um espaço mais democrático, mais amplo, mais plural e com isso, gerando valores como reputação, suporte social, acesso às informações e etc. (RECUERO, 2009, s.p).

Assim sendo, as redes sociais na internet possuem conexões constituídas através de diferentes formas de interação e trocas sociais, é valido ressaltar que a utilização das mídias e redes sociais tanto para interações sociais, publicidade própria ou até mesmo como marketing pessoal é uma das melhores formas mais fácil, rápida e efetiva de atingir um público alvo ou a grande massa. Anteriormente o meio empresarial utilizava-se do marketing tradicional em mídias tradicionais, tendo então que migrar para as novas formas de comunicação para melhor atender ao público e melhor receber informações do público.

De acordo com Recuero, as mídias sociais provocaram grande transformação na forma de compartilhar informação:

A mudança está na horizontalização do processo de constituição das mídias que, ao contrário da chamada mídia de massa, distribuiu o poder de distribuição da mensagem. Essa revolução, que ensaia os passos mais significativos com o surgimento de blogs (e a consequente popularização da produção e publicação de conteúdo na web, instituindo o que O’Relly vai chamar de Web 2.0), vai atingir mais gente de forma mais rápida com sites de rede social (que vão publicizar as redes sociais e manter conexões que funcionam como canais de informação entre os atores) e com apropriações destes sites. (RECUERO, 2011, p.15)

Recorrendo então para mídias digitais, as empresas passaram a ter melhor conexão com clientes e possíveis empregados, melhorando assim a comunicação e também pelo baixo custo do marketing dentro das mídias, a redução de custos e gastos foram reduzidos, se comparados às formas anteriores de propaganda e recrutamento. Alertando também que a empresa se torna sustentável, pois o apoio das redes sociais reduz panfletos e papeis A4, transferindo para o uso de email.

Assim, devido ao fato das redes atingirem um grande público, bem como também as como empresas enxergarem esse potencial de mercado que a internet dispõe para eles, as redes sociais tornaram-se grandes estratégias de relacionamento com o público e, através dela é possíveis que haja um retorno rápido e interativo, sobre o que o público pensa deseja e mais busca em determinados períodos, facilitando assim o melhor atendimento dos consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (113.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com