TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MERCADO DE CÂMBIO

Por:   •  26/5/2015  •  Monografia  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

PERÍODO: 5º / NOITE

PROFESSOR: CHEIENE DUARTE

MATÉRIA: ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

MERCADO DE CÂMBIO

Alunos: Edinalva da Silva Conceição – R.A: 6653321445

    Jéssica Figueiredo – R.A: 6890509637

    Karine Barros Novaes – R.A: 6891511381

    Raquel Cristina de Souza – R.A: 6662379725

    Vanessa de Souza – R.A: 6816451006

Niterói, 28 de Abril de 2015

MERCADO DE CÂMBIO

        Câmbio nada mais é do que a operação de trocas de moedas estrangeiras, ou seja, troca de moedas de um país pela moeda de outro país.

O mercado de câmbio é o ambiente onde se fazem essa troca de moedas, ou seja, as operações de câmbio entre agentes autorizados pelo BANCO CENTRAL. Esse mercado e regulamentado e fiscalizado unicamente pelo BANCO CENTRAL e compreende as operações de compra e venda de moedas estrangeiras. Porém, ainda existem um segmento chamado mercado paralelo, são ilegais os negócios realizados nesse mercado, bem como a posse dessa moeda estrangeira, podendo ser oriunda de operações ilícitas.

É possível qualquer pessoa sendo ela física ou jurídica efetuar a compra e a venda dessas moedas estrangeiras, desde que seja autorizada pelo Banco Central. Enquanto o câmbio ou dólar turismo é usado para operações relativas a viagens ao exterior, o câmbio ou dólar comercial é utilizado para exportação, importação e transferências financeiras.

As taxas de câmbio praticadas no mercado doméstico são livremente negociadas entre os agentes e seus clientes. O Banco Central divulga as cotações diárias para as diferentes moedas. Para isso, o Banco Central coleta as taxas médias praticadas entre os bancos. Essa taxa média do dia, conhecida como “Ptax”, que serve como referência e não como taxa obrigatória.

No Brasil, o Banco Central executa a política cambial definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é o órgão superior do Sistema Financeiro Nacional e tem a responsabilidade de formular a política da moeda e do crédito, objetivando a estabilidade da moeda e o desenvolvimento econômico e social do País.  O Banco Central e responsável por fiscalizar esse mercado, podendo punir dirigentes e instituições mediante multas, suspensões dentre outras sanções. 

O Brasil tem um único mercado de câmbio legal desde 2005, quando uma resolução CMN unificou o Mercado de Câmbio de Taxas Livres (câmbio ou dólar comercial) e o Mercado de Câmbio de Taxas Flutuantes (câmbio ou dólar turismo). 

Existe também dentro do mercado de câmbio o mercado primário e o mercado secundário. O primário corresponde ao recebimento ou a entrega de moeda estrangeira por parte de clientes no País, correspondendo a fluxo de entrada ou de saída da moeda estrangeira do País. Esse é o caso das operações realizadas com exportadores, importadores, viajantes, etc. E no mercado secundário, também chamado de mercado interbancário é quando os negócios são realizados entre bancos, a moeda estrangeira é negociada entre as instituições integrantes do sistema financeiro e simplesmente migra do ativo de uma instituição autorizada a operar no mercado de câmbio para o de outra, igualmente autorizada, não havendo fluxo de entrada ou de saída da moeda estrangeira do País.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com