TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MODELO DE NEGÓCIO (MÉTODO CANVAS)

Por:   •  1/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.267 Palavras (10 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2. 1 MODELO DE NEGÓCIO (MÉTODO CANVAS)        4

2. 2 PLANEJAMENTO        6

2. 2. 1 Apresentação da Empresa        6

2. 2. 2 Caracterização do Empreendimento        7

2. 3 AÇÕES        8

2. 3. 1 Sugestão de Ações        8

2. 3. 2 Como outros países atuam frente a imigração        8

2. 3. 3 Dificuldades dos imigrantes ao chegar ao Brasil        9

2. 4 PLANEJAMENTO DO EVENTO CULTURAL        9

2. 5 EAP – CURSO MOTIVACIONAL        12

3 CONCLUSÃO        14

4 REFERÊNCIAS        15



  1. INTRODUÇÃO

Surgido frente a identificação das necessidades da sociedade, o empreendedorismo social é movimento que veem ganhando cada vez mais proporção, visto que, têm surgido pessoas engajadas no desenvolvimento deste.

Frente ao acima descrito, cabe ressaltar que mediante a incapacidade do governo em exercer seu papel no que tange as carências vivenciadas por grande parte da sociedade, o terceiro setor vem ganhando espaço como exemplo da atuação deste, tem-se as ONG’s.

ONG’s de acordo com Gwercman (2004) consiste em uma organização não governamental, onde sua fundamentação é construída por aqueles que fazem parte e sua ideologias, não existindo no Brasil uma lei que trate sobre esta.

Assim o presente estudo tem como objetivo criar uma ONG, realizando para esta uma proposta de valor baseada no método CANVAS e posteriormente aplicar a uma determinada atividade executada pela ONG o EAP – Estrutura Analítica de Projeto.  O CANVAS de acordo com Osterwalder (2004), surgiu como uma ferramenta para auxiliar a construção de um Modelo de Negócio que seja de fácil descrição e que facilite a discussão. Já o EAP – Estrutura Analítica de Projeto mapeia as estratégias do projeto, incluindo todo o escopo, ou seja, o trabalho necessário para terminar o projeto e atender aos requisitos das partes interessadas.


  1. 2 DESENVOLVIMENTO
  2. 2. 1 MODELO DE NEGÓCIO (MÉTODO CANVAS)[pic 11]

O CANVAS, representa um método dinâmico, pois permite uma visualização de forma sucinta, dos principais aspectos da empresa ou de um projeto permitindo assim que colaboradores, sócios, parceiros entre outros possam visualizar as ações e fazer ajustes quando necessário.

Quadro 1. Método Canvas aplicado a ONG – DO  AMOR.

[pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20]

Fonte: Autoria própria, 2018.

O método em questão faz uso de nove blocos, onde cada um tem sua representatividade, pois se comunicam e descrevem as principais partes do negócio (quadro 1), cabe assim elucidar de forma clara e sucinta, os elementos acima apresentados.

  • Parcerias Principais

Os parceiros principais para uma proposta de valor são todas as pessoas que poderão colaborar com a mesma.  A importância desses parceiros é à base do negócio.

Nas palavras Petter Drucker (1994):

Em uma organização sem fins lucrativos, uma das coisas que fortalece a sua união, é poder contar com pessoas engajadas que possam estar sempre prontas para ajudar como uma base de proteção ampla que seja forte e concreta. Um forte grupo de doadores acaba sendo à base de proteção, ou seja, acabam sendo os defensores de uma entidade. Não basta pessoas quererem doar e não fazer parte da história do empreendimento social, é muito importante que pessoas façam parte da construção e assumam junto à propriedade do seu programa, tornando assim as coisas mais claras e mantendo a união por um bem em conjunto (DRUCKER, 1994).

Verifica-se nas palavras do autor acima citado a importância dos parceiros, principalmente no que tange a uma organização sem fins lucrativos.

  • Atividades Principais

Caracterizam-se como as atividades relevantes, sem as quais o negócio não existiria, assim este empreendimento, tem como atividades principais apoio Jurídico; emissão de documentos; Cursos de Português; Alimentação; Encaminhamento para o mercado de trabalho.

  • Recursos Principais

Trata-se como recursos principais, aqueles que são necessários a realização do empreendimento, sendo no caso em questão recursos físicos os prédios, edifícios e etc; como recursos humanos as pessoas, tendo estas um papel essencial e por fim, e não menos importante, os recursos financeiros.

  • Proposta de Valor

A proposta de valor está relacionada aos motivos pelos quais os clientes irão optar pelo empreendimento, representando assim uma oferta inovadora, sendo a proposta da ONG Paz & Amor a oferta de moradia, escolarização e legalização.

  • Relacionamento com os Cliente

Os clientes são, sem dúvidas, a mola propulsora de todo empreendimento, assim, ter um bom relacionamento com os mesmos, é manter uma harmonia duradoura.

  • Segmento Cliente

Faz-se necessário, que toda organização, defina seus perfis de clientes, ou seja, definir o grupo de pessoas que irá atender, sendo esta de extrema importância.

  • Canais

Os canais são fontes de comunicação da empresa para com seus clientes, sendo importantes pois ampliam o conhecimento dos clientes frente aos produtos que são ofertados, assim a ONG Paz & Amor, faz uso de sites, jornais televisivos e a própria casa de apoio para esta prestando as informações necessárias.

  • As fontes de Receita

As receitas representam o dinheiro que uma empresa gera de cada segmento de mercado. Neste sentido a ONG em questão tem como fontes doações materiais (ex.: roupa de cama, material de higiene e etc.), doações monetárias (oriundas de pessoa física e jurídica) e realiza eventos para arrecadar fundos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (223.1 Kb)   docx (40.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com