TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Maio ambiente

Por:   •  15/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.335 Palavras (6 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 6

AULA 1: Você acha que estamos vivendo uma crise de várias ordens (clima, valores, atitudes, etc.)? Comente.

A maior prova de que estamos vivendo uma crise ambiental são esses fenômenos naturais que estão acontecendo ao redor do mundo nunca antes visto, aqui no Brasil por exemplo, estamos sendo alvos de tornados e tremores de terras, coisa antes nunca visto aqui. A natureza tem respondido de forma clara a intervenção do homem em seus domínios. Existe hoje uma necessidade do homem estudar mais o que pode ser abstraído da natureza sem causar maiores danos, pois segundo as pesquisas realizadas hoje prevendo o futuro em relação ao sistema ambiental, não são nada satisfatórios, porém... ainda a tempo para mudar esse quadro.

Aula 2:

A sustentabilidade está na contramão do desenvolvimento econômico?

     Claro que está, apesar desenvolvimento econômico depende muito de matérias prima extraída do meio ambiente, a população tem extraído além do necessário para satisfazer suas vontades, porém a consequência disso é ataque direto a mãe natureza, desestabilizando assim sua sustentabilidade natural, pois a mesma não consegue com tanta rapidez se reerguer e repor de volta aquilo que foi retirado pelo homem. Resumindo, o consumo é maior do que a mãe natureza consegue oferecer.

Qual a importância da sustentabilidade para o dia-a-dia da sua atuação profissional?

           Eu sou corretor de imóveis, e lido direto com a mãe natureza, precisamos mais do que nunca cuidar bem dela, pois uma vez que a matéria prima que por ela nos é fornecida se tornar escassa, teremos um prejuízo econômico direto.

Aula 3:

Você percebe alguma diferença entre os termos crescimento e desenvolvimento? Explique:

                  Existe sim tal diferença, pois crescimento nem sempre significa melhorias, e tudo aquilo relacionado ao desenvolvimento, tem-se a ideia de melhorias.

                    Devemos nos mobilizar para que o meio ambiente tenha um crescimento saudável, pois somente dessa forma seu desenvolvimento nos tratará benefícios. Quando tal crescimento ocorre de qualquer forma, a tendência é que percamos o controle de nossas necessidades como também do meio ambiente e com isso venhamos a ter prejuízos irreparáveis.

Aula 4: como conciliar o desenvolvimento com o cuidado com o ambiente? A esse respeito, perguntamos a você, prezado(a) estudante: como encontrar um meio termo para essas frentes de posicionamento (a primeira dos que defendem a continuidade do modelo de crescimento como forma de proporcionar aos países em desenvolvimento os mesmos benefícios alcançados pelos desenvolvidos; e a segunda apresenta-se totalmente contrária a anterior, pregando o famoso ?vamos parar tudo? como forma de garantir a manutenção dos recursos do planeta?) Como agir de forma orientada para uma visão de futuro da humanidade?

É fato que que estamos lidando com uma linha bem fina que separada o desenvolvimento com o cuidado ambiental, pois para que haja desenvolvimento, é necessário interver no meio ambiente, pois todos os recursos saem de lá, porém é possível fazer o processo de rodízio dos produtos naturais para que o meio ambiente possa ter tempo para se recuperar. Por exemplo: se foi extraído um certo tipo de madeira para construção de algo, em um determinado momento deve-se usar outro tipo de madeira para que a anterior possa crescer novamente e ser extraído novamente no futuro, porém as indústrias não tem pensando nisso, pois parece que o futuro não existe, elas pensam somente no hoje.

Para que essa minha tese possa ser colocada em prática, temos que colocar tal educação em prática hoje em diante, pois o primeiro passo precisa ser dado, passo esse deixado sempre para amanhã. Devemos também controlar nossa consumo em exerço, pois isso irá contribuir para que a exploração ao meio ambiente ocorra de acordo com nossa necessidade e não com o nosso querer, extrapolando assim sua exploração.

Aula 5: Os princípios gerais do ambientalismo encontram condições ecológicas e culturais mais ricas e perspectivas conceituais e politicamente mais complexas nos países do Terceiro Mundo do que nos países altamente industrializados. Como podemos explicar essa citação?   Espero muitas colaborações no fórum!

Ao meu ver os recursos naturais estão bem mais localizados nos países de terceiro mundo, eis o motivo da sua grande extração no dia a dia, e por essa razão, como nos países de primeiro mundo possuem poucos recursos naturais, os mesmo buscam explorar menos e incentivar consumo de produtos industrializados, educando desde então as pessoas a manter esse equilíbrio.

A que se deve a criação do movimento ambientalista?

Após a explosão da bomba de Hiroshima e Nagasaki(Japão), a população mundial percebeu o forte poder destrutivo que o homem tem sobre a natureza, daí então foi percebido que o homem precisar ser contido diante de seus desfreados crescimentos sobre ao meio ambiente. A ação do homem sobre o meio ambiente começou a gerar mudança de climas, os alertando assim sobre as causas por essas mudanças de clima, cujo está ligado diretamente a intervenção do homem na natureza, isso fez com que uma parte da população perceber-se e começa-se a se preocupar com o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (152.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com